A segurança patrimonial e eletrônica é um dos investimentos mais importantes para a proteção de um empreendimento. Por isso, aproveitamos o momento para expandir sobre esse tema, explicando tudo o que você precisa saber para a elaboração de um bom projeto de segurança.
Para isso, selecionamos as principais informações sobre o assunto. Aqui, você entenderá o que são os projetos de segurança, como elaborar esse planejamento e, mais importante, como a Verzani & Sandrini pode atender a essa demanda. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é um projeto de segurança?
Do ponto de vista técnico, um projeto de segurança nada mais é do que um planejamento no qual se definem métodos, protocolos e investimentos para elevar a segurança patrimonial de um empreendimento. Esse plano deve ser elaborado para propriedades como condomínios, shoppings, indústrias, lojas, empresas e afins.
Sem um bom projeto, a segurança da propriedade fica sob risco, pois não há uma aplicação adequada dos recursos em proteção, treinamento, suporte e vigilância. Como resultado, o empreendimento fica vulnerável a qualquer ação criminosa, pois não existem processos, pessoas e tecnologias sendo utilizados para coibir, conter ou reagir a esses ataques.
É por isso que muitas gestões, tanto condominiais quanto empresariais, entendem que esse investimento é mais sofisticado do que se imagina — não basta recrutar um vigilante e instalar meia dúzia de câmeras. É preciso investir com inteligência, estratégia e planejamento, tanto na adoção de tecnologias quanto na contratação de profissionais e implementação de rotinas.
Por exemplo, de nada adianta adquirir o melhor sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV) do mercado, se a instalação das câmeras é feita de maneira negligente, deixando uma série de pontos cegos espalhados por todo o perímetro. O mesmo vale para as contratações. É preciso conhecer o histórico profissional e ético dos colaboradores, justamente, para evitar uma falha grave de segurança.
Entendimento das suas necessidades
A segurança eletrônica é repleta de exemplos claros de que não basta apenas investir, é preciso dimensionar a necessidade do seu empreendimento com as soluções disponíveis no mercado. É por meio de um bom projeto de segurança, elaborado em parceria com uma empresa especialista na área, que a gestão é capaz de identificar as soluções para as suas demandas.
Algo muito semelhante acontece dentro das empresas quando elas pretendem modernizar suas operações. Há o desejo de modernidade e tecnologia, mas não há expertise doméstica para orientar esse investimento de maneira otimizada, capaz de atender às expectativas da gestão. Nesse cenário, é comum o investimento em uma consultoria em TI e tecnologia.
Com a segurança patrimonial e eletrônica, acontece o mesmo. Para ser considerado seguro e estável, um empreendimento deve contar com um projeto de segurança robusto e completo, que identifique os riscos e fragilidades do perímetro e oriente o investimento em soluções profissionais e tecnológicas para reduzir essas vulnerabilidades.
Como elaborar um projeto de segurança?
Da forma como percebemos, um bom projeto de segurança deve abordar, pelo menos, quatro etapas principais: a análise dos riscos, a identificação dos níveis de perigo, a pesquisa de mercado e o investimento em tecnologia e profissionais qualificados. A seguir, explicamos cada um desses pontos em mais detalhes — acompanhe!
Avaliar riscos
A análise dos riscos é um diagnóstico transparente sobre as vulnerabilidades do empreendimento em sua situação atual. Aqui, é preciso caminhar pelo perímetro e fazer exercícios de estratégia e reflexão, visualizando quais os pontos mais vulneráveis do território, e quais rotinas e métodos podem ser explorados para quebrar o controle de acesso ao local.
É nessa etapa que gestão e especialista avaliam quais os principais pontos de acesso oculto, que ofereçam baixa visibilidade e proteção para um potencial invasor. É a partir de avaliações como essa que se elabora um mapa completo, dimensionando tanto o número de câmeras e sensores necessários quanto o posicionamento ideal e estratégico para esses dispositivos.
Identificar níveis de perigo
Um bom projeto de segurança também expande os trabalhos anteriores realizados por técnicos e engenheiros de segurança no trabalho. Para isso, reavalia-se e atualiza os mapas de riscos, implementam-se sinalizações e sistemas emergenciais e preventivos, corrigindo as inadequações. Assim, é possível aproveitar o momento para garantir a conformidade legal do empreendimento.
Pesquisar o mercado
Depois de avaliar os riscos, uma empresa especializada já será capaz de quantificar as suas demandas em segurança patrimonial e eletrônica, sugerindo um número específico de profissionais, funções e tecnologias para reforçar a proteção do empreendimento. É aqui que você acessa um orçamento inicial para a modernização e contratação desses serviços.
Reforçamos a importância da pesquisa de mercado. Tratando-se de segurança, é fundamental contar com empresas que sejam referenciais, com um longo histórico de excelência, responsabilidade, reputação e confiabilidade, tal como a Verzani & Sandrini, que tem mais de cinco décadas de atuação e reputação nesse segmento.
Aplicar em tecnologia e equipes qualificadas
Riscos avaliados, perigos identificados e parceria selecionada, é momento de investir em tecnologia e profissionais qualificados. Com a orientação de uma empresa referencial nesse mercado, você receberá as sugestões necessárias para a composição de uma equipe eficiente, confiável e capacitada para lidar com as tecnologias e rotinas adotadas pelo seu empreendimento.
Como a Verzani & Sandrini pode atender a essa demanda?
A Verzani & Sandrini é uma referência absoluta em segurança patrimonial e eletrônica no mercado brasileiro. Com mais de 50 anos de atuação, reputação e excelência, contamos com mais de 50 mil colaboradores especializados para atender a nossa ampla base de clientes e contratos.
Em nossa experiência, segurança patrimonial e eletrônica são áreas que exigem planejamentos e investimentos muito bem dimensionados. Além disso, uma empresa com um amplo histórico de ética e confiabilidade para evitar qualquer tipo de falha, negligência ou vulnerabilidade adicional aos seus procedimentos e rotinas.
Justamente por todos esses fatores, somos a empresa ideal para atender a essa demanda no mercado. Com uma equipe de planejamento repleta de especialistas com décadas de experiência nesse setor, você pode contar conosco para uma avaliação fiel, transparente e objetiva sobre as necessidades para a proteção do seu empreendimento.
Como pôde ver, a elaboração de um bom projeto de segurança depende de uma série de fatores importantes, e um dos mais essenciais é o olhar atento, especialista e qualificado para identificar os erros, riscos e fragilidades. Por isso, é fundamental contar com uma empresa parceira para elaborar esse planejamento, combinando estratégia e agilidade.
Agora que você sabe a importância do projeto de segurança para a proteção do seu empreendimento, aproveite para elaborar esse planejamento com a maior referência desse mercado, acessando nossa página e entrando em contato!