Conheça 8 benefícios da terceirização de limpeza para condomínios

A terceirização de limpeza para condomínios é a contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. Logo, elimina a necessidade de empregar colaboradores internamente.

Essa prestadora será responsável pelas obrigações trabalhistas, disponibilidade de materiais, emprego de pessoas, realização de treinamentos etc. Enquanto isso, o condomínio fica livre, encarregando-se apenas de pagar a quantia prevista em contrato, sem burocracias.

Por isso mesmo, é uma opção com inúmeras vantagens para os síndicos e administradores de condomínios. A seguir, listamos os 8 benefícios mais importantes. Não deixe de conferir!

1. Contar com pessoas qualificadas

As boas empresas terceirizadas oferecem treinamentos e capacitações para os colaboradores em diversos temas. Entre outros assuntos, destacamos os seguintes exemplos:

  • técnicas e métodos de trabalho;
  • criação do roteiro de limpeza;
  • atendimento ao cliente;
  • uso de produtos de limpeza;
  • segurança no trabalho;
  • equipamentos de proteção individual.

Por estarem mais qualificadas, as equipes conseguem executar um trabalho com qualidade e economia. Além disso, o condomínio deixa de se responsabilizar pelos custos de qualificação de pessoas, que podem ser elevados. Daí ser uma medida bastante vantajosa para os contratantes.

2. Eliminar problemas trabalhistas

A Lei de Terceirização trouxe regras claras sobre as obrigações nas relações com os colaboradores terceirizados. Basta seguir a legislação para proteger o condomínio contra qualquer discussão na justiça e colher os benefícios da terceirização, sem dores de cabeça.

Quem faz a gestão dos direitos trabalhistas é a empresa especializada. Jornada de trabalho, horas extras, salários e férias são algumas das preocupações que deixam de fazer parte da rotina do condomínio.

A responsabilidade do condomínio só aconteceria se a empresa deixasse de realizar os pagamentos. Portanto, você pode minimizar qualquer risco ao escolher uma empresa tradicional e de boa reputação.

3. Simplificar a gestão do condomínio

Sem a complexidade de gerir as folhas salariais, as rotinas do financeiro se tornam mais simples de serem executadas. Afinal, no contrato de terceirização de limpeza para condomínios, você fará o pagamento para a empresa contratada, que se encarrega dos direitos dos trabalhadores.

Você também tem a vantagem de não realizar o controle de jornada e horas extras. Além de verificar se o ponto foi batido nas horas corretas, essa gestão pode envolver a criação de bancos de horas e aprovação de pedidos de folga. O que aumenta a carga de trabalho de quem administra o serviço.

O condomínio se vê livre, ainda, do controle de estoque e dos materiais. Nessa tarefa, além de comprar e repor os produtos e equipamentos, precisamos verificar se não há desperdícios pelos colaboradores. E a terceirização de limpeza para condomínios transfere ambas as responsabilidades.

4. Repor rapidamente os colaboradores

O condomínio deixa de se preocupar com o absenteísmo e o turnover. O absenteísmo corresponde às horas em que, apesar de ser exigido no trabalho, o colaborador está ausente, enquanto o turnover é o cálculo de saída de pessoas dos quadros da empresa.

Se gerir pessoas por conta própria, você deve repor todas essas ausências. Logo, terá de contratar pessoas ou buscar uma diarista autônoma, comprometendo a qualidade do serviço e gerando custos extras para o condomínio. 

As empresas terceirizadas, por sua vez, têm condições de gerenciar esse risco. Se um colaborador não puder comparecer, outro será enviado no lugar dele para realizar as tarefas, preservando a continuidade do serviço. É uma situação antecipada pelo planejamento das empresas especializadas.

5. Reduzir custos

O modelo de trabalho das empresas especializadas em terceirização de limpeza para condomínios traz inúmeras economias para o contratante. Veja algumas despesas que você deixa de pagar:

  • horas extras;
  • contratação de profissionais para cobrir férias;
  • direitos trabalhistas;
  • treinamento e capacitação;
  • aquisição de produtos e equipamentos de limpeza;
  • processos trabalhistas.

A quantia paga para a empresa terceirizada terá um excelente custo-benefício. Como as melhores empresas atuam em grande escala, elas conseguem treinar mais pessoas por vez, comprar mais produtos e equipamentos, recrutar com mais eficiência, entre outras atividades que minimizam despesas. Assim, é possível oferecer boas condições para os contratantes.

6. Garantir a segurança no trabalho

Os colaboradores terceirizados são qualificados e recebem todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para cada situação. Também são profissionais que entendem os comportamentos perigosos e evitam atitudes incorretas no trabalho.

Aliás, a saúde dos colaboradores é um ponto importante. Por lidarem com produtos químicos e executarem tarefas repetitivas, é preciso tomar cuidados para que o bem-estar dos profissionais não seja prejudicado no longo prazo.

7. Ter mais tempo disponível

Ao não se preocupar mais com treinamentos, ausências no trabalho, folhas salariais e outras questões ligadas ao serviço de limpeza, o condomínio pode destinar o tempo para outras atividades relevantes para a gestão.

8. Deixar os condôminos mais satisfeitos

A qualidade dos serviços de limpeza também impacta a satisfação dos condôminos. É muito comum que a higienização e manutenção das áreas comuns gerem reclamações junto à administração, e contar com serviços especializados faz toda a diferença para manter a qualidade desse trabalho.

Todos esses benefícios, no entanto, dependem da contratação de um parceiro de excelência, não é mesmo?

A Verzani & Sandrini pode ajudar bastante nesse sentido. Os serviços de limpeza e conservação são nosso carro-chefe desde 1967 e podemos executar as atividades do seu condomínio, de ponta a ponta, com excelente qualidade.

Um dos nossos diferenciais é a gestão de pessoas. Até o momento, a Verzani já ganhou o prêmio Top of Mind Estadão RH quatro vezes, pelo trabalho realizado em atividades técnicas, como recrutar talentos, qualificar os colaboradores, controlar o desempenho, manter as pessoas motivadas e satisfeitas.

Por isso, podemos ajudar o seu condomínio a contar com os melhores profissionais de limpeza. Aliás, temos contratos de terceirização com mais de 10 anos de atividade contínua, em que mantivemos nossos clientes satisfeitos com a qualidade dos serviços.

Os benefícios da terceirização de limpeza para condomínios vão representar mudanças importantes, especialmente em relação à qualidade e custo das operações. Além disso, com uma empresa tradicional e de boa reputação, você não terá dores de cabeça e pode firmar uma parceria de sucesso durante a sua gestão.

Então, entre em contato agora mesmo com o nosso time de atendimento e tire as suas dúvidas sobre a terceirização dos serviços de limpeza!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese