Segurança é investimento indispensável, sobretudo quando se trata de se resguardar contra acessos não autorizados ou invasões em uma determinada área que você quer proteger. Assim, a segurança perimetral de residências, condomínios ou empresas constitui a solução para a proteção necessária.
Considere a redução dos riscos e a sensação de segurança que um sistema de barreiras propõe. Além disso, as facilidades que a tecnologia disponibiliza tornam o conjunto ainda mais apropriado para se evitar invasões.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o que é segurança perimetral e quais os seus benefícios.
O que é segurança perimetral e qual a sua função?
A segurança perimetral é uma das técnicas utilizadas para impedir que pessoas não autorizadas penetrem em uma determinada área, com o perímetro delimitado, que você deseja proteger ou simplesmente impedir o acesso. Pode ser utilizada na segurança patrimonial de diversos tipos de propriedade, como condomínios, empresas e residências, entre outros.
De maneira geral, consiste na implantação de três tipos de barreiras mostradas a seguir. Acompanhe!
Barreira psicológica
De perspectiva preventiva, intimida ou faz com que o indivíduo mal-intencionado desista de suas pretensões invasoras. São utilizadas para esse placas de aviso, alertando para o risco existente (“cuidado”, “cão feroz”, “área monitorada”), além da visibilidade do aparato protetor (cerca elétrica, concertina).
Barreira física
Em geral, é o próprio sistema de cercamento (cerca, alambrado, muro) do perímetro da propriedade, reforçado por elementos de segurança (cerca elétrica, concertina). Trata-se da instalação de obstáculos físicos que impedem ou dificultam o acesso criminoso.
Barreira tecnológica
Essa é a proteção constituída por recursos disponibilizados pela tecnologia, cada vez mais utilizados em segurança patrimonial. Conseguem detectar a presença, monitorar o ambiente, transmitir imagens, acionar alarmes e inibir a invasão, entre outras funcionalidades.
Qual a importância da segurança perimetral?
A segurança perimetral é o primeiro cuidado que você deve ter quando pensa em um projeto de segurança para uma área definida. Em razão de inibir o acesso e sinalizar as tentativas de invasão, reduz significativamente os riscos de perdas patrimoniais, além de aumentar a segurança das pessoas que estão no local.
Conheça agora os principais benefícios da utilização da segurança perimetral:
- inibe invasões ou acessos não autorizados;
- evita riscos de perdas patrimoniais;
- aumenta a segurança de pessoas no perímetro;
- apresenta relação de custo-benefício muito favorável;
- oferece amplas possibilidades e recursos operacionais;
- é constituída por material e equipamento de alta durabilidade.
Como aplicar a segurança perimetral na empresa?
A forma mais segura de implementar a segurança patrimonial em sua empresa, condomínio ou residência é contar com a parceria de uma empresa especializada e experiente. Uma avaliação profissional da realidade local pode indicar os sistemas necessários, evitando gastos excessivos ou uma instalação subdimensionada, sem proteção de fato.
Como você pode ver, a segurança perimetral é o primeiro passo dado na direção de garantir proteção a uma determinada área e às pessoas que ali operam ou residem. Dispõe de recursos bem eficientes e operacionais, mas, deve ser resultado de parceria com empresa especializada e experiente para que seja realmente eficaz e adequada à sua realidade.
Considere a experiência da Verzani & Sandrini na proteção de seu patrimônio. Entre em contato conosco.