Entenda qual o melhor horário para limpeza de condomínio e como fazer

Organização, rotina e flexibilidade. Como já falamos em inúmeros posts, gerenciar o dia a dia de um edifício é uma tarefa delicada e repleta de dificuldades. Mas hoje, voltamos ao tema para discutir um ponto ainda mais importante. Afinal de contas, qual o melhor horário para limpeza de condomínio? 

Em nossa visão, essa é uma das dúvidas mais comuns entre os síndicos e administradores prediais, pois existem muitos detalhes que exigem sua atenção. Por isso, escrevemos este texto completo sobre o tema, explicando a importância da rotina, o melhor horário para a limpeza e por que terceirizar é uma boa opção. Acompanhe! 

Qual a importância da rotina na limpeza de condomínios?

A rotina é a espinha dorsal de uma boa administração. Além disso, vale notar que todo condomínio apresenta uma rotina pré-estabelecida, seja este comercial, residencial ou misto. Por isso, é função do síndico ou administrador se basear nessa rotina para criar um fluxograma de trabalhos e manutenções no prédio. 

Quando há um protocolo de limpeza, a gestão pode respirar tranquila, pois sabe que as áreas estarão sempre impecáveis e prontas para o uso dos condôminos. Além disso, a rotina permite que as ações de limpeza e manutenção aconteçam em horários de pouca circulação, o que garante a produtividade das equipes. 

Inclusive, esse é um dos pontos mais importantes quando pensamos na limpeza de condomínios, evitar interferir na rotina dos condôminos, sejam estes moradores ou funcionários dos estabelecimentos situados no edifício. Para isso, é fundamental conciliar rotina, organização, horário e treinamento. 

Quais os diferentes tipos de limpeza de condomínio?

Da forma como percebemos, a limpeza de condomínios pode ser dividida em duas categorias: alta e baixa frequência. Abaixo, explicamos essas opções em mais detalhes — confira! 

Limpezas de baixa frequência

Essas são as limpezas de maior periodicidade, como uma vez por mês. É aqui que entram procedimentos como a limpeza de fachadas e de garagens. A primeira é fundamental para a boa visibilidade do edifício, enquanto a segunda é indispensável para manter um ambiente higiênico e organizado em uma área de grande circulação. 

Limpezas de alta frequência

Aqui entram procedimentos como a limpeza de halls e elevadores. A necessidade sempre estará ligada ao volume de circulação. Em condomínios bem pequenos, é aceitável que a limpeza ocorra apenas uma ou duas vezes por semana. Já em prédios maiores, é fundamental que esses procedimentos ocorram todos os dias. 

Qual o melhor horário para limpeza de condomínio?

Apesar de toda a confusão existente no tema, nós garantimos não haver segredo. O melhor horário sempre será aquele em que há a menor circulação de pessoas e/ou veículos. Quanto menor o fluxo, melhor as equipes conseguem trabalhar, pois, há menos interrupção e refação do trabalho. 

Essa observação deve ser feita mesmo em limpezas de baixa frequência, como ocorre com as garagens. O ideal é realizar em um dia e horário em que há a menor circulação possível, como uma segunda-feira de manhã, por exemplo, onde a vasta maioria das pessoas saem para trabalhar, estudar ou atender compromissos. 

No entanto, essa é apenas uma estipulação feita para esse cenário específico. O ideal é comunicar os condôminos, já contando com a ciência e colaboração destes. Mas e quanto aos procedimentos da limpeza de condomínios que ocorrem todos os dias, como os halls, escadas, áreas comuns e elevadores?

Nesse caso, o negócio é, novamente, focar em períodos de baixa circulação. Durante a semana, isso tende a ocorrer entre as 14 e 16 horas. Essa é uma janela de tempo muito oportuna, pois é logo após o almoço, e em um período especialmente quente durante a tarde, o que desestimula a saída das pessoas. 

Como definir a periodicidade adequada entre cada limpeza?

Agora, é momento de falar sobre o período ideal entre cada limpeza. Como sugerimos nos parágrafos acima, o período sempre será proporcional ao volume de pessoas. Se o condomínio que você administra é exclusivamente residencial, tem poucas unidades e moradores, é aceitável que a periodicidade seja maior.

Em prédios realmente pequenos, é comum que a equipe de limpeza só vá uma vez por semana para realizar a limpeza completa das áreas comuns, e mensal ou bimestralmente para limpar áreas como garagem e fachada. No entanto, isso não se aplica para edifícios maiores e tenham caráter comercial ou misto. 

Esse é um detalhe muito importante. Afinal de contas, os condomínios comerciais e mistos não recebem apenas os moradores, mas toda uma flutuante população de funcionários e consumidores, que circulam no edifício, consumindo, caminhando e, naturalmente, sujando. 

Por isso, prédios comerciais ou mistos tem uma necessidade maior de limpeza, pois o fluxo, tanto de pessoas como de veículos, é consideravelmente maior, quando comparamos com os condomínios exclusivamente residenciais. Mas mesmo os prédios puramente residenciais podem exigir uma rotina diária de limpeza. 

Quanto maior o número de unidades residenciais, maior o número de pessoas que vão e voltam do trabalho, da escola, da faculdade, do mercado e de seus compromissos no geral. Por isso, a frequência das limpezas sempre será personalizada e proporcional à circulação do seu condomínio. 

Por que a terceirização é uma boa opção?

Para encerrar, é momento de explicar por que terceirizar pode ser uma boa opção, e aqui, falamos de terceirização real, com empresas experientes nisso, e não apenas contratar profissionais autônomos. Da forma como percebemos, a terceirização é a solução para praticamente tudo na gestão de condomínios. 

Com uma empresa como a Verzani & Sandrini, referência não apenas em limpeza, mas também em manutenção predial e segurança eletrônica, você tem a certeza de que todos os seus critérios de segurança, privacidade, qualidade e conveniência serão atendidos. 

Como pôde ver, escolher o melhor horário para limpeza de condomínios exige atenção à rotina do próprio prédio. No fim das contas, apenas previsibilidade e planejamento podem oferecer um cotidiano fluido para todos no edifício, garantindo a usabilidade das áreas comuns com conforto, higiene e organização.

Agora que você sabe com o identificar o melhor horário, aproveite para entender a importância de escolher uma empresa especializada para a limpeza do seu prédio! 

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese