Conheça as tecnologias aplicadas pela Veman na rotina industrial

Nós da Veman, empresa Verzani & Sandrini, seguimos na incessante busca pela melhoria contínua na entrega de nossos serviços. Estamos firmemente comprometidos em explorar e adotar as mais recentes inovações tecnológicas no setor industrial, tudo isso como parte integrante de nossa estratégia operacional.

Nossa visão da inovação é sustentada por três pilares fundamentais, que desempenham um papel crucial em nossa busca pela excelência:

1. Aumento da produtividade e da eficiência operacional
Valorizamos a tecnologia como uma aliada na elevação da produtividade e da eficiência de nossas equipes. Utilizamos algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para automatizar processos complexos, antecipar comportamentos e criar sinergias entre diversas áreas de nossa operação. Essa abordagem nos permite otimizar nossos recursos e garantir que cada aspecto de nossas operações seja conduzido de maneira eficaz.

2. Predição e prescrição para o gerenciamento de ativos
Uma das bases de nossa estratégia de inovação é a capacidade de prever o estado de nossos ativos. Utilizando avançados sistemas de monitoramento e análise de dados em tempo real, somos capazes de planejar intervenções precisas com base em necessidades reais, minimizando o risco de paradas não programadas. Além disso, essa abordagem estende a vida útil de nossos ativos, deslocando nosso enfoque de ações preventivas e corretivas para o mundo da predição e prescrição. Isso resulta em operações mais eficazes e custos operacionais reduzidos.

3. Melhoria da qualidade de serviço e da experiência do usuário em edifícios
Colocamos um forte foco na melhoria da qualidade dos serviços que oferecemos e na experiência dos usuários em nossos edifícios. Investimos em tecnologias que aumentam o conforto dos ocupantes, impulsionam sua produtividade e permitem que interajam de forma ativa com seu ambiente de trabalho. Adaptamos nossos espaços para atender aos hábitos e às necessidades específicas de quem os utiliza, criando ambientes mais adaptáveis e agradáveis.

Esses três pilares fundamentais norteiam nossa abordagem para a inovação e a tecnologia em nossas operações. Acreditamos que a busca constante por aprimoramento e a incorporação contínua de avanços tecnológicos são essenciais para uma entrega de serviço de qualidade excepcional e para criar ambientes mais eficazes, confortáveis e orientados para as necessidades dos usuários em nossos edifícios.

A transformação digital na Veman

Nosso processo tem sido abrangente e estratégico, com foco em diversas iniciativas que visam aprimorar nossas operações e a qualidade dos serviços que oferecemos. Esse processo engloba uma série de etapas e ações cruciais, conforme detalhado a seguir:

Conectividade aprimorada
Uma das bases de nossa transformação digital é o aumento do uso de ferramentas que facilitam a conectividade entre nossos recursos de campo e nossa estrutura de supervisão e back office. Essa conectividade aprimorada permite o fluxo eficiente de informações em tempo real, melhorando as tomadas de decisão e a resposta rápida a eventos críticos.

Automatização de processos de QSA
Implementamos processos de qualidade, saúde e ambiente (QSA) automatizados, incluindo diálogos de segurança, procedimentos e instruções de trabalho. Essa automação não apenas aumenta a eficiência, mas também reduz o risco associado às atividades, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz.

Educação online e a distância
Estabelecemos um processo de ensino online a distância, permitindo a criação de planos de formação e treinamentos personalizados para nossos colaboradores. Isso contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossa equipe, refletindo-se na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes.

Plataforma integrada de monitoramento e controle
Adotamos uma plataforma integrada de monitoramento e controle que aproveita recursos avançados, como analytics, machine learning e inteligência artificial. Essa plataforma proporciona insights valiosos, otimizando a gestão de nossos ativos e serviços.

Soluções de IoT para monitoramento em tempo real
Implementamos soluções de internet das coisas (IoT) para coleta de dados em tempo real sobre os ativos e espaços de nossos clientes. Isso nos permite monitorar de forma proativa o desempenho e a eficiência de sistemas e equipamentos, resultando em maior confiabilidade e eficácia operacional.

Integração com ferramentas de gestão e automação predial
Integramos nossos sistemas com ferramentas de gestão de facilities e automação predial, permitindo a aquisição de dados e a realização de inferências automáticas sobre esses sistemas. Essa integração promove uma gestão mais eficiente e informada de nossos espaços e ativos.

Departamento de inovação e colaboração com clientes
Estabelecemos um departamento de inovação que mantém comunicação constante com todas as áreas de negócio para identificar necessidades e buscar soluções. Juntos, colaboramos com nossos clientes para personalizar e ajustar nossos processos de acordo com as necessidades específicas dos gestores e usuários dos ativos.

O que fazemos hoje

  • Plataforma integrada de monitoramento e controle que nos permite criar sinergias entre as diferentes verticais de negócio: segurança, serviços e manutenção;
  • Cruzamento de dados entre diferentes sistemas para planejar de forma mais eficiente os nossos recursos, como, por exemplo, dados de ocupação dos espaços com a escala das equipes de limpeza e conservação;
  • Predição de falhas em equipamentos críticos;
  • Cruzamento de dados meteorológicos com os sistemas de irrigação e as condições de umidade do solo para que a irrigação seja feita apenas quando necessário, evitando o desperdício de água;
  • Automatização de processos de ronda utilizando soluções IoT que permitem monitorar sistemas e ambientes sem a necessidade de verificações periódicas “in loco”, aumentando a produtividade dos recursos especializados, que podem focar nas tarefas de maior valor agregado, e fornecendo dados importantes para tomadas de decisão mais assertivas;
  • Monitoramento de insumos, como, por exemplo, papel e sabonete, para que a reposição seja feita de forma otimizada, com melhor planejamento de estoques, melhorando a qualidade do serviço e reduzindo desperdício;
  • Monitoramento em tempo real de temperatura, umidade e qualidade do ar e luminosidade para dar maior conforto aos utilizadores aumentando a sua produtividade e a eficiência dos sistemas de HVAC e iluminação.

Quais as vantagens da utilização das novas tecnologias?

  • 40% de redução de falhas não planejadas nas máquinas
  • 40% de redução do número de horas extras na manutenção
  • 30% de aumento da confiabilidade e disponibilidade física das máquinas
  • 20% de redução do estoque de peças sobressalentes
  • 20% de aumento da vida útil dos ativos
  • 20% de aumento da produtividade das equipes de conservação e limpeza
  • 10% de aumento do nível de satisfação dos utilizadores
  • 10% de redução de desperdício de papel e sabão nos sanitários

Nossa transformação digital é um compromisso contínuo para melhorar a eficiência operacional, a segurança, a qualidade dos serviços e a experiência do cliente. Estamos empenhados em utilizar a tecnologia de forma estratégica para enfrentar os desafios do presente e do futuro ao mesmo tempo em que buscamos constantemente maneiras de aprimorar nossas operações em colaboração com nossos valiosos clientes.

Quer saber mais informações sobre indústria e tecnologia? Leia outros artigos do tema no nosso blog: www.verzani.com.br/blog/category/servicos-para-industria.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese