O que é o serviço de vigilância? Entenda como funciona

Com o aumento da violência nos grandes centros urbanos, estar atento à contratação de serviço de vigilância é fundamental para garantir a ordem e o bem-estar das pessoas que frequentam shoppings, empresas, condomínios, indústrias e outros segmentos empresariais.

O serviço de vigilância é regulamentado, autorizado e fiscalizado pela Polícia Federal, sendo norteado pela Portaria 3.233/2012, responsável por regularizar as atividades de segurança privada, armada ou desarmada. 

Mas todos esses serviços devem ser prestados por instituições especializadas e contar com profissionais capacitados para promover a sua execução.

Ficou curioso e quer saber o que é serviço de vigilância? Então, continue a leitura!

O que é o serviço de vigilância?

Trata-se de um segmento de negócio que tem por objetivo oferecer o serviço de proteção a pessoas, bens imóveis, tanto na esfera privada quanto pública, com ou sem o uso de armas. Esse serviço está disponível para todos os ramos de negócios e também para a proteção de condomínios e casas residenciais, o que é muito importante para poder atender ao crescente número de imóveis que estão sendo construídos.

Além disso, é algo essencial, especialmente nos grandes centros urbanos, onde a violência cresce a cada dia. O serviço de vigilância é facilitado pelos recursos tecnológicos, já que a qualidade dos equipamentos tem evoluído a cada ano, possibilitando que os processos sejam cada vez mais eficientes.

Para isso, é preciso garantir que as atividades sejam prestadas por profissionais experientes, capacitados e treinados, o que é fundamental para o bom funcionamento das ações de vigilância. Nesse sentido, é esperado que o empreendimento ou a residência em questão estejam protegidos da melhor forma.

Ademais, o serviço de vigilância tem como objetivo promover a segurança em amplo aspecto, mitigando os riscos de perdas ou danos ocorridos em roubos e invasões. Para tanto, é possível utilizar a vigilância armada e desarmada

A vigilância armada é uma atividade especializada que acontece alinhada com as necessidades de cada local e cliente. Desse modo, compreende:

  • monitoramento de imagens;
  • controle de acesso;
  • análise de risco e vulnerabilidade;
  • prevenção de furtos e roubos;
  • vigilância ostensiva;
  • ronda motorizada e supervisão 24 horas.

Já a vigilância desarmada acontece sem o uso de armas de fogo, mas isso vai depender de cada situação. Para saber em qual circunstância a vigilância desarmada é indicada, é preciso solicitar a realização de um diagnóstico e observar as reais necessidades de cada cliente.

Nesse cenário, a contratação de equipe profissional especializada em vigilância é uma das formas mais eficientes de afastar pessoas mal intencionadas. Para tanto, é preciso contar com prestadores de serviço com credibilidade no mercado, a fim de evitar transtornos no decorrer das atividades.

Quais os benefícios do serviço de vigilância?

A contratação dos serviços de vigilância, além de possibilitar uma maior segurança para os ambientes e pessoas, também traz outros benefícios. Veja a seguir!

Reduzir os riscos de danos ou perdas

Com o serviço de vigilância, você afasta o risco de danos ou perdas, pois conta com profissionais capacitados para conduzir as atividades da melhor forma. Além disso, quando as pessoas percebem que o ambiente é monitorado, isso afasta quem tem más intenções, pois sabem que encontrarão barreiras para atingir os seus objetivos, no caso, subtrair algum bem do local monitorado.

Garantir que o serviço seja prestado de forma eficiente

Como as atividades dos serviços de segurança são regulamentadas, o profissional que presta o serviço deve passar pelo curso de formação de vigilante e estar com toda a documentação em dia para exercer as suas atividades. Isso garante processos mais acertados e também aumenta a eficiência dos serviços, elevando as chances de sucesso das atividades.

Redução de custos com a ajuda da tecnologia

O serviço de segurança tem no monitoramento eletrônico um grande aliado. Assim, com uma equipe preparada para realizar as atividades à distância, com recursos facilitados pela tecnologia, como câmeras e sensores de presença, fica muito mais fácil manter os ambientes seguros. Ao mesmo tempo, é possível economizar, pois os vigilantes atuarão presencialmente somente em caso de movimentações suspeitas.

Como escolher uma empresa de segurança?

Para contratar uma empresa para prestar o serviço de vigilância, é fundamental estar atento ao histórico da mesma, checando se ela tem todas as documentações necessárias exigidas por lei, certificações, referências e outras informações que garantam a sua idoneidade e profissionalismo.

Como a Verzani & Sandrini pode ajudar?

Atuando no segmento de segurança patrimonial desde 1992, a Verzani & Sandrini é uma empresa de soluções completas para atender os mais diversos tipos de negócios com serviços integrados, que englobam limpeza e conservação, gestão de condomínios, manutenção, entre outros.

Por meio da segurança terceirizada, a empresa oferece serviços de excelência que possibilitam ao contratante economizar, ao mesmo tempo em que usufrui de um serviço altamente especializado. Isso porque, o contratante não precisa arcar com despesas oriundas da folha de pagamento de pessoal, como impostos, salário, adicional noturno, décimo terceiro, férias, hora extra etc.

Ao contratar os serviços, a sua empresa paga somente pelos serviços contratados e passa a contar com um suporte especializado na segurança todos os dias.

Além disso, a Verzani & Sandrini trabalha com profissionais altamente capacitados e com uma equipe bem treinada para oferecer as soluções em serviços de segurança de forma correta, seguindo todas as normas da legislação vigente no país.

Nesse cenário, contar com toda a nossa experiência garante que seu negócio está investindo em qualidade, bom atendimento e contando com a credibilidade de uma empresa fundada há 54 anos!

Como vimos ao longo da leitura, o serviço de vigilância é fundamental para oferecer proteção às pessoas, bens imóveis e isso pode acontecer tanto presencialmente quanto na forma de monitoramento. Além disso, é possível contar com vigilância armada e desarmada, de acordo com a necessidade do seu empreendimento.

Se você gostou do artigo e deseja saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese