Entenda o que é valet e por que ele é importante para estacionamentos

Você sabe o que é valet parking? Muito provavelmente já fez uso desse serviço profissional quando foi a um jantar em um bom restaurante ou a um evento bem organizado.

Negócios e empreendimentos que recebem clientes ou usuários continuamente ou durante determinado período podem usufruir das vantagens dos serviços de valet parking. É um diferencial que aprimora a qualidade do atendimento desde a chegada do participante, usuário ou cliente.

Continue a leitura e entenda o que é valet e por que é importante para estacionamentos.

Afinal, o que é valet?

O valet — na verdade, valet parking — é o profissional que costumeiramente é chamado de manobrista. Seus serviços são contratados pelas empresas que desejam disponibilizar essa facilidade aos clientes em seus restaurantes, lojas, estacionamentos e outros estabelecimentos.

Trata-se de um serviço que vem crescendo em demanda no mercado, pois constitui um diferencial para quem o oferece, especialmente no caso de estacionamentos. Assim, tanto na entrada como na saída, o valet leva e busca o veículo para o cliente.

Para esse fim, no entanto, é importante destacar que a segurança do serviço é essencial. Assim, para a atividade devem ser considerados apenas profissionais disponibilizados por prestadoras de serviços experientes e bem situadas no mercado.

O que faz um profissional de valet parking?

O valet parking se disponibiliza para conduzir até uma vaga o veículo do cliente que chega a um evento ou a um estabelecimento comercial. Desse modo, o condutor para seu veículo próximo ao portão de acesso ou porta do estabelecimento e faz o respectivo registro de entrada.

Posteriormente, quando retornar, o valet parking busca o veículo no local em que está estacionado, trazendo-o para o cliente. Trata-se, portanto, de oferecer uma facilidade em termos de conforto para o usuário do estacionamento.

Por sua vez, para a empresa que oferece o serviço, é proporcionada agilidade e organização na utilização e gestão do estacionamento ou das áreas disponíveis para tal. Sua presença, portanto, traz benefícios para todos.

Por que implementar esse serviço?

Considere, por exemplo, um dia de chuva e a necessidade de o cliente se deslocar até a vaga onde o carro está. O valet assume esse trabalho, evitando que o cliente tenha que se expor ao mau tempo.

Por sua vez, além dos efeitos práticos, existe um componente subjetivo, mas de resultado intenso na utilização dos serviços desse profissional. Esse aspecto se manifesta na sensação de estar sendo servido em uma condição vip, o que agrada à maioria das pessoas.

O trabalho do valet parking, como referido, traz diversas vantagens que podem ser consideradas benefícios para o usuário dos serviços (o cliente do estacionamento) e o contratante (o proprietário do negócio). Veja alguns a seguir.

Quais são os benefícios desse serviço?

Como se viu, os serviços de valet parking oferecem a sensação de comodidade, além de benefícios práticos. Na contratação desse serviço terceirizado podem ser destacadas, entre outras, algumas vantagens para o empresário e seus clientes. Acompanhe.

Maior praticidade

Parar o carro, descer e deixar o ato de estacionar por conta de um profissional enquanto se dirige para um evento ou um jantar com a família é muito prático. Pode ser que esteja chovendo e, nesse caso, ninguém precisará passar por dificuldades.

Assim, a praticidade é a primeira vantagem a aparecer ao fazer uso dos serviços de um valet parking. Fica bem mais fácil para todos, principalmente se houver pessoas idosas ou crianças.

Sensação de conforto e comodidade

Considere, por exemplo, a chegada a um evento em que esteja presente um público numeroso. Para as pessoas que estão chegando, poder descer do carro na porta do local e logo se dirigir ao interior confere uma forte sensação de conforto e de comodidade.

Além desse conforto, há uma espécie de empoderamento nas sensações de quem entrega as chaves para um valet parking. Muitas vezes, pode-se perceber um sorriso de satisfação nos rostos dos clientes.

Otimização do espaço

Quando o estacionamento é deixado por conta de cada condutor, muito espaço é perdido em razão das posições irregulares com que muitos veículos são colocados. Dessa forma, muitas vezes não se consegue atender à demanda adequadamente, apesar do planejamento anterior.

Com o estacionamento realizado pelo valet parking, o espaço é otimizado, permitindo maior aproveitamento da área total. Assim, são menores as demandas por espaço e reduzida a dificuldade operacional de manobra dos frequentadores.

Agilidade nos serviços

O valet precisa ser um profissional treinado e capacitado para os procedimentos com os clientes. Ao mesmo tempo, deve ser experiente, de modo a conferir agilidade aos serviços, permitindo maior fluidez também para os usuários.

Fidelização dos clientes

A arte de encantar os clientes não tem limites, mas pode — e deve! — ser praticada com bons serviços e comodidade, verdadeiros são facilitadores para muita gente que evita sair de casa em razão de dificuldades como estacionar o carro.

Serviços realizados com profissionais experientes e responsáveis conduzem à fidelização dos clientes. Assim, conforto e boas experiências podem trazer grandes resultados para os negócios.

Como implementar o serviço de valet?

O serviço de valet parking deve, essencialmente, contar com profissionais ágeis, experientes e responsáveis. Na verdade, eles constituem a essência do negócio e o sucesso do serviço depende diretamente da qualidade de seu desempenho.

Assim, deve-se contar com muito treinamento para um atendimento vip por natureza, mas que vem ganhando o mercado cada vez mais. Cordialidade e presteza se somam ao perfil do valet.

Do mesmo modo, uma boa apresentação também é indispensável. Por esse motivo, o uso de um uniforme traz mais confiança para os clientes e transmite uma sensação de seriedade do serviço.

Os profissionais devem se posicionar em um local bem próximo à entrada. Também nas proximidades deve ficar o local para guarda das chaves, numeração dos veículos, cartão ou outra forma de identificação.

Saiba por que contar com a VS Parking

Além da solidez de um grupo com mais de 52 anos no mercado, a VS Parking opera com profissionais permanentemente treinados para garantir o melhor em serviços de estacionamento. Assim, poder dispor de uma equipe que trará agilidade para o atendimento e satisfação para os usuários é também o melhor negócio.

A qualidade e o cuidado do valet parking constituem, de fato, um diferencial para qualquer empresa que ofereça o serviço. Assim, conhecer o que é valet e as vantagens de sua utilização facilita o caminho para dispor da experiência e segurança de especialistas como a VS Parking.

Entre em contato conosco e tenha à sua disposição o que há de melhor em estacionamento.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese