Entenda como a hotelaria hospitalar impacta as instituições de saúde

A hotelaria hospitalar é um conjunto de serviços internos de apoio ao paciente e seu acompanhante com vistas ao seu bem-estar durante a estadia. É complementar aos serviços de saúde prestados no estabelecimento e se caracteriza como grande diferencial.

Envolve desde os aspectos de alimentação e serviços de quarto até a segurança patrimonial dos internados. Com certeza, é um elenco grande de serviços para propiciar o melhor atendimento.

Continue a leitura e entenda como a hotelaria hospitalar impacta as instituições de saúde!

O que é hotelaria hospitalar?

Hotelaria hospitalar é constituída pelo conjunto de diferentes serviços voltados para dar suporte aos pacientes internados. Envolve ainda os acompanhantes e tem o objetivo de aumentar a sensação de bem-estar e de segurança nas instalações das instituições hospitalares.

Assim, enquanto os profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, auxiliares, entre outros, ocupam-se da saúde propriamente, a hotelaria garante boas condições de permanência. Os serviços, portanto, se completam para uma boa recuperação do paciente.

Por essa razão, podemos dizer que constitui um apoio tanto para o paciente e seu acompanhante quanto para a equipe médica. No entanto, a hotelaria hospitalar como se conhece hoje é relativamente recente no Brasil, um diferencial competitivo que vem se expandindo.

Quais serviços estão inclusos?

Atualmente, a hotelaria hospitalar engloba uma grande variedade de serviços, tornando-se um importante segmento da saúde dentro dos hospitais. Entre os principais serviços inclusos, podem ser destacados:

  • acompanhamento nutricional dos cardápios;
  • serviços de cozinha, lanchonete e restaurante;
  • serviços de quarto;
  • serviços de higienização de ambientes;
  • serviços de lavanderia;
  • organização dos ambientes, com decoração, acessibilidade e ordem;
  • atividades de entretenimento e lazer;
  • gerenciamento de resíduos;
  • segurança patrimonial;
  • central telefônica;
  • recepção com serviços de manobrista e telefonia.

Como a hotelaria tem impactado as instituições de saúde?

Como você viu, os serviços de apoio prestados pela hotelaria hospitalar são indispensáveis para uma boa estadia. Além disso, quanto maior o bem-estar promovido, melhor a recuperação do paciente.

A seguir, veja os principais impactos que os serviços de hotelaria têm proporcionado.

Facilidade no gerenciamento de leitos

O gerenciamento de leitos em um hospital é uma atividade de gestão que administra a ocupação e a disponibilidade de leitos hospitalares. O período envolvido é integral, ou seja, desde que o paciente dá entrada na unidade até o momento de sua alta.

Assim, é certo que os serviços de hotelaria são essenciais para garantir que os leitos recém-desocupados sejam limpos, desinfetados e viabilizados para nova ocupação. Da eficiência desses serviços surge a disponibilidade de novos leitos desocupados.

Acolhimento pessoal

Um dos primeiros aspectos que salta aos olhos com a implantação de uma hotelaria hospitalar moderna é a eliminação da frieza e da impessoalidade no atendimento. Na verdade, a essência do serviço deve ser voltada para o acolhimento, uma vez que seu objetivo é garantir o bem-estar durante a estadia.

Não se pode perder de vista que o paciente internado já está em uma situação de suscetibilidade e baixa autoestima. A abordagem personalizada promovendo o acolhimento traz novo alento e se transforma em importante componente da recuperação antes, durante e após o tratamento médico propriamente.

Atendimento centrado no paciente

O atendimento com foco na pessoa internada, na verdade, visa devolver a importância do objeto principal de toda a estrutura de serviços hospitalares: o próprio paciente. É fácil perceber que sem pacientes não existiriam hospitais.

Ocorre que, durante muito tempo, a importância e o foco estavam nos procedimentos médicos, e o paciente deveria se adequar à realidade posta. Tudo isso vem mudando significativamente. Fato é que a hotelaria hospitalar traz novo alento e, pode-se dizer, faz parte do tratamento e da recuperação do paciente.

Humanização

Tendo como objetivo amenizar os sentimentos de tristeza do paciente e propiciar o conforto necessário, a hotelaria introduz um processo de humanização no atendimento hospitalar. Com isso, permite conciliar, durante o período de estadia, os serviços de saúde propriamente, os interesses dos profissionais envolvidos e as necessidades do paciente.

Dessa forma, a hotelaria hospitalar se constitui em um agregador de valor à administração hospitalar. Onde se implementa a gestão hoteleira em estabelecimentos de saúde, a empatia se faz presente e as respostas são visíveis.

Melhora na qualidade do atendimento

A busca pela qualidade é estratégia imprescindível em qualquer serviço. Na hotelaria hospitalar, ganha contornos de perfeccionismo porque a avaliação é imediata e, como você já viu, os resultados complementam o atendimento médico.

Assim, além dos aspectos administrativos e operacionais, aprimora-se a qualidade no atendimento direto e indireto ao paciente e seu acompanhante. Na verdade, em alguns casos, a qualidade do atendimento tem se tornado fator de fidelização à instituição médica.

Retornos financeiros maiores

Melhor gerenciamento de leitos, maior integração das equipes, melhor atendimento e tudo mais que a hotelaria propicia resulta em retornos financeiros maiores para o estabelecimento médico. A aceitação do mercado a esse modelo indica que o caminho está traçado e, a partir daí, deve-se pensar no aprimoramento constante.

A aproximação da administração hospitalar com a hotelaria reforça o potencial de gestão com resultados cada vez mais satisfatórios. Nesse sentido, não é difícil afirmar que a hotelaria hospitalar traz ganhos para todos: pacientes, profissionais e instituição médica.

Como dispor da hotelaria hospitalar?

Todo o elenco de vantagens e diferenciais competitivos oriundos da hotelaria hospitalar pode ser implementado gradativamente, a fim de viabilizar sua adoção. Para esse fim, é importante iniciar com um levantamento da realidade local e dos principais aspectos que devem ser abordados.

A partir dessas informações, um planejamento deve ser realizado para dimensionar custos, definir cronogramas de trabalho, preparar e promover treinamentos e capacitação, entre outros. A chave que acionará definitivamente um serviço de qualidade em hotelaria hospitalar é a contratação de uma empresa especializada e experiente na área.

Como você pode ver, a hotelaria hospitalar oferece uma infinidade de serviços, todos voltados para promover o bem-estar do paciente e seu acompanhante enquanto internados, visando a uma melhor recuperação. Sua atuação, no entanto, não se limita ao paciente, mas traz inúmeros impactos positivos para as instituições de saúde onde está implementada.

Entre em contato conosco e descubra como a Verzani & Sandrini pode ser a sua grande parceira na implementação da hotelaria hospitalar em sua unidade médica!

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