6 vantagens de investir em um serviço de portaria terceirizada

Muitas empresas e condomínios têm preferido a portaria terceirizada, em vez de contratar um profissional internamente para realizar esse serviço. Isso se dá por causa das grandes vantagens de contratar especialistas no assunto para assumir essa responsabilidade.

O serviço de portaria precisa ser muito bem realizado porque é ele que vai garantir a segurança do local, fazendo o controle de quem entra e sai dali. Portanto, é fundamental um bom preparo e os melhores protocolos para tomadas de decisão eficientes em diferentes situações.

Seu condomínio ainda não conta com o suporte de uma terceirizada para cuidar da portaria? Então, continue lendo o artigo e conheça as vantagens de optar por essa parceria, em vez de se preocupar com a contratação de um porteiro.

Como serviço de portaria terceirizada funciona?

Antes de falarmos sobre as vantagens da portaria terceirizada, é interessante entender como esse tipo de serviço funciona. Ele consiste em contratar uma empresa prestadora de serviços nessa área para ficar responsável pelo controle da portaria do condomínio.

Em vez de o síndico contratar um porteiro para trabalhar para o condomínio, ele fecha um contrato com uma empresa. A terceirizada se encarrega de selecionar o profissional com melhor capacitação para realização daquele serviço, conforme as necessidades e demandas.

A diferença é que tudo fica a cargo dessa empresa, inclusive, monitorar o trabalho que está sendo realizado pelo profissional. Também cabe a ela todos os encargos trabalhistas, o fornecimento de uniformes, alimentação, benefícios e, até mesmo, o treinamento. O condomínio apenas se responsabiliza pelo pagamento mensal do valor acordado no contrato.

Existem casos em que é feita a contratação não só da portaria terceirizada, mas de outros serviços em conjunto, como a limpeza ou a segurança. Esses pacotes podem ser ainda mais vantajosos para o condomínio, gerando uma boa economia e menos preocupações.

Quais são as vantagens da portaria terceirizada?

Como você viu, só o fato de optar pela portaria terceirizada já começa trazendo vantagens para o condomínio, afinal, não é preciso fazer a seleção de um profissional, preocupar-se com encargos trabalhistas, treinamento, atualização de conhecimentos, entre outros aspectos.

Mas existem ainda outros vários benefícios de optar por esse serviço. Veja, a seguir, quais são eles.

1. Mais segurança

A empresa terceirizada faz uma seleção rigorosa dos profissionais que contrata. Ela monta um time de especialistas que recebem treinamentos constantes para atuar com excelência na área em que trabalham, por isso, é uma garantia de mais segurança para o condomínio.

As terceirizadas têm uma melhor estrutura para atender a diferentes demandas e delegam o trabalho de acordo com a capacitação e o perfil de profissional necessário para cada condomínio. Assim, temos a certeza de alguém bem preparado atuando ali.

2. Garantia de eficiência

Esse bom preparo do profissional não é apenas um fator de segurança para o condomínio, mas também, uma garantia da eficiência dos serviços prestados. Como dito, essa pessoa recebe treinamento constante por meio da própria terceirizada, e isso mantém a reciclagem dos seus conhecimentos.

Vale considerar que esse tipo de empresa enfrenta uma alta concorrência no mercado, portanto, deve prezar pela qualidade dos serviços prestados. Uma das formas de fazer isso é desenvolver diferenciais para atuar com uma eficiência mais alta, alcançando a total satisfação dos seus clientes.

Para tanto, ela mantém os seus processos e abordagens alinhados com as novas tendências do setor. Também faz investimento em tecnologias que possibilitem aprimorar o trabalho e fazer entregas de alta qualidade, com um melhor monitoramento.

3. Redução de custos

Não podemos negar que a contratação de um colaborador envolve custos altos. Isso acontece porque existem diversos direitos e encargos que precisam ser recolhidos, o que faz o custo de um profissional interno ser bastante pesado para o orçamento do condomínio.

Como explicamos, optando pela portaria terceirizada, tudo isso fica a cargo da empresa contratada. Não é necessário se preocupar com nenhum aspecto que seja referente a esse profissional porque não existe vínculo dele com o condomínio, mas sim, com a empresa.

Não podemos nos esquecer dos outros custos que estão envolvidos, como os uniformes para esse profissional e, até mesmo, os treinamentos que ele precisa fazer periodicamente. Optando pela portaria terceirizada, não é necessário nem mesmo se preocupar com isso.

4. Menos burocracia

Além dos altos custos para contratar um profissional interno, o condomínio também vai enfrentar diversas burocracias para isso, tanto na hora da contratação quanto para manter esse profissional, e ainda, caso ele precise ser dispensado por algum motivo.

O serviço de portaria terceirizada elimina todo esse processo burocrático, uma vez que basta escolher a melhor empresa e fechar o contrato com ela. Não é necessário se preocupar com legislações, normas, regras ou qualquer outro do tipo. Quem deve estar atento a tudo isso é a empresa contratada.

5. Otimização do tempo

Como eliminamos diversas burocracias envolvidas com a contratação de um funcionário, há uma otimização do tempo para o síndico. Não é preciso abrir vagas, fazer seleções, entrevistas, entre outros processos demorados.

O tempo também é melhor aproveitado no que diz respeito à necessidade de treinar esse colaborador, ou mesmo de procurar por empresas que façam esse tipo de capacitação. A terceirizada já pode ter em sua equipe profissionais para ocupar esse cargo e, quando não, encontra mais facilidade nessa contratação.

6. Prevenção contra problemas trabalhistas

Como dito, o condomínio que escolhe o serviço de portaria terceirizada tem um vínculo de parceria com a empresa que está realizando esse trabalho, apenas com ela, e não com o profissional que ficará com essa responsabilidade. Ele responde também à empresa contratada.

Dessa forma, como não existem vínculos entre o profissional e o condomínio, fazemos a prevenção contra possíveis problemas trabalhistas, que podem acontecer, por exemplo, por causa de detalhes na hora da contratação que não foram observados da maneira mais adequada e de acordo com as exigências da classe.

Por tudo isso, escolher a portaria terceirizada é uma forma de ter a certeza de um trabalho bem realizado por um profissional capacitado e treinado. Além da tranquilidade de não se preocupar com a contratação e a gestão de pessoal. Não podemos esquecer da redução de custos e burocracias, que contribui bastante para o dia a dia do trabalho do síndico.

A portaria terceirizada também pode ser a melhor solução para o seu condomínio. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer essas e outras soluções.

Treinamento de funcionários terceirizados: entenda as responsabilidades de cada parte
Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese