Como os procedimentos de higienização especializada protege a saúde do paciente, do visitante e da equipe assistencial

A presença dos serviços de higienização da Verzani & Sandrini em instituições de saúde é fundamental para promover ambientes mais seguros, devidamente higienizados e com menores de riscos biológicos para pacientes, visitantes e equipe assistencial.

Com uma história sólida e uma reputação construída ao longo de décadas, a Verzani & Sandrini é uma empresa líder no setor de serviços de limpeza e facilities, e, com sua atuação em instituições de saúde, desempenha um papel crucial nesta área.

Em instituições de saúde, os ambientes têm o potencial de abrigar microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus, protozoários, fungos, entre outros, o que pode resultar em contaminações cruzadas. Isso representa uma ameaça à saúde e ao bem-estar dos usuários, especialmente para pacientes imunodeprimidos.

A higienização especializada é essencial também para proteger os profissionais de saúde que lidam diretamente com os pacientes, pois estão mais suscetíveis a infecções e doenças. Portanto, a limpeza e desinfecção desses ambientes e a implementação de medidas de higienização rigorosas desempenham um papel vital.

A Verzani & Sandrini investe em padrões de qualidade com níveis de excelência, dispõe de profissionais qualificados, e, continuamente, capacita os seus colaboradores com o objetivo de minimizar os riscos presentes em clientes, garantindo que os procedimentos operacionais estejam alinhados conforme as legislações e normativas dos órgãos reguladores do segmento (Ministério da Saúde/Anvisa).

Abaixo, expusemos em alguns tópicos como a limpeza e a desinfecção especializadas contribuem para a proteção da saúde de todos os envolvidos.

Controle de infecções hospitalares

A limpeza e a desinfecção especializadas são projetadas para reduzir a propagação de infecções hospitalares. Esses ambientes estão sujeitos a microrganismos patogênicos e se faz necessário um time de higiene especializado e treinado para a utilização correta de produtos químicos saneantes, conforme recomendações dos fabricantes, e a garantia da aplicação das técnicas de limpeza (de cima para baixo, do fundo para a porta, em linhas paralelas, do mais limpo para o mais sujo), assegurando a eliminação de microrganismos presentes nas superfícies.

Ambientes livres de microrganismos

As instituições de saúde são propícias para a disseminação de microrganismos. A higienização especializada ajuda a controlar a propagação de bactérias, vírus e outros agentes patogênicos, contribuindo para a interrupção das cadeias de transmissão.

Equipamentos de limpeza e desinfecção avançados

Investimentos em tecnologia e em equipamentos de limpeza avançados são cruciais. Os equipamentos incluem aspiradores, máquinas autolavadoras, enceradeiras e produtos químicos saneantes, especialmente o desinfetante hospitalar, com sua diluição compatível para cada tipo de microrganismo, seguindo as instruções dos fabricantes (referentes aos laudos microbiológicos). Em casos específicos, também poderão ser adicionados processos de validação de limpeza ou equipamentos de desinfecção por luz ultravioleta nas superfícies desses ambientes. Esses equipamentos garantem uma limpeza e/ou desinfecção mais eficaz, agregando às técnicas de limpeza convencional.

Treinamentos direcionados às equipes

A aplicação de diversos treinamentos técnicos para o time de higiene garante a execução correta dos procedimentos operacionais nos clientes, aumentando o seu conhecimento na área e conscientização sobre a importância da prevenção de infecções e a adoção de práticas seguras. Os treinamentos são elaborados conforme as normativas e legislações do Ministério da Saúde/Anvisa e Ministério do Trabalho.

Descarte adequado de resíduos de serviços de saúde (RSS)

Os resíduos gerados em instituições de saúde precisam de um local próprio conforme o grupo a que pertencem (grupo A – infectantes, grupo B – químicos, grupo C – radioativos, grupo D – resíduos comuns e grupo E – perfurocortantes). Todos os recipientes necessários para esse fim devem estar higienizados, adequados e disponíveis para utilização.

Promoção da confiança e da tranquilidade

Ter um ambiente higienizado e organizado não apenas contribui para a saúde física, mas também promove a confiança e a tranquilidade aos pacientes, visitantes e funcionários. Saber que medidas rigorosas de limpeza estão sendo implementadas cria um ambiente acolhedor e mais seguro, auxiliando no processo de recuperação e tratamento recepcionado.

Conclusão

Manter altos padrões de limpeza e desinfecção é fundamental para mitigar riscos e proporcionar um ambiente seguro e saudável. Os serviços de limpeza e desinfecção especializada, como os oferecidos pela Verzani & Sandrini, são essenciais na prevenção de riscos e na promoção da segurança e do bem-estar de todos. Por isso, investir nesses serviços faz com que a instituição de saúde desempenhe um papel vital na proteção da saúde de todos os presentes no local.

A Verzani & Sandrini se destaca no mercado da terceirização ao garantir que todos os aspectos da limpeza e desinfecção estejam alinhados com os mais altos padrões de biossegurança, estabelecendo assim um ambiente propício para a cura e o bem-estar.

Quer saber mais sobre higienização em instituições de saúde? Acompanhe nosso blog e leia mais sobre esse tema: https://www.verzani.com.br/blog/category/higienizacao/

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese