Serviço de ronda motorizada: saiba como escolher a empresa certa!

Quanto maior o padrão do condomínio, maior tende a ser a sua segurança. Por isso, elaboramos este conteúdo para falar sobre uma das soluções mais requisitadas nos condomínios de alto padrão: o serviço de ronda motorizada. Como você verá, esse é um recurso essencial para a vigilância de grandes propriedades. 

O nosso objetivo é explicar a demanda cada vez maior por esses serviços. Para isso, respondemos as principais dúvidas em relação ao tema. Aqui, você entenderá o que é a ronda motorizada, quais os benefícios dessa solução, e como identificar e contratar um serviço de qualidade. Então, não perca tempo e confira!

O que é um serviço de ronda motorizada?

Tecnicamente, uma ronda motorizada é um esquadrão de um ou mais vigilantes que, equipados com motos ou carros, fazem uma ronda por todo o perímetro do condomínio em diferentes intervalos de tempo. Na segurança patrimonial, chamamos esses profissionais de rondistas. 

O objetivo do rondista é ser um profissional de apoio à portaria, ao controle de acesso e ao monitoramento de câmeras no perímetro. Afinal, nem sempre é possível estruturar um projeto de segurança eletrônica que cubra todos os pontos cegos da propriedade — o que, no fim das contas, é uma falha de segurança

Por conta disso, o rondista tem duas funções. A primeira é a patrulha. De tempos em tempos, geralmente em intervalos randômicos, esse profissional abandona seu posto para fazer uma nova patrulha, sempre em baixa velocidade, tanto para manter sua discrição estratégica como para não incomodar os condôminos. 

Já a segunda função é ser um profissional de apoio. Muitas vezes, um porteiro ou supervisor de CFTV identifica algo suspeito em alguma das câmeras e perde o contato visual. É nesse momento que, por meio da comunicação via rádio, o rondista é acionado para verificar o ponto suspeito.

Os rondistas também agem após o acionamento de um alarme, deslocando-se rapidamente até o ponto de atenção para verificar atividades suspeitas.

Por fim, outra ocasião em que esses profissionais podem ser acionados é no escoltamento de pessoas para dentro ou fora do condomínio. 

O diferencial desse serviço é que, quando feito por uma empresa reconhecida no ramo de segurança patrimonial, você tem a certeza de que está contando com uma equipe altamente qualificada para exercer a função. Isso inclui a capacitação necessária para agir de maneira correta e ágil durante situações de perigo.

Quais os benefícios de um serviço de ronda motorizada?

Agora que você sabe o que é a ronda motorizada, é momento de destacar os seus principais benefícios. Em nossa visão, existem pelo menos três vantagens muito importantes que podem estimular a contratação desse serviço. A seguir, explicamos cada uma em detalhes!

Disponibilidade 24 horas por dia

Quando você contrata uma empresa referencial nessa área, você pode contar com a disponibilidade de profissionais para todas as horas do dia, e todos os dias da semana. Esse é um diferencial que empresas menores e menos experientes não podem oferecer, pois não contam com um quadro de funcionários suficientemente grande.

No entanto, vale mencionar que a disponibilidade 24 horas é uma qualidade opcional, pois não são todos os lugares que sentem a necessidade de contratar o serviço para além da noite e da madrugada. Para condomínios de alto padrão, que contam com recursos para eliminar suas vulnerabilidades, investir nessa proteção 24/7 “blinda” o condomínio contra invasões e atividades suspeitas.

Profissionais qualificados

Novamente, esbarramos na importância de avaliar a empresa que presta esses serviços. Diferentemente da portaria, vigilantes e rondistas lidam com situações de perigo, que exigem raciocínio ágil, disciplina e muito treinamento técnico, sobretudo para os que patrulham equipados com armamentos. 

Nesse sentido, quando a contratação é feita com responsabilidade, o condomínio usufrui da segurança de contar com uma equipe experiente nessa função, capaz de entregar a proteção necessária para a qualidade de vida de todos no condomínio.

Tecnologia de ponta

Poucas coisas são tão prejudiciais à segurança patrimonial do que equipamentos falhos, defasados e problemáticos. No entanto, como sabemos, tecnologia de ponta é cara — tanto para adquirir quanto para manter. É por isso que a terceirização de uma ronda motorizada de qualidade é uma excelente decisão econômica. 

Em vez de recrutar profissionais, comprar veículos para a frota e adquirir os equipamentos necessários, o condomínio pode simplesmente terceirizar o serviço, contratando uma empresa que já ofereça o capital humano e tecnológico para o exercício desse trabalho, com competência e assiduidade, desde o primeiro dia de atuação.

Como contratar um bom serviço de ronda motorizada?

A qualidade de uma ronda motorizada é diretamente proporcional à qualidade e reputação da empresa que presta esse serviço. Afinal de contas, essa é a empresa responsável pela seleção e qualificação de um time de elite, além de ser encarregada por todo o capital tecnológico que eles levam para o seu condomínio.

Por isso, quando você está no mercado avaliando soluções de segurança patrimonial e eletrônica, é muito importante se atentar a pelo menos três detalhes: tempo de mercado, experiência no ramo e reputação entre os consumidores. Felizmente, a Verzani & Sandrini é a principal referência nesses três fatores. 

Caso não nos conheça, vale notar que temos mais de cinco décadas de atuação no mercado. Nos últimos oito anos, fomos selecionados em 1º lugar como a marca Top of Mind em segurança patrimonial, reforçando como somos sinônimos de qualidade referencial nesse tema. 

Desde 1967, a nossa atuação é pautada em tecnologia, excelência técnica, capital humano, transparência e responsabilidade. Não por acaso, ocupamos a posição de destaque no mercado atual, com um extenso leque de atuação dentro e fora da segurança patrimonial e eletrônica

Entre shoppings, hospitais, aeroportos, indústrias, montadoras automotivas, instituições financeiras, educacionais e demais setores, nós somos a referência máxima em qualidade de execução, o que é um reflexo não apenas da nossa tecnologia, mas de como priorizamos o profissionalismo de alto padrão.

Agora que você sabe a importância do serviço de ronda motorizada, aproveite para suprir essa demanda com principal referência no assunto. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese