Como lidar com incêndio em condomínio? Descubra!

Quando se pensa em um condomínio, associamos o local a um ambiente seguro e acolhedor, certo? Para isso, é importante estar livre de situações de extrema adversidade, como é o caso de um incêndio. Então, é melhor que os síndicos e os condôminos saibam exatamente o que fazer em caso de incêndio em condomínio.

Para ajudar e facilitar o entendimento sobre algumas questões cruciais relacionadas a esse assunto, fizemos um compilado interessante que ajudará você a deixar os moradores mais seguros. Aceita essa missão? Então, vamos lá!

Por que é importante ter um plano de ação para incêndios em condomínio?

A princípio, é preciso saber que, antes de combater um incêndio e querer tirar todo mundo do local a salvo, você necessita de um plano bem elaborado para usar na situação. Isso porque qualquer descuido de um morador pode resultar em uma tragédia. Então, na hora da correria não dá tempo de pensar no que fazer. Nessas circunstâncias, é fundamental ter pensado em um passo a passo previamente.

Mais segurança

Um plano de ação para incêndios em condomínio ajuda você a manter a segurança de todos, mesmo diante de uma situação emergencial e preocupante. Nessas horas, é necessário manter a calma e mostrar que tudo está no controle. Para isso, ter planejado os atos ajuda muito.

Contenção de danos

Um bom planejamento também contribui para conter o máximo de danos possíveis. Se há extintores em locais estratégicos ou investimento em um bom sistema de controle e incêndio, por exemplo, as perdas podem ser muito menores do que se não tiver nada disso.

Preparação para eventuais problemas

Nem todo potencial incêndio se transforma em um incêndio propriamente dito. Frente a esses riscos e com um plano de ação eficaz, você pode interferir, evitando que a situação se agrave e algumas chamas fora de controle afetem o prédio ou o condomínio todo.

Quais são as medidas de segurança fundamentais para incêndio em condomínio?

Como você viu, é realmente importante saber agir nessas horas de emergência. Para ganhar tempo, é crucial contar com a ajuda de algumas medidas e estratégias de segurança no combate a incêndio em condomínio. Confira!

Instalação de alarmes

Os alarmes são parte fundamental de um bom sistema de proteção contra incêndios. Além de detectar rapidamente a presença de fumaça, ele também pode ser incorporado aos sprinklers, despejando água sobre as chamas na tentativa de mantê-las sob controle até que os bombeiros possam chegar ao local.

Saídas de emergência

As saídas de emergências devem ser projetadas de forma segura e em todos os andares, permitindo que, ainda que a saída principal seja interrompida, os moradores possam evadir do local com rapidez. Também é crucial que ela seja acessível para todos: crianças, adultos, idosos, deficientes físicos e pessoas obesas.

Sinalização eficiente

Tão importante quanto uma boa estratégia para esvaziar o local, é ter um bom sistema de sinalização. Ela deve ser clara e evidente, com luzes de emergência e sinalização para deficientes visuais. Além disso, é indicado que os moradores façam simulações ou recebam orientações periódicas sobre como proceder em caso de incêndio.

 

Como funciona o serviço de combate a incêndio da Verzani & Sandrini?

A Verzani & Sandrini conta com um sistema completo de combate e proteção contra incêndio em condomínio. São diversos serviços e cuidados que garantem não só a proteção do patrimônio, como também dos moradores. A seguir, conheça melhor cada recurso fornecido.

Bombeiros civis

Dispomos de uma equipe de bombeiros civis, devidamente capacitada para fornecer a segurança contra incêndio. Esses profissionais estão aptos a atuar em diversas edificações, desde indústrias até residências, bem como eventos de grande porte.

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

O PPCI é uma medida para controlar e revisar periodicamente todos os padrões e medidas de segurança contra incêndios. O objetivo é manter os locais seguros, priorizando a prevenção do risco e garantindo uma evacuação eficiente em caso de emergências.

Treinamento da brigada de incêndio

Além de todas as obrigatoriedades sobre a equipe de brigada de incêndio, a Verzani ainda fornece uma agência própria de treinamentos e atualizações, trabalhando com as especificidades de cada local. Investimos no conhecimento dos moradores de cada edificação, o seu grau de risco de incêndio e vários outros programas complementares.

Inspeção mensal em equipamentos de combate a incêndio

Todos os meses fazemos uma inspeção regular em todos os equipamentos que podem ser necessários para a prevenção e o combate a incêndios. Isso garante a segurança dos moradores e dos profissionais ao usar esses itens, além de garantir que eles funcionarão caso sejam necessários.

Sinalização de emergência

A sinalização de emergência é uma obrigatoriedade em edificações, principalmente em áreas de risco. Portanto, prestamos todo o suporte no estabelecimento da sinalização de segurança contra incêndio, de acordo com a norma regulamentadora da ABNT NBR 13434.

Central de alarme de incêndio

A Verzani & Sandrini também dispõe de centrais de alarme de incêndio, integradas a dispositivos instalados na edificação. Assim, quando detectores, acionadores manuais e sinalizadores são usados, nossos sistemas funcionam de forma integrada para combater o risco.

Sistema de iluminação de emergência

Também dispomos de um sistema de iluminação de emergência para orientar todos os ocupantes de uma edificação até a saída segura. Dessa forma, é possível manter as pessoas ordenadas e mais calmas, mesmo frente a situações como incêndios.

Proteção passiva

Essa é uma solução incorporada desde a construção de uma edificação, incluindo no projeto materiais que sejam resistentes ao fogo. O objetivo é manter o foco do incêndio no local de origem, evitando que ele se propague para outros ambientes, o que aumentaria os riscos para os ocupantes do condomínio.

Portas corta-fogo

Por fim, as portas corta-fogo servem como um bloqueio para que as chamas demorem mais tempo para se propagar, evitando calor, fumaça e gases tóxicos em outros ambientes. Além disso, elas são uma alternativa de rota de fuga aos moradores.

Como você viu, a prevenção e o combate de incêndio em condomínio não dependem apenas de medidas obrigatórias, mas também de um cuidado extra com o edifício e os ocupantes. Por isso, é um trabalho integral feito entre a equipe de combate e a administração do condomínio, que deve orientar os moradores.

E agora que você já sabe o que precisa ser feito e como a Verzani & Sandrini pode ajudar, está na hora de realizar o seu plano. Converse com a gente!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese