Como ter uma gestão condominial mais transparente e eficiente?

Da forma como percebemos, transparência, responsabilidade e comunicação são as chaves para uma boa gestão condominial. Por isso, decidimos expandir sobre o tema, elaborando este material completo com as melhores dicas para você aprimorar a sua gestão. O nosso objetivo é demonstrar por que boas práticas e condutas são fundamentais nessa posição. 

Neste post, reunimos e respondemos às dúvidas mais relevantes sobre o tema: o que é e como funciona a gestão condominial, quais as melhores práticas para aprimorar a sua gestão e como uma empresa referencial e especializada pode atender essa demanda. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é e como funciona a gestão condominial?

A gestão de condomínios nada mais é do que o conjunto de rotinas e responsabilidades que orientam o controle e as decisões tomadas na comunidade condominial, sendo a principal função do síndico no dia a dia. O grande desafio dessa gestão é o número elevado de detalhes, problemas e responsabilidades. 

Além do aspecto geral, a gestão condominial é um trabalho que exige muito engajamento e comunicação. Frequentemente, o síndico precisa mediar conflitos entre os condôminos, buscando uma resolução razoável no meio de discussões inflamadas. Em outros momentos, o síndico deve reforçar as normas condominiais, aplicando advertências e multas. 

Não por acaso, essa gestão é vista como um papel estressante, pois tanto as responsabilidades quanto as expectativas são bastante elevadas. Outra situação delicada é a condução das reuniões condominiais, propondo investimentos em segurança, buscando consenso, mediando novos conflitos e apaziguando as tensões em novas discussões e disputas. 

É por esse conjunto de situações que a boa comunicação é uma parte tão crítica do trabalho do síndico, pois é, literalmente, uma das melhores ferramentas à disposição deste profissional. Mas além desses aspectos, a gestão condominial também inclui responsabilidades de supervisão, decisão e acompanhamento. 

Isso porque, é a gestão que contrata prestadores de serviços e assina seus contratos. Ainda, recruta novos colaboradores, portanto, está responsável pela avaliação do caráter e competência dos candidatos. Para tanto, é ideal investir em novas tecnologias. Por fim, e mais importante, é a gestão que tem a responsabilidade de fazer a prestação de contas. 

Por essa soma de motivos, a gestão condominial é considerada uma área tão delicada. Além de atender demandas que exigem uma abordagem completa e multidisciplinar, lidando desde com as reclamações mais simples e comuns, como o ruído nos outros apartamentos, até processos estressantes e delicados, como gestão de inadimplentes e solicitações de despejo. 

E isso é só a ponta do iceberg. A gestão ainda está responsável pela compliance em uma série de outras áreas, para eliminar todas as falhas de segurança do perímetro, disponibilizando-se a uma auditoria completa da prestação de contas a qualquer momento, além de vários outros desafios e responsabilidades.

Quais as melhores dicas para aprimorar a gestão condominial?

Como destacado, as três qualidades mais importantes para uma boa gestão são a transparência, a responsabilidade e a comunicação. Agora, você perceberá como essas virtudes se relacionam com as melhores dicas sobre o tema. Acompanhe!

Apresente a tabela de gastos

A gestão precisa ser feita aos olhos de todos. Os moradores não apenas têm o direito de saber como o dinheiro está sendo utilizado, como precisam ser incentivados a supervisionar a gestão. Para isso, é possível compartilhar a planilha de receitas, custos e gastos com os condôminos no modo leitura, permitindo a visualização do conteúdo, mas não a sua edição.

Esteja sempre aberto à comunicação

Onde existem pessoas, há conflitos. Essa é a realidade prática da natureza. Por isso, o trabalho do síndico depende de boas qualidades de escuta, diálogo e resolução de conflitos. Para uma gestão ser vista como prestativa, é preciso ser receptivo às opiniões, feedbacks e comentários dos moradores, estimulando uma mentalidade de diálogo, calma e resolução.

Engaje os moradores

Uma boa gestão de condomínios não se faz sozinha. Não basta eleger ou contratar um síndico e despejar responsabilidade plena sobre as costas da pessoa. É importante estimular os moradores interessados a colaborar para uma boa gestão, incentivando boas práticas, conscientizando sobre rotinas de segurança e preservação da propriedade. 

Esteja disponível para atender as demandas

O condomínio não é uma empresa com horário comercial delimitado. Na realidade, as demandas ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Logo, quem assume essa posição deve estar preparado para horários pouco convencionais, adotando uma postura proativa, prestativa e sempre disponível para ajudar os condôminos em sua segurança e bem-estar. 

Priorize a segurança 

Um dos maiores objetivos do gestor é preservar a segurança dos moradores. Por mais amigável e simpático que seja o síndico, não é função desse profissional ser leniente e negligente. É preciso reconhecer a responsabilidade do papel e sempre agir, orientar, advertir e penalizar de acordo com as normas e práticas de segurança do condomínio. 

Convoque assembleias sempre que necessário

Decisões importantes devem ser tomadas em conjunto. Digamos que uma inspeção identificou a necessidade urgente de manutenção nas garagens. Para isso, é possível convocar uma reunião extraordinária para apresentar o problema e a solução. Assim, a decisão é tomada com a anuência dos moradores presentes, reforçando a autoridade e regularidade.

Invista em tecnologia

Em nossa visão, investir em tecnologia é a melhor forma de garantir qualidades como transparência e comunicação. Nesse caso, estamos falando de contratar softwares de gestão, adotar apps para a comunicação no prédio e, claro, investir nas várias soluções de segurança eletrônica, monitoramento, controle de acesso, prevenção e combate a incêndios etc. 

Como vimos, a gestão condominial é uma área mergulhada em dificuldades. Para amenizar esses desafios, é prudente contar com uma empresa que seja líder na área, tal como a Verzani & Sandrini. Com mais de cinco décadas de mercado, somos a maior referência no mercado nacional em segurança patrimonial e eletrônica e gestão de condomínios

Agora que você sabe a importância de uma gestão condominial completa e responsável, aproveite para aprimorar a sua gestão com a principal referência do mercado. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese