O que é e quais os tipos de ronda perimetral? Saiba

A ronda perimetral é uma importante atividade de segurança interna de uma propriedade, com o objetivo de confirmar as condições da área e verificar qualquer evento irregular ou suspeito ocorrente. Atende a todo o perímetro e circula pela área interna.

Pode recorrer a veículos e utilizar suporte da tecnologia. Sua principal característica é a presteza e pronta resposta, quando não seja programada para passagens aleatórias.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba o que é e quais os tipos de ronda perimetral.

O que é ronda perimetral?

A ronda perimetral é um dos tipos de ronda de segurança ou ronda patrimonial. É realizada no espaço interno da propriedade delimitado pelo seu perímetro. Este, por sua vez, costuma ser demarcado por cerca, alambrado ou muro.

A ronda perimetral consiste em patrulha ostensiva realizada a pé ou motorizada, com o fim de verificar no local as condições do perímetro. Pode ser motivada, entre outras, por:

  • inspeção aleatória de segurança;
  • necessidade de verificação de possível ocorrência suspeita;
  • disparo de alarme;
  • acompanhamento de acesso para entrar ou sair.

Seu objetivo é verificar as condições de segurança de toda a parte interna da propriedade, sobretudo aquela fronteiriça aos limites cercados ou murados. Assim, pessoas e espaços são avaliados com vistas a identificar alguma situação de risco.

Um aspecto importante da ronda perimetral é a presteza na sua realização de modo a ser eficaz quando houver demanda. No mesmo sentido, a ronda a pé é facilmente visualizada pelos usuários e traz uma boa sensação de segurança. A ronda perimetral é perfeita para um sistema integrado de segurança.

Quais os principais tipos de ronda perimetral?

Rondas perimetrais são comuns em condomínios, escolas, indústrias e empresas com áreas maiores. Sua operacionalização é personalizada quando da contratação dos serviços, de modo a atender ao perfil de cada situação.

Basicamente, as rondas perimetrais podem ser de três tipos. Havendo circunstâncias que requeiram, seu emprego pode ser híbrido, fazendo-se uso de mais de um tipo. Acompanhe!

Ronda perimetral a pé

A ronda a pé é mais comum em áreas menores e possui a vantagem de permitir que o vigilante consiga acessar quase todas as áreas da propriedade. Também se caracteriza por ser mais sensível à captação de possíveis situações irregulares, além de viabilizar um maior contato com os usuários, se necessário.

Ronda perimetral motorizada

A ronda motorizada é costumeiramente a mais empregada, em razão de possibilitar o rápido deslocamento por extensões maiores, por meio de moto, quadriciclo ou automóvel. Em geral, é utilizada para percorrer vias como as ruas de condomínios e caminhos internos de grandes pátios de shoppings, empresas e indústrias.

Ronda perimetral com drone

A tecnologia trouxe o drone para facilitar as rondas. É uma modalidade que vem crescendo entre as empresas de segurança. Um vigilante experiente maneja o equipamento que percorre todo o perímetro da propriedade, com possibilidade de acionamento imediato das autoridades policiais na presença de irregularidades criminosas.

Por que terceirizar a ronda perimetral?

A ronda perimetral é um serviço de segurança patrimonial e, nesse sentido, deve ser entregue a uma empresa especializada e com experiência no setor. Segurança não permite que sejam feitas experiências, uma vez que as falhas podem provocar custos elevados.

Como você pôde ver, a ronda perimetral faz um serviço de segurança interna da área da propriedade com vistas a providenciar respostas imediatas a qualquer irregularidade ocorrida desde os limites murados ou cercados. No entanto, é serviço especializado que deve ser terceirizado para empresa experiente no segmento de segurança.

Conte com a experiência da Verzani & Sandrini para a segurança de sua residência, condomínio ou empresa. Entre em contato conosco.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese