Confira 7 dicas para aprimorar a sua gestão de estacionamento

O trânsito, por si só, já é bem caótico. As pessoas só querem ir e vir, com conforto e comodidade. Além, é claro, de prezarem pela segurança. Essas premissas valem também para a questão — estacionamento.

A gestão de estacionamento eficaz irá proporcionar tudo isso aos seus clientes. Sem contar que em troca de um serviço de qualidade e eficiente sua empresa conseguirá aumentar a receita, diminuir os custos e aprimorar a experiência do consumidor.

O exercício de gerir um estacionamento não passa apenas pelo controle da entrada e saída de veículos, vai mais longe. É sobre isso que vamos falar neste artigo! Se você quer aprender 7 dicas para aprimorar a sua gestão de estacionamento e ainda conhecer os benefícios que trará para o seu negócio, continue lendo!

1. Conheça os custos

Os custos de um estacionamento envolvem colaboradores, que cuidam da parte de vigilância e controle; equipamentos, que se fazem necessários para que o monitoramento e fiscalização sejam feitos com abrangência e perícia. Existem também as despesas de manutenção do local como energia elétrica, internet, entre outras.

Todos os fatores onerosos do ponto de vista de gerenciamento como os citados acima precisam ser conhecidos, orçados e planificados. Devem-se buscar boas práticas para evitar desperdícios e falhas. É importante que a equipe seja bem treinada, a fim de conseguir identificar possíveis dilapidações ou melhorar a forma como os recursos são alocados.

2. Invista na automação da gestão

A gestão propriamente dita, avaliando-se o modo de operações da empresa, deve ser feita com a maior automação possível. Os controles de entrada e saída, por exemplo, podem ser feitos por biometria ou cartões magnéticos. A vigilância abrange o uso de câmeras de segurança e portões automáticos.

A tecnologia precisa ser usada como aliada e ferramenta contínua de melhorias em todos os aspectos do gerenciamento, que vão desde a organização da infraestrutura à segurança dos veículos e seus proprietários.

3. Levante os pontos fortes e fracos

Todo negócio possui pontos fracos e fortes e o intuito do gerenciamento é identificá-los para aplicar práticas de melhorias. Na gestão de um estacionamento a situação é semelhante.

Os responsáveis devem avaliar se as dificuldades estão no trabalho em equipe ou na qualificação dos colaboradores. Se os equipamentos estão obsoletos e não têm a mesma eficácia de antes, ou se há problemas na distribuição das vagas e uma otimização do espaço físico surge como uma solução possível.

 4. Instale um sistema de câmeras de segurança

Mais uma vez, voltamos ao tópico tecnologia. No entanto, agora as inovações tecnológicas são aplicadas à segurança e ao controle de veículos. Câmeras de segurança são imprescindíveis quando o assunto é patrimônio, devido à grande criminalidade.

Mas não somente por isso, elas ajudam a monitorar a quantidade de fluxo diário no estacionamento e a mensurar se este fluxo está na média ou se deve ser melhorado. Por isso, câmeras são uma grande fonte de informação visual.

5. Providencie uma boa iluminação

A iluminação é um fator-chave para inibir delitos. Lugares bem iluminados são considerados mais seguros. Portanto, é relevante que a claridade do estacionamento seja a melhor e englobe todo o espaço físico. Para que não existam pontos cegos até mesmo nas câmeras, a iluminação, aliada à câmera de segurança e práticas de controle sistemáticas, evitam transtornos e perdas tanto dos donos de veículos quanto do estacionamento.

6. Saiba tudo que acontece no estacionamento

Todas as formas de monitoramento e controle: câmeras de segurança, boa iluminação, práticas sistêmicas de entrada e saída, contribuem para ter-se um controle e conhecimento total do que acontece no estacionamento. Afinal, as pessoas estão pagando para que a empresa zele pelo seus bens e o mínimo que procuram é segurança e comodidade.

7. Invista em sinalização

Um estacionamento pode se tornar caótico como o trânsito em geral. Para que isso não aconteça, uma boa sinalização é fundamental. Placas verticais e sinalização horizontal, além de semáforos e cancelas, fazem com que o movimento do local se torne fluído e orgânico, sem muitos transtornos.

Os benefícios de uma gestão de estacionamento aprimorada

A implantação dessas 7 práticas de gestão de estacionamento trarão benefícios no médio e longo prazo. Algumas demandam mais tempo e recursos que outras, mas acredite! Os resultados virão, desde que exista uma cultura e um engajamento da equipe de gestão e dos colaboradores. Veja alguns benefícios de uma gestão de estacionamento aprimorada.

Melhora o fluxo de veículos

A gestão do estacionamento, de acordo com as dicas que elencamos, fará com que o espaço físico fique organizado e melhor distribuído, com isso o fluxo de veículos acontecerá de forma natural e prática. Evitando, assim, o desgaste de motoristas e funcionários.

Aumenta a satisfação do cliente

Clientes que não passam por transtornos e ainda conseguem estacionar com facilidade e agilidade se sentem satisfeitos. A experiência, em sua totalidade, de utilizar aquele serviço proporcionado pela sua empresa será potencializada. Lembrando sempre que é mais fácil fidelizar um cliente satisfeito do que um motorista estressado.

Aumenta o número de vagas

Esse é um grande benefício da gestão de estacionamento — o aumento de vagas. A infraestrutura organizada e sinalizada irá proporcionar um aumento significativo de vagas. Aproveitando espaços que antes eram desperdiçados. As vagas preferenciais, para idosos ou deficientes, também aumentam e ficam dispostas em lugares convenientes que facilitam a acessibilidade.

Considere a terceirização

Algumas empresas, por não terem como foco o estacionamento, preferem terceirizar esse serviço de gestão para focar na sua atividade principal. Esta é uma alternativa que vale a pena ser considerada, uma vez que, a terceirização traz a grande vantagem da contratada já saber como fazer a maioria desses processos e aplicar todas essas dicas.

A gestão de estacionamento é um investimento que certamente trará retorno. Os clientes ficarão satisfeitos e seguros, os controles de entrada e saída serão eficientes. Além disso, a empresa aumentará as receitas e conseguirá otimizar a infraestrutura, com os colaboradores seguindo rotinas padronizadas e os processos sendo executados com maior eficácia.

Quer fazer o aprimoramento da gestão do estacionamento do seu negócio, mas não sabe por onde começar? Então entre em contato conosco!

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