Quais são as melhores práticas de limpeza de fachadas?

Estética, preservação e qualidade de vida. Da forma como percebemos, esses são os três melhores argumentos a favor da limpeza de fachadas. Sabemos que a gestão de condomínios é repleta de pequenas tarefas, que incluem manutenção, limpeza e conservação dos ambientes compartilhados. 

Por isso, aproveitamos o momento para elaborar este post especial sobre o tema. O objetivo é apresentar boas práticas de limpeza e gestão. Por meio delas, é possível aprimorar a estética do prédio, satisfazer os condôminos, melhorar a reputação do edifício e valorizar o local. Então, não perca tempo e acompanhe!

Qual a importância da limpeza de fachadas?

Na verdade, não basta que um condomínio seja formado por uma boa comunidade de moradores, estabelecimentos e funcionários, e nem mesmo que seja um condomínio inteligente, repleto de tecnologias e comodidade, pois, no mercado imobiliário, a aparência reina

É por isso que a estética é tão importante na valorização dos imóveis — e isso vale para todos os tipos de condomínios: residenciais, comerciais e mistos. Nesse sentido, a limpeza de fachadas e calçadas é uma parte crucial nos orçamentos de manutenção, sendo inclusive uma despesa ordinária comum em uma boa gestão. 

Além disso, também existe um aspecto de responsabilidade em toda essa história. Conforme descrevem as atas de condomínio, é comum que o síndico seja a figura responsável pela preservação das superfícies externas do edifício, o que inclui a manutenção e limpeza de fachadas, parques, calçadas, estacionamentos e afins.

Por fim, vale destacar porque é tão importante investir na limpeza e preservação dessa área. Primeiro, existe um fator sanitário. Fachadas sujas e negligenciadas podem acumular lixo e poças d’água, tornando-se focos de proliferação de mosquitos e doenças. Portanto, investir nessa manutenção é investir em qualidade de vida.

Depois, há o fator estético, reputacional e financeiro. Fachadas limpas, bem pintadas e sinalizadas são capazes de aprimorar a imagem do edifício, evidenciando que se trata de um imóvel bem gerenciado. Isso desperta o interesse nas pessoas, estimulando tanto a locação como a comercialização das unidades. 

Quais os pontos mais importantes na limpeza de fachadas?

Agora que você sabe a importância desse serviço para a qualidade da sua gestão, chegou o momento de conhecer as melhores práticas. Em nossa visão, existem três critérios fundamentais para essa operação: o planejamento, os equipamentos e a segurança. Confira!

Planejamento

Limpar a fachada de um prédio não é uma ideia aleatória que surge em uma quarta-feira qualquer, mas sim uma tarefa que exige cuidado e planejamento. Por isso, a gestão deve começar elaborando um roteiro de limpeza e informando à equipe responsável pelo serviço qual será a ordem de execução de cada tarefa. 

Essa é uma parte muito importante, pois minimiza imprevistos e desperdícios, principalmente quando falamos no uso de materiais de limpeza, equipamentos e água. Com a roteirização da limpeza, o síndico garante que a equipe contará com a disponibilidade dos equipamentos na hora de realizar cada etapa do serviço. 

Além disso, essa organização também é importante por considerar as necessidades e expectativas dos condôminos, evitando realizar o procedimento em um horário de pico, de modo a prejudicar o acesso de carros, moradores, clientes e funcionários no prédio. 

Equipamentos

Fachadas e calçadas exigem uma lavagem de alta pressurização, uma vez que é justamente a força do jato, e não o volume de água, que remove as manchas e sujeiras mais desagradáveis. No entanto, a depender do tamanho do condomínio, pode ser que não existam lavadoras de alta pressão disponíveis para o serviço. 

Isso é comum até mesmo em condomínios gigantescos, como o clássico Copan. Afinal, quanto maior o edifício, maior a demanda por limpeza e manutenção. Portanto, a gestão deve avaliar a disponibilidade e até mesmo considerar a locação dos equipamentos e a terceirização de equipes, conforme a necessidade em questão. 

Segurança

Em terceiro, mas igualmente importante, há o fator segurança. Em um primeiro momento, pode parecer que a tarefa de limpar fachadas não seja nada perigosa ou ameaçadora. No entanto, esse serviço é repleto de riscos, principalmente se considerarmos o manuseio de produtos químicos e jatos de alta pressão. 

Por isso, é imprescindível que a equipe responsável pelo serviço esteja equipada com bons EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), justamente para minimizar a inalação de substâncias e gases nocivos e diminuir a probabilidade de lesão, que infelizmente é comum com jatos de água pressurizada. 

Além disso, também deve haver um cuidado especial com a limpeza e manutenção de fachadas elevadas, em que a equipe precisa utilizar escadas, andaimes ou qualquer outro meio de suspensão para a realização dos serviços. Independente do modelo de operação, é preciso seguir as normas de segurança e regulamentação

Quais os principais cuidados durante a limpeza de fachadas?

Em toda boa gestão, a administração de um prédio está sempre de olho em boas maneiras de reduzir custos, e não há nada de errado com isso. No entanto, todo trabalho de manutenção precisa ser feito por profissionais especializados na tarefa, justamente para evitar qualquer tipo de problema causado por erros ou negligências. 

Nesse caso, uma das melhores recomendações que podemos fazer é o uso da terceirização. Independentemente do tamanho do seu orçamento, essa modalidade foi criada para atender as necessidades específicas da sua gestão, combinando qualidade, economia, agilidade e ação

Ao contratar uma prestadora de serviços especialista na área, como a Verzani & Sandrini, o condomínio se isenta de qualquer tipo de preocupação. Já que a equipe é formada por profissionais experientes e qualificados, os equipamentos são de última geração e o serviço é executado com velocidade, prática e precisão

Além disso, a terceirização é a melhor solução possível, pois atende perfeitamente quem busca os melhores resultados, pelo melhor custo e menor tempo de realização. Dessa forma, os condôminos ficam satisfeitos, o orçamento é preservado e a fachada recebe o merecido cuidado e atenção.

Agora que você entende a importância da limpeza de fachadas para a qualidade da sua gestão, aproveite para contar com quem mais entende do assunto.

E aí, lembrou de outra curiosidade importante sobre o tema? Então, aproveite para enriquecer a discussão, deixando o seu comentário aqui no post!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese