Por que fazer uma terceirização de bombeiro civil? Descubra!

Garantir a prevenção de incêndios é muito importante para empresas de todos os tipos, mas, principalmente, para grandes empreendimentos, com alto nível de periculosidade ou grande fluxo de pessoas. Por isso, pensar na terceirização de bombeiro civil pode ser uma ótima opção. Afinal, essa é uma modalidade repleta de vantagens.

Para que não restem dúvidas sobre o tema, neste post, destacaremos suas principais curiosidades, explicando quais empreendimentos exigem os serviços do bombeiro civil, por que a terceirização é uma boa ideia e como realizar esse processo. Então, não perca tempo e acompanhe! 

Quais empreendimentos exigem os serviços de bombeiro civil?

Primeiramente, é importante observar a obrigatoriedade. Por ser uma matéria de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, é comum que diferentes Estados e municípios apresentem visões distintas sobre o tema, ora com legislações mais rigorosas, ora mais brandas. 

No entanto, sob um ponto de vista geral, é comum que a legislação municipal determine a obrigatoriedade de uma brigada civil em certos tipos de estabelecimentos, como shoppings, hipermercados, grandes lojas de departamento, casas de show, salões de eventos, indústrias etc. 

Em comum, esses estabelecimentos compartilham alguns detalhes, por exemplo, o grande fluxo de pessoas e a maior periculosidade. Em muitas legislações, a obrigatoriedade é determinada de acordo com a capacidade do estabelecimento, mas em todo empreendimento com capacidade para acomodar mil pessoas ou mais, isso é certo. 

Novamente, é importante destacar como a legislação varia sobre esse tema. Em boa parte das cidades brasileiras, a obrigatoriedade é a regra vigente, já em outras não. Ainda, em certos municípios, a obrigatoriedade é mais rigorosa, exigindo brigada para estabelecimentos ainda menores. 

Por isso, para todos os efeitos, é muito importante complementar essa leitura com uma boa pesquisa na legislação municipal onde se encontra o seu estabelecimento. Assim, você terá as respostas definitivas sobre a obrigatoriedade da contratação de uma brigada civil para o seu empreendimento. 

Por que a terceirização pode ser uma boa ideia?

Segurança, qualidade e economia. Esses são os três pontos que estimulam a terceirização de profissionais brigadistas. Mas essas qualidades são semelhantes à terceirização de profissionais e serviços de qualquer área, pois esse é justamente o destaque da modalidade. A seguir, explicamos em detalhes. Confira! 

Segurança

Para quem empreende, existem duas alternativas práticas para solucionar esse dilema. A primeira é formar e treinar uma brigada de incêndio apostando no voluntarismo dos seus colaboradores. Sem dúvidas, é uma abordagem importante e que faz parte do plano de segurança de muitas empresas. 

No entanto, a melhor alternativa é a terceirização. Assim, você contrata os serviços de uma equipe especializada, que não divide atenção com a ocupação principal. Isso eleva a segurança e garante que a empresa esteja protegida por profissionais que se dedicam apenas à prevenção e combate aos incêndios. 

Qualidade

A qualidade existe sob dois aspectos. Primeiro, há a qualidade dos equipamentos. Quando você terceiriza a admissão desse profissional, contrata também toda a tecnologia inerente a essa profissão. Isso porque, o bombeiro civil é alocado em sua empresa já equipado com ferramentas e recursos de alta qualidade e confiabilidade

Depois, existe a qualidade técnica. Ao transformar colaboradores em brigadistas, você investe em capacitação, e não conta com a experiência de um profissional de longa data. Agora, ao terceirizar, você já absorve esse profissional completo, que vem munido de bagagem e ferramental de qualidade. 

Economia

Contratar bombeiros profissionais, sobretudo sob a CLT, pode não ser interessante para a sua estratégia gerencial. Além dos impostos, é importante investir em treinamentos e recursos para a admissão desse profissional. Com a terceirização, esses custos são diluídos pelo contrato exclusivo à prestação de serviços. 

Por esse motivo, frequentemente, a terceirização é vista como uma modalidade tão vantajosa ao mercado. Dessa forma, a sua única preocupação é identificar uma empresa que seja referência na área, com boa reputação e décadas de prestação de serviços especializados para as suas necessidades, como é o caso da Verzani & Sandrini

Como fazer a terceirização de bombeiro civil?

Da forma como percebemos, a terceirização nessa área pode ser segmentada em três etapas: a identificação das suas necessidades, a pesquisa de mercado e as considerações finais. Abaixo, explicamos cada um desses pontos em mais detalhes. Acompanhe!

Identifique as necessidades da sua empresa

Como destacamos no início do artigo, não são todas as empresas que necessitam de bombeiros civis. Geralmente, essa obrigatoriedade está atrelada a três fatores: o volume circulante de pessoas, a periculosidade da atividade e dos perímetros, além do município que sedia o estabelecimento. 

Para avaliar essa necessidade, é importante analisar, cuidadosamente, a legislação municipal. Feito isso e constatada a necessidade, é momento de identificar riscos e adversidades, o que pode ser feito na elaboração do plano de emergência contra incêndio

Faça uma ampla pesquisa de mercado

Além da economia, uma das maiores vantagens da terceirização é justamente delegar a responsabilidade de uma competência para uma empresa especializada na área. No entanto, o momento que mais exige do gestor é a contratação da empresa terceirizada. Por isso, é muito importante fazer uma busca minuciosa no mercado. 

Mas mais que identificar as empresas que oferecem esses serviços, é essencial analisar a qualidade, a transparência e a reputação de mercado. Afinal, estamos falando da contratação de profissionais e serviços de segurança, portanto, a prioridade deve ser a confiabilidade, e não necessariamente o preço.

Considere os últimos detalhes

Premiações, indicações de empresas conhecidas, tamanho, reputação e tempo de mercado são apenas alguns dos detalhes que também merecem a sua atenção durante o processo de decisão. E aqui, vale destacar um pouco sobre nós. Com mais de cinco décadas de atuação, a Verzani & Sandrini é hoje uma das maiores referências em terceirização de serviços de segurança em toda a América Latina. 

Com mais de 1.400 clientes distribuídos nos mais variados segmentos, nos consolidamos como uma líder de mercado, oferecendo o que há de melhor em segurança eletrônica, patrimonial, prevenção e combate a incêndios, serviços hospitalares, manutenção predial e por aí adiante. 

Agora que você conhece os benefícios da terceirização de bombeiro civil, aproveite o momento para terceirizar com quem é referência no assunto. Para isso, é simples, basta você acessar nossa página e entrar em contato!

Treinamento de funcionários terceirizados: entenda as responsabilidades de cada parte
Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese