Logística reversa: entenda sua importância e como otimizá-la

Para as organizações que buscam se estabelecer como referência em seus segmentos, é preciso analisar os mínimos detalhes das suas operações. Afinal, qual é o impacto que os processos da sua empresa causa nos stakeholders, por exemplo? Dentro desse universo, alguns conceitos se destacam e podem oferecer maior eficiência interna, como a logística reversa.

Mais do que produzir e distribuir os seus produtos, é cada vez mais fundamental entender o caminho que os materiais utilizados ao longo do ciclo produtivo devem tomar. Isso se reflete nas questões econômica, ecológica, jurídica e também de mercado. Por que não aliar sustentabilidade, eficiência operacional e a entrega de uma melhor experiência aos seus consumidores?

Tudo isso pode ser feito a partir da logística reversa. O conceito, porém, não recebe tanta atenção quanto deveria e pode prejudicar um negócio de diferentes formas. O que acha, então, de entender melhor a importância desse processo dentro da sua organização e como otimizá-lo? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

Qual a importância da logística reversa na indústria?

O conceito de logística é bastante comum e se faz presente no dia a dia das empresas, mas muitas se esquecem do processo contrário. A relevância da logística reversa, porém, é imensa para uma organização que deseja se posicionar como referência, seja para reduzir os impactos das suas atividades na sociedade, seja para oferecer uma melhor experiência ao seu cliente.

A seguir, entenda os detalhes de alguns dos benefícios proporcionados por essa estratégia.

Redução de custos com insumos

O planejamento prévio quase sempre resulta em economia e melhor aplicação dos recursos da sua empresa. Não é diferente quando o assunto é o processo de logística reversa.

Desde o momento da produção, a jornada de entrega e devolução do que é enviado pode ser pensada de forma a otimizar o processo de retorno e até mesmo reaproveitar os insumos utilizados.

Diminuição de gastos emergenciais

A partir do momento que a sua empresa tem um plano específico para lidar com a logística reversa, os custos envolvidos na operação se tornam menores.

Sem a emergência, é muito mais simples planejar um fluxo que não aumente os gastos do negócio com o processo e, ao mesmo tempo, garanta a qualidade e a eficiência do que está sendo feito.

Aumento da produtividade

A padronização de processos de logística reversa impacta diretamente no desempenho e produtividade da sua equipe. Cada profissional deve saber exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer algo. Isso evita o desperdício de tempo com atividades que não agregam valor ao fluxo de trabalho da sua organização.

Aproxima a sua empresa dos clientes

A logística reversa também pode ser utilizada para um e-commerce que busca se aproximar dos seus clientes. Afinal, facilitar o processo de devolução ou troca de um produto pode tornar a experiência de compra ainda mais completa e satisfatória.

No longo prazo, isso é reconhecido como um valor agregado para o seu negócio e facilita o ganho da confiança do seu público.

Como otimizar a logística reversa?

Para que a logística reversa funcione, porém, é preciso adotar algumas práticas que otimizem essa tarefa. A seguir, listamos algumas dicas que podem ser valiosas para tornar as operações da sua companhia ainda mais eficientes. Confira!

Criar o produto pensando na logística reversa

A logística reversa não começa após o uso do produto ou a necessidade de troca, mas sim quando ele é desenvolvido. Isso mesmo: é preciso pensar em uma forma de produzir a sua oferta de valor de modo que o seu impacto no meio ambiente seja menor e, ao mesmo tempo, otimize o processo de retorno.

Nesse sentido, o trabalho pode adotar uma abordagem de lean manufacturing, por exemplo.

Cumprir a Política Nacional de Resíduos (PNRS)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é um importante marco legislativo que determina responsabilidades para a sociedade civil e o setor privado em relação ao descarte de materiais.

Nesse contexto, a logística reversa faz parte das obrigações que fornecedores e produtores têm em relação ao que ofertam ao mercado. Além disso, ao seguirem as recomendações à risca, as empresas não só se mantêm em dia com suas responsabilidades, mas também otimizam sua operação.

Ter um planejamento de todas as etapas

Da carga e descarga dos produtos até os canais que vão ser utilizados para levar os materiais para o seu destino final, todas as etapas devem ser analisadas para garantir que o processo não tenha nenhuma falha significativa.

Detalhes como a quantidade de itens que devem ser enviados e o destino de cada um deles também são exemplos do que deve ser avaliado. No fim, isso ainda vai contribuir para a redução de gastos.

Estabelecer uma política de troca bem definida

O conceito de logística reversa também tem o seu valor na relação entre empresas e consumidores. Afinal, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode desistir de uma transação online sem nenhum custo.

É preciso, então, preparar a sua estrutura de trabalho para suportar essa demanda — e a etapa inicial consiste na definição de uma política de trocas bem definida.

Utilizar a tecnologia e automatizar processos

A tecnologia também desempenha um papel essencial nesse contexto, já que pode ser utilizada como ferramenta para otimizar processos. Seja para contribuir para a organização do estoque, seja para facilitar o processo de análise para uma gestão logística mais eficiente, todas as etapas do processo podem ser beneficiadas de ferramentas e soluções específicas.

A adoção de um planejamento estratégico para trabalhar com a logística reversa é uma tarefa essencial para gerar resultados no longo prazo. Primeiro, porque representa um impacto positivo na indústria como um todo e também em todos os stakeholders envolvidos no processo. Segundo, porque gera resultados relevantes em relação aos custos da empresa, além de se tornar um diferencial competitivo.

Agora que você já sabe tudo sobre logística reversa, incluindo sua importância, o que acha de seguir bem informado sobre outros tópicos relevantes? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese