Ronda motorizada: quais as vantagens desse serviço em condomínio?

A ronda é um serviço fundamental em qualquer solução de proteção patrimonial. É por meio delas que os profissionais conseguem identificar situações suspeitas e perigos iminentes. Portanto, é importante torná-la cada vez mais eficiente e, por isso, a ronda motorizada vem ganhando cada vez mais relevância entre as empresas especializadas.

A motorização desse serviço é uma maneira de aumentar a sua eficiência, atribuir mais agilidade e, até mesmo, proteção para os próprios vigilantes. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, conhecer o serviço e entender como contratá-lo, fique atento a este post. Aproveite a leitura!

Como atua o serviço de ronda motorizada em condomínio?

A ronda motorizada em condomínios tem o papel de uma atuação preventiva, ampliando o raio de proteção da área e aumentando a segurança para os moradores. Esse é um serviço fundamental dentro de um projeto de segurança, seja para atribuir mobilidade aos profissionais, seja para aumentar a eficácia das entregas.

Utilizando carros ou motos para se deslocar dentro do perímetro de ronda, os vigilantes podem definir uma rota para verificar atividades suspeitas, alarmes disparados ou, até mesmo, acompanhar a entrada e saída de objetos de valor ou pessoas importantes na área.

Entre os diferenciais dessa prática, está a duração da sua execução. Esse é um serviço com funcionamento 24 horas, o que evita aquelas atividades maliciosas que ocorrem quando todos os moradores estão dormindo ou mesmo quando outros serviços estão indisponíveis.

Esse trabalho pode ser efetuado de maneira contínua (dependendo do tamanho do condomínio) ou em horários programados pela equipe de segurança. Ele pode ajudar a compreender a rotina do local, além de elucidar o comportamento das pessoas, contribuindo para a identificação de atividades suspeitas.

Para aumentar ainda mais a segurança, os veículos utilizados na ronda devem ser rastreados e monitorados em tempo real. Assim, os profissionais no centro de comando ou da portaria podem estabelecer comunicação e adotar medidas sempre que algo ocorrer diferente do esperado.

Quais são as vantagens desse serviço em condomínios?

Não é à toa que esse serviço vem sendo cada vez mais adotado dentro dos planos de segurança personalizados para condomínios. A seguir, você vai entender o porquê. Fique de olho!

Proteção todos os dias da semana

Como você viu, o serviço de ronda motorizada acontece em um regime 24 horas. Portanto, é possível contar com esse reforço durante todos os dias da semana. Como, em geral, os condomínios contam com equipes específicas de segurança, a ronda motorizada pode ser apenas um complemento.

Em alguns casos, uma mesma equipe de ronda pode atender a dois ou mais condomínios diferentes, que ficam próximos uns aos outros. Assim, a passagem dos veículos ocorrerá em horários aleatórios em cada um deles.

É claro que naqueles locais maiores ou que, por qualquer razão, exijam vigia constante, uma equipe específica pode fazer esse trabalho de forma contínua e exclusiva. Mas o interessante é que a proteção é integral, mesmo quando os moradores não estão no prédio ou estão dormindo, por exemplo.

Agilidade e velocidade nas ações

Especialmente, em perímetros maiores, pode ser difícil responder rapidamente às ocorrências sem o auxílio da ronda motorizada. Ainda que o local conte com um sistema de monitoramento por câmeras, por exemplo, o tempo entre a identificação de uma atividade suspeita e a intervenção dos profissionais é muito maior se o deslocamento tiver que ser feito a pé.

Acionar a equipe motorizada é muito mais rápido e simples, já que eles podem comparecer no local com total agilidade. Isso pode evitar graves problemas, como roubos, invasões ou, até mesmo, danos à propriedade e aos moradores.

Profissionais especializados

As equipes de ronda motorizada são especializadas nesse tipo de serviço. Portanto, são preparadas não só para perceber quaisquer atividades suspeitas dentro do perímetro quanto para reagir adequadamente a elas.

As abordagens, assim como as ações tomadas, devem ser executadas de acordo com os procedimentos padrões. Nesse sentido, os treinamentos e capacitações se fazem ainda mais necessários. Para proteger os moradores e o patrimônio, é preciso saber como realizar com segurança essas ações.

Caso opte por um serviço especializado e terceirizado, você não precisará se preocupar com a preparação das equipes. Elas já vêm treinadas e orientadas sobre as melhores condutas, frente a qualquer situação. Portanto, sua única função será monitorar se tudo está sendo executado conforme o contratado.

Como contratar esse serviço?

Ao contratar o serviço de ronda motorizada, é preciso dar atenção a alguns aspectos. Além de analisar as particularidades e os riscos inerentes do condomínio, é necessário checar se a empresa contratada tem condições de cumprir adequadamente às demandas.

A atuação deve ser, sobretudo, preventiva. Por isso, é importante observar:

  • definição das necessidades, especialmente, se a vigilância deve ser diurna, noturna, integral etc.;
  • experiência da prestadora de serviço e sua reputação no mercado;
  • estrutura oferecida pela empresa em relação aos veículos e equipamentos de trabalho;
  • ações de qualificação e treinamento adotadas, bem como as atualizações;
  • documentações e autorizações legais da empresa e dos profissionais junto à Polícia Federal.

A Verzani & Sandrini oferece o serviço de ronda motorizada para condomínios. Nessa modalidade, os profissionais conseguem tratar com total eficiência aqueles incidentes como acessos irregulares à propriedade, coerção dos comportamentos indevidos e, até mesmo, as divergências nos procedimentos de segurança.

Dessa forma, as rondas ajudam a monitorar a circulação tanto de pessoas quanto de veículos, contribuindo para a identificação de qualquer movimentação suspeita. Ela também favorece a iluminação dos espaços e dos objetos deixados na área de atuação.

Independentemente da empresa de segurança escolhida, é preciso ter atenção na hora de contratar o serviço. Ao pesquisar sobre diferentes prestadoras, procure levar em conta não apenas o preço do serviço, mas o seu custo-benefício, ou seja, considere também as vantagens ofertadas pela terceirizada.

Além disso, busque uma parceira que trabalhe com o auxílio de recursos tecnológicos, que facilitam o trabalho, aumentam a segurança dos profissionais e a proteção do perímetro. Empresas antenadas às tendências tecnológicas podem oferecer um maior respaldo na hora da proteção do ambiente.

Agora, você já está por dentro de tudo o que precisa saber sobre a ronda motorizada. Então, que tal dar o próximo passo e ficar mais perto de oferecer total segurança aos moradores do condomínio? Converse conosco!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese