Qual é a diferença entre Síndico e Gestor de Facilities? Saiba!

Quer que tudo aconteça da melhor maneira possível no condomínio? Então, é fundamental contar com um profissional que fique responsável pela limpeza, segurança, organização e pela manutenção do local. Durante um longo tempo, era o Síndico que desempenhava todas essas funções, mas hoje em dia há o profissional que pode ajudar muito na administração do condomínio: o Gestor de Facilities. Mas, afinal, qual é a diferença entre Síndico e Gestor de Facilities? É sobre isso que vamos falar agora!

Bom, é importante ficar claro que as facilities são tarefas que têm o objetivo de facilitar o desenvolvimento de atividades mais relevantes do prédio, ou seja, aquelas pelas quais o condomínio surgiu, que asseguram o lucro e também a sua sobrevivência no mercado.

Você deve estar se perguntando: uma atividade exclui a outra no local ou se complementam? Você vai entender as diferenças entre elas e ter a resposta para sua dúvida ao longo do texto. Acompanhe e aproveite a leitura!

O que é Síndico?

O Síndico é aquele profissional que fica responsável pela administração do condomínio. Muitas vezes é também conhecido como Administrador do Condomínio. Normalmente, esse profissional é eleito por uma assembleia que acontece entre os moradores, chamados de condôminos.

De maneira resumida, o Síndico é o responsável direto pelo prédio, tendo funções de manter a ordem, a segurança, o equilíbrio das finanças, a limpeza e a disciplina do local.

O que é Gestor de Facilities?

O Gestor de Facilities, por sua vez, é aquele profissional responsável pelo funcionamento do condomínio, podendo trabalhar também em hospitais, shoppings, empresas e bancos, por exemplo. Ele cria o planejamento estratégico com foco na totalidade dos serviços necessários para o dia a dia do prédio.

Dessa forma, esse Gestor tem que gerenciar os serviços de jardinagem, infraestrutura, limpeza, segurança, tecnologia em voz, telecomunicações, imagem, para garantir que essas operações estejam sempre disponíveis e com a maior qualidade oferecida.

Qual é a diferença entre um Síndico e Gestor de Facilities?

Bom, o Síndico tem a responsabilidade de administrar o condomínio, sendo o representante dos condôminos. Às vezes, é um morador do prédio, mas também pode ser um profissional contratado de fora. Então, o Síndico defende o patrimônio, os deveres e os direitos dos moradores, e segundo o artigo 1348 do Código Civil, esse profissional tem como funções:

  • garantir que o regime interno seja cumprido;
  • cuidar da conservação do prédio;
  • fazer a contratação de prestadores de serviços;
  • prestar as contas à assembleia;
  • prezar pela qualidade de vida e pela segurança dos condôminos;
  • impor multas quando necessário;
  • entre outras funções relevantes e necessárias.

Agora, o Gestor de Facilities é aquele profissional capaz de gerenciar os serviços de segurança, limpeza, infraestrutura e etc. Como dissemos, ele pode trabalhar em shoppings, bancos, empresas e condomínios. Esse Gestor pode agregar e ser muito útil no prédio.

É preciso ficar claro que as duas funções são consideradas como complementares, já que enquanto o Síndico faz a administração do condomínio, o Gestor de Facilities cuida da segurança, limpeza e muito mais.

Então, o Gestor pode trabalhar como um braço direito do Síndico, gerenciando serviços até mesmo de energia, engenharia etc. Dessa forma, o Síndico vai ter tempo para se dedicar a ações muito mais estratégicas do condomínio. Além disso, vale ressaltar que o Gestor pode ter uma expertise bem interessante na administração, o que contribui significativamente na economia de recursos, melhorando até a qualidade dos serviços.

Quais são os serviços mais procurados no mercado de facilities?

Veja, a seguir, os serviços mais buscados nesse mercado, pelo fato de serem terceirizados facilmente!

Limpeza

Um serviço muito procurado é o de limpeza. Como é um aspecto muito essencial para a saúde e bem-estar das pessoas, a contratação de facilities acaba se destacando. Normalmente, a empresa contratada disponibiliza todos os materiais e equipamentos necessários para executar as atividades de nível profissional muito alto, garantindo a limpeza e a conservação do local.

Manutenção

Até mesmo nas residências, o uso contínuo de instalações e dos equipamentos exige certos cuidados, não é mesmo? Por isso, a manutenção passa a ser uma das facilities necessárias para a rotina de um condomínio.

Ao contar com esse serviço, você tem técnicos qualificados para solucionar vários problemas no prédio, como consertos hidráulicos, panes elétricas e uma grande variedade de serviços. Muito mais do que resolver problemas que você não está esperando, dispor dessa facilidade no condomínio é essencial para evitar que esses problemas ocorram, gerando grandes transtornos para os moradores.

Segurança

Todos os condomínios têm que se preocupar com a segurança, para garantir tranquilidade para todas as pessoas presentes no local. Como é algo que não faz parte da atividade principal de um condomínio, é um serviço que pode ser facilmente contratado na forma de facilities. Vale lembrar que os profissionais contratados são treinados e qualificados para a realização desse trabalho.

[rock-convert-cta id=”2195″]

Por que é importante contar com uma empresa especializada para a parte de gestão?

Bom, agora que você já entendeu o que é e qual é a importância de um Gestor de Facilites no condomínio para otimizar e facilitar o trabalho do síndico, já pode conhecer empresas que realizam essa gestão para as atividades necessárias.

Uma grande vantagem de terceirizar e contar com uma empresa especializada para esse fim é poder criar um projeto personalizado. Dessa forma, o condomínio reduz gastos com muitos serviços, pois optará apenas pelo que é realmente necessário no prédio, sem deixar de ter um serviço de extrema qualidade.

É muito comum que os Síndicos tenham dificuldade no momento de contratar profissionais adequados para realizar essa gestão. E o fato é que nem sempre o Síndico tem habilidade e tempo suficientes para fazer a administração das facilities. Portanto, contratar um Gestor nessa área ajudará o condomínio, possibilitando que o Síndico dedique mais tempo para outras atividades importantes.

Enfim, contar com uma boa empresa especializada que está sempre treinando e qualificando seus profissionais para realizar os serviços de facilities vai resultar em maior tranquilidade para o Síndico e grande economia de tempo no processo. Além disso, há economia de tempo na execução do trabalho em si, afinal de contas, profissionais treinados e capacitados realizam as tarefas de maneira muito planejada e, com isso, o trabalho flui melhor.

Bom, agora você sabe a diferença entre Síndico e Gestor de Facilities e o melhor de tudo: entende que a contratação de uma empresa especializada significa facilidade para o condomínio em geral, que pode terceirizar várias tarefas, como segurança, manutenção, limpeza etc., gerando uma grande economia de recursos e de tempo.

Agora que você já sabe a importância de contar com um Gestor de Facilities para trabalhar em parceria com o Síndico, aproveite o momento e conte com quem mais entende desse assunto. É só acessar nosso portal e entrar em contato conosco!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese