Confira 6 motivos para contratar uma empresa prestadora de serviços

A gestão com foco em produtividade é uma das maiores preocupações de empresários e gestores. A tecnologia e a pluralidade de públicos fazem com que o mercado torne-se cada vez mais exigente e competitivo. Nesse cenário, contratar uma empresa prestadora de serviços pode fazer toda a diferença.

Afinal, reduzir despesas, otimizar processos e inovar no core business (atividade-fim) são ações essenciais para crescer, e as terceirizadas podem ajudar a alcançar todos esses objetivos.

Não é à toa que, em 2021, o setor de serviços apresentou um crescimento de 10,9%. Com a área em crescimento, resta entender quais são os reais benefícios desse tipo de serviço e como contratar uma empresa terceirizada. Confira as nossas dicas a seguir!

O que é prestação de serviços?

A prestação de serviços é um tipo de relação de trabalho ou parceria que acontece entre duas empresas. Uma empresa contrata os serviços oferecidos pela outra, especializada em determinado serviço, para não ter que formar equipes próprias.

De forma mais prática: em vez de montar um time para se responsabilizar pelo cronograma de limpeza das dependências da empresa, por exemplo, a diretoria ou gerência opta por contratar os serviços da terceirizada que ela cumpra essa função mediante o pagamento de um montante fixo mensal.

A prestação de serviços costuma ser oferecida por pessoas jurídicas. Contudo, o porte da empresa terceirizada pode variar, o que vai depender do tipo de tarefa que se pretende terceirizar e do tamanho da empresa que está contratando esse serviço.

Como a prestação de serviços funciona?

A prestação de serviço pode ser oferecida nas mais diferentes áreas. Porém, é muito comum que isso aconteça, por exemplo, em relação à limpeza, que já citamos, à segurança, manutenção, tecnologia da informação e alimentação.

Uma empresa se especializa em uma determinada área e desenvolve pacotes de soluções que sejam de interesse para outras empresas. Assim, como dito, as contratantes não precisam selecionar profissionais para montar suas próprias equipes internas para realizar essas funções.

Essa é uma forma de simplificar o próprio trabalho e reduzir o quadro de colaboradores internos sem deixar de contar com a expertise de profissionais que podem oferecer um serviço de alta qualidade.

Geralmente, os serviços oferecidos pela prestadora de serviços são personalizados. Muitas vezes, elas atuam também oferecendo a consultoria para entender quais são as necessidades da contratante, de modo a disponibilizar as soluções que atendem com exatidão às suas demandas.

Depois de identificadas essas necessidades, é elaborado um contrato no qual constam todos os direitos e deveres de ambas as partes. Cada detalhe dessa parceria fica estabelecido ali, incluindo o valor que será repassado por mês para a terceirizada.

O grande benefício de contratar uma prestadora de serviços é justamente ter um controle maior do orçamento. Afinal. o valor que será investido para aquele setor da organização fica estabelecido desde o começo, e não há necessidade de se preocupar com os detalhes que estão envolvidos no cumprimento das atividades ou com possíveis custos extras.

Também fica acordado no contrato quais serão os recursos que a prestadora de serviço disponibilizará para a contratante, e aquilo que fica a encargo dela.

Entretanto, geralmente a terceirizada disponibiliza a mão de obra, os equipamentos, maquinários e insumos necessários para o cumprimento das suas atividades. No entanto, ressaltamos que isso pode variar, pois tudo vai depender daquilo que foi acordado entre as partes.

Quais são as vantagens de contratar uma prestadora de serviços?

Pensando em terceirizar alguma atividade em sua companhia? Entenda, com detalhes, quais são os benefícios de contratar esse tipo de serviço.

1. Foco em seu core business

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços, você pode manter seus gestores focados em sua atividade-fim, dedicando-se à formulação e aprimoramento de estratégias e no ambiente de trabalho.

Afinal, preocupações secundárias como segurança, manutenção e limpeza envolvem muitas responsabilidades, contratação de novos funcionários, compra de insumos e outros processos dispendiosos para quem já lida com tantas responsabilidades.

2. Redução de custos

Os encargos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira elevam bastante o custo de contratação de funcionários. Por isso, empresas de diferentes portes optam por contratar uma prestadora de serviços.

O valor pago a essas empresas já incluiu as despesas com faltas, rescisões, férias e outros encargos trabalhistas. Essa redução de custos e possibilidade de ter maior controle também facilita a organização do orçamento anual em sua companhia.

3. Serviços de qualidade

Se os seus gestores tivessem que iniciar um setor de limpeza em sua empresa, por exemplo, eles não só teriam que contratar funcionários e adquirir equipamentos como também precisariam se informar sobre o setor e treinar funcionários para implantar práticas eficientes e seguras. Sendo assim, isso exigiria um tempo considerável de capacitação em uma área que sequer seria a atividade-fim de sua empresa.

Com uma prestadora de serviços, você conta com profissionais já capacitados, com experiência e know-how no setor, de forma que seus investimentos são otimizados, trazendo resultados melhores para todos.

Isso é especialmente importante nos setores de manutenção industrial, segurança, limpeza e vigilância. Afinal, neles, há necessidade de adotar procedimentos operacionais padrão, equipamentos de proteção individual e outros procedimentos de segurança.

Outra vantagem é que a sua empresa também fica alinhada às tendências e novidades em relação aos serviços contratados. Assim, seus clientes e funcionários usufruem dos produtos e serviços de uma empresa que está atualizada, em todos os sentidos.

4. Escalabilidade para seus negócios

Para crescer de maneira escalonável, você precisa garantir tempo para o desenvolvimento de um trabalho estratégico, otimizar custos e garantir a qualidade de suas operações em qualquer escala de funcionamento. Com uma empresa prestadora de serviços, seus gestores e colaboradores ganham uma estrutura mais preparada para que eles possam se concentrar na execução de suas estratégias.

Além disso, uma boa terceirizada deve ter recursos para acompanhar seu crescimento, de modo que sua infraestrutura possa ser facilmente adaptada às necessidades de seus negócios.

5. Aumento da produtividade

Quando você desonera profissionais e gestores de tarefas operacionais que não dizem respeito à sua atividade-fim, eles se tornam mais produtivos. Com isso, eles podem se dedicar à execução das estratégias estabelecidas em seu planejamento e usufruir de um ambiente de trabalho bem cuidado e seguro.

Mesmo que o contrato com o prestador de serviços necessite da administração dos gestores, eles não precisam mais se preocupar com a responsabilidade do serviço. Com uma empresa terceirizada, você redistribui tarefas e deixa seus funcionários menos sobrecarregados, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho e contribuindo para a saúde mental da sua equipe.

Quais cuidados tomar ao contratar uma empresa prestadora de serviços

Como você pôde perceber, a terceirização de serviços traz uma série de vantagens. Para usufruir da qualidade dos serviços e otimizar custos, porém, é preciso adotar alguns cuidados na contratação da prestadora de serviços, como explicamos a seguir.

Acompanhe e fiscalize

A lei brasileira estabelece que a empresa contratante também tem responsabilidade sobre os funcionários da terceirizada. Por isso, ela pode arcar com custos processuais. Assim, se a empresa contratada deixar de pagar os salários ou encargos trabalhistas e fiscais, essa responsabilidade pode ser repassada para a contratante.

Dessa forma, fiscalize o pagamento do salário dos profissionais, bem como o recolhimento das taxas. Para se prevenir, você pode requisitar, no contrato com a prestadora de serviços, que o pagamento à empresa aconteça mediante apresentação dos comprovantes de pagamentos e das guias de recolhimento de tributos dos funcionários dela.

Pesquise bem antes de contratar os serviços de uma empresa terceirizada. Procure, sempre, contar com organizações reconhecidas e certificadas.

Preste atenção às normas da terceirização

Hoje, todas as áreas podem ser terceirizadas, desde que elas não sejam consideradas como as atividades-fim da empresa. Graças à Lei da Terceirização, contudo, quando há um aumento significativo na quantidade de serviços em relação à estrutura que a empresa possui, é possível contratar serviços terceirizados também para o core business da empresa.

Nesse sentido, um grande exemplo é a contabilidade, que pode ficar sobrecarregada em alguns períodos do ano. Vale solicitar um reforço em situações como essa, mas sempre observando aquilo que diz as normas de terceirização.

Desconfie de preços muito baixos

Empresas que cobram preços muito baixos requerem atenção especial. Afinal, o custo supostamente vantajoso provavelmente está sendo obtido à custa de produtos de baixa qualidade, mau pagamento ou falta de treinamento dos funcionários, entre outros fatores.

Organizações que oferecem benefícios e investem em capacitação podem cobrar mais, mas estimulam os colaboradores a executarem melhor o próprio trabalho. Além disso, vale o investimento em um serviço de maior qualidade, realizado com recursos e equipamentos superiores, além de uma equipe mais bem preparada.

Confira o cumprimento de regulamentações

Não é somente com relação aos salários que a contratante tem responsabilidade para com o trabalho realizado pela terceirizada. Isso também inclui a atenção às normas e regulamentações do setor de atuação.

Por isso, é muito importante ter atenção a esses detalhes quando for contratar uma prestadora de serviço. Confira se ela atua de forma alinhada com aquilo que diz a legislação, se oferece segurança individual e coletiva e se a maneira como os processos são desenvolvidos e as atividades realizadas está em conformidade como as regras.

Isso é essencial para que a contratante não acabe sofrendo processos em função de acidentes ou outros problemas decorrentes da atuação da terceirizada.

Exija um seguro de acidentes de trabalho

Como explicamos, em casos de acidentes de trabalho e ausência de responsabilidade com os encargos trabalhistas, a contratante, por corresponsabilidade, pode ter de arcar com as despesas indenizatórias.

Para evitar essa situação e garantir a qualidade de todos que operam em seu ambiente de trabalho, exija que a prestadora tenha um plano de cobertura contra acidentes de trabalho.

Verifique e exija também que a empresa prestadora de serviços ofereça equipamentos de proteção individual aos funcionários. Em contrapartida, você deve oferecer equipamentos de proteção coletiva nas suas instalações, garantindo infraestrutura para que toda a equipe opere de maneira segura.

Contratar uma empresa prestadora de serviços traz uma série de benefícios para a sua empresa. Além de reduzir custos com contratações para atividades que não fazem parte do seu core business, você proporciona maior qualidade para o ambiente de trabalho da sua equipe.

Agora que você sabe quais são os benefícios de terceirizar serviços, conte com a ajuda de quem entende do assunto. Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese