O que é serviço de pronta resposta e quando deve ser acionado?

O serviço de pronta resposta traz agilidade na ocorrência de qualquer evento que exija a presença de um agente especializado que vai se deslocar imediatamente para o local. Trata-se de um reforço, um suporte auxiliar para os serviços de monitoramento.

Sua implementação no condomínio traz uma série de vantagens. Além disso, constitui um importante apoio para os porteiros, por exemplo, no caso de portaria virtual remota.

Continue a leitura e descubra o que é serviço de pronta resposta e quando deve ser acionado.

O que é o serviço de pronta resposta para condomínio?

O serviço de pronta resposta para condomínio é um suporte a mais na segurança monitorada do perímetro, atuando durante as 24 horas do dia. Seu objetivo é prevenir e reduzir as perdas patrimoniais que podem ocorrer em situações inesperadas, como invasão, roubo ou furto.

Trata-se do deslocamento imediato de pessoal especializado, geralmente com motocicletas, para maior agilidade, até o local em situação de insegurança no condomínio. Dessa forma, é possível rapidamente dar apoio operacional aos vigias e porteiros nos pontos de controle de acesso, na portaria e em qualquer outro local onde haja necessidade.

Nesse sentido, as viaturas de suporte, tanto carros como motos, permanecem de prontidão 24 horas para serem mobilizadas a qualquer momento. A equipe também pode acionar os órgãos de segurança competentes se for necessário.

Os serviços de pronta resposta em um condomínio, associados ao monitoramento 24 horas, ampliam significativamente as condições de segurança no condomínio e sua capacidade de solução. A rapidez na resposta, ou seja, no atendimento, é seu principal diferencial.

Qual sua importância e quando deve ser acionado?

Uma das principais expectativas de quem vai morar ou implementar o seu negócio em um condomínio, seja residencial ou comercial, é a segurança para sua família ou para o seu negócio. Isso porque, apenas os serviços de proteção oferecidos pelo poder público podem não ser suficientes para operar com a eficiência necessária.

Assim, os serviços de pronta resposta constituem um suporte capaz de oferecer presteza aos casos a que se destinam. Além disso, ampliam as condições de segurança existentes e reforçam a capacidade de resposta diante de situações que exijam, por exemplo, a presença física do agente ou que requeiram acionamento das forças policiais.

Sua atuação se faz por meio de monitoramento e rastreamento ao longo das 24 horas do dia, sem interrupção. De modo geral, atua nas seguintes situações:

  • violação de sistemas automatizados (acesso irregular);
  • assaltos, roubos e furtos (internos e externos ao perímetro);
  • incêndios;
  • atos de terrorismo;
  • crimes de sequestro;
  • acidentes em geral.

Sempre que houver uma situação de risco ou violação da segurança implantada, o serviço deve ser acionado. A eficiência da resposta pode depender da presteza com que a equipe seja informada. O tempo é crucial para os melhores resultados e, para isso, a equipe entra em operação imediatamente.

Quais as suas vantagens?

A contratação dos serviços de pronta resposta para o condomínio é cercada de vantagens que, como já referido, aprimoram a segurança existente. A pronta resposta se adequa perfeitamente ao sistema integrado de segurança. Veja a seguir os principais benefícios desse suporte.

Rápido atendimento

O próprio nome já indica que se trata de pronta resposta, ou seja, de atendimento imediato, tão logo seja informado. Com o acionamento, uma equipe especializada se desloca para o local a fim de oferecer o suporte necessário à ocorrência.

Agilidade

Questões de segurança necessitam de presteza nas soluções implementadas. A disponibilidade permanente de veículos, inclusive motos para aumentar a agilidade do deslocamento, soma-se à tecnologia e à capacidade de comunicação imediata com os órgãos de segurança.

Dessa forma, as medidas necessárias podem ser implementadas em pouco tempo aumentando significativamente as possibilidades de resultados positivos. Esse é o benefício que mais caracteriza a pronta resposta.

Cobertura

Os serviços de pronta resposta para condomínio oferecem cobertura para toda a área do perímetro, mas também podem alcançar a área externa. Além disso, trata-se de cobertura permanente durante as 24 horas do dia, em todos os dias da semana, logo, não há interrupção do serviço.

Gratuidade do serviço nas condições

No caso de roubo ou furto, o acionamento da pronta resposta pode ser gratuito dentro das horas contratuais. Para esse fim, é necessário que seja encaminhado à empresa de segurança, dentro das 48 horas seguintes, o respectivo boletim de ocorrência (B.O.) registrado.

Possibilidade de períodos maiores

Na procura por um veículo que tenha sido roubado ou furtado, o período de busca pode ser ampliado com a respectiva contratação da extensão que se julgar necessária. É critério do interessado, que pode solicitar que a busca continue por mais um tempo.

Como acionar o serviço de pronta resposta?

O acionamento do serviço de pronta resposta pode ser feito por chamada telefônica ou mesmo por e-mail. De maneira geral, existe uma central que pode ser acionada para esse fim relatando-se o histórico do ocorrido. Esses dados devem ser obtidos e mantidos acessíveis quando da contratação.

O que é necessário para contar com o serviço no condomínio?

O serviço de pronta resposta no condomínio deve operar integrado ao monitoramento 24 horas. Portanto, precisa fazer parte das ações de segurança patrimonial contratadas para proteção do condomínio.

Sendo assim, considere os cuidados necessários para contratar uma empresa de segurança patrimonial que seja especializada e experiente, com um bom reconhecimento do mercado. Nesse sentido, as principais medidas podem ser assim resumidas:

  • procure conhecer a empresa, seus principais clientes e seu nome no mercado;
  • descubra se a empresa está regularmente constituída e como está junto à Polícia Federal e ao Sindicato das Empresas de Segurança Privada;
  • informe-se sobre a tecnologia empregada pela empresa;
  • pesquise a posição da empresa em sites de reclamação do consumidor.

Como você pode ver, os serviços de pronta resposta aplicados ao condomínio agilizam o atendimento presencial, assim como o acionamento dos órgãos de segurança quando são necessários. Além de darem suporte à portaria ou outro local demandado, garantem a proteção presencial na área.

Entre em contato conosco e descubra como a Verzani & Sandrini pode ajudar você na implementação desse serviço em seu condomínio.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese