5 dicas de como montar um organograma de hotelaria hospitalar

O organograma de hotelaria hospitalar é a representação gráfica que permite visualizar o setor, de modo a situar todos os serviços e as operações, indicando para quem cada um responde. É uma boa maneira de permitir uma visão do contexto onde o colaborador está inserido.

Pode ser facilmente elaborado com ferramentas que, provavelmente, já estão disponíveis nas instalações de informática. Também pode ser um bom instrumento de planejamento para o gestor.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 5 dicas para montar um organograma de hotelaria hospitalar.

1. Defina o modelo de organograma a ser utilizado

Existem organogramas com diferentes configurações, isto é, a maneira de representar visualmente a estrutura da empresa ou do setor oferece algumas alternativas. Entre elas, você deve selecionar a que mais se adéqua à sua gerência de hotelaria hospitalar.

Os tipos empregados são:

  • organograma clássico ou vertical;
  • organograma horizontal;
  • organograma circular;
  • organograma por funções;
  • organograma por pessoas.

A mais costumeiramente utilizada é a do organograma vertical.

2. Identifique as hierarquias existentes

Como o organograma é uma representação visual das hierarquias por onde fluem os processos da gestão de hotelaria, é preciso que esses diferentes níveis hierárquicos da administração sejam demonstrados. Para isso, identifique os cargos que compõem o setor e como cada um se situa na estrutura.

Faça um rascunho (pode ser à mão) e relacione os cargos ou funções existentes e as pessoas que ocupam cada posição, respectivamente. Dependendo do tipo de organograma selecionado, você poderá precisar desses dados. Leve em conta, ainda, os casos de terceirização de serviços e onde fica locado cada um.

3. Eleja uma ferramenta para elaboração do organograma

Existem aplicativos para elaboração de fluxogramas e organogramas que facilitam muito sua realização. Além disso, permitem manter um arquivo da representação produzida, de modo que a qualquer momento poderá ser atualizado, se houver alguma mudança.

Os editores de texto como o Word e similares também oferecem essa ferramenta. Qualquer uma das opções permite que ao final você imprima e produza um quadro do organograma formal e oficial do seu setor de hotelaria hospitalar.

4. Confira o resultado

Uma vez que os dados estejam disponíveis e você já tenha selecionado a ferramenta para sua elaboração, é hora de produzir o organograma, conferir o resultado e confirmar o formato de apresentação. Os detalhes de edição como tipo e tamanho de fonte, cores e outros você pode personalizar à vontade.

É sempre interessante colocar também um logo da instituição, formalizando o resultado. A iniciativa pode gerar o interesse da administração para a produção de um organograma de todo o hospital.

5. Divulgue entre os colaboradores

Uma vez pronto, gerado o arquivo e impresso o organograma, divulgue entre os colaboradores do setor. É uma boa forma de visualizar todos os serviços e o contexto em que cada um está inserido na hotelaria hospitalar.

Não se esqueça de manter as atualizações em dia sempre que for realizada alguma modificação, seja na estrutura de cargos, seja nas pessoas que os ocupam. A cada atualização, é interessante informar aos colaboradores. Iniciativas assim fortalecem a confiança e a autoestima das equipes.

Como você pôde ver, o organograma de hotelaria hospitalar é um interessante instrumento administrativo e de fácil elaboração. Deve, no entanto, ser criado a partir de dados confirmados e conferidos antes de sua impressão. É interessante que ele seja exposto em quadro e divulgado entre os colaboradores.

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