Terceirização de serviços de limpeza: o que devo analisar antes de contratar?

A otimização de custos e a inovação são preocupações em comum entre gestores dos mais diversos segmentos. Em um mercado cada vez mais exigente, é essencial atentar às possibilidades de se diferenciar e reduzir custos nos aspectos mais básicos. A limpeza é um deles.

Para manter os ambientes bem higienizados e reduzir custos, muitas empresas recorrem à terceirização de serviços de limpeza. Afinal, alguns setores exigem cuidados especiais, que requerem equipamentos e profissionais capacitados para exercer a tarefa. Contudo, a terceirização pode trazer benefícios para empresas dos mais variados segmentos e portes.

Se você se interessa por esse tipo de serviço e quer saber como escolher a melhor alternativa para a sua empresa, acompanhe as dicas que selecionamos! Boa leitura!

[rock-convert-cta id=”78″]

Quais são os benefícios da terceirização de serviços de limpeza?

Terceirizar serviços de limpeza pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Acompanhe!

Reduz a sobrecarga da gestão

A terceirização de serviços abre espaço para que seus gestores fiquem focados no propósito do negócio, de modo que eles possam se dedicar à estratégia e às demandas de suas equipes. A responsabilidade pela operação da limpeza, além das burocracias envolvidas na contratação de profissionais e compra de equipamentos, passam a ser de responsabilidade da empresa terceirizada. Assim, com uma empresa especializada em serviços de limpeza, seus gestores ganham mais tempo e energia para se dedicar aos aperfeiçoamentos exigidos pela gestão.

Auxílio especializado

O grande benefício de contratar um serviço de limpeza terceirizado é poder contar com profissionais e equipes especializados, que tenham o know-how e os conhecimentos técnicos necessários para cuidar da higienização de sua empresa com a qualidade necessária. Em indústrias e cozinhas, por exemplo, a limpeza possui impactos diretos sobre o funcionamento do negócio, bem como a segurança daqueles que ali trabalham.

A terceirização, assim, pode ser encarada como uma forma de profissionalizar a limpeza com custos reduzidos. Afinal, é de encargo da empresa contratada capacitar os funcionários para os diferentes serviços que serão realizados.

Redução de custos operacionais e burocráticos

A relação custo-benefício da terceirização de serviços é muito vantajosa, pois os investimentos são bem menores, se comparados aos requeridos para contratar e capacitar profissionais para uma equipe interna e adquirir os equipamentos e produtos necessários. Essa capacitação, bem como as contratações, levam tempo, o que pode ser inviável para empresas que necessitam, emergencialmente, de serviços de limpeza.

Outra vantagem da terceirização de serviços de limpeza é a maior previsibilidade de custos. Isso porque os valores pagos mensalmente à empresa terceirizada envolvem o que ela aplica nos encargos e direitos trabalhistas, rescisões, férias e outros. Isso facilita o gerenciamento de finanças e de pessoal em sua companhia.

Aquisição de serviços inovadores e escalonáveis

Empresas especializadas em serviços de limpeza estão sempre investindo na qualificação e na obtenção de novas tecnologias para se manterem competitivas no mercado. Dessa maneira, sua empresa conta com equipes qualificadas e com tecnologias de última geração para garantir o cumprimento do serviço.

Pela particularidade da estrutura de uma empresa terceirizada, o seu negócio não sairá prejudicado caso precise repensar a escala de seus processos. Dessa forma, caso suas operações sejam ampliadas, a empresa encarregada do serviço de limpeza conseguirá atender às novas demandas, bem como eventuais mudanças de horários e adaptações na rotina de higienização.

O que analisar ao terceirizar serviços de limpeza?

Antes de contratar uma empresa que preste serviços de limpeza, é preciso tomar alguns cuidados. Siga as nossas dicas e faça uma boa escolha!

Entenda quais são suas necessidades

Antes de contratar uma empresa especializada em serviços de limpeza, identifique quais são as suas necessidades. Essas empresas oferecem, entre outras opções, tratamentos para impermeabilização de pisos, hidrojateamento e limpeza em espaços confinados. Ou seja, há uma série de opções para diferentes necessidades. Para acertar na escolha, é preciso entender o que você necessita e quais são as limitações do espaço a ser higienizado.

Faça um planejamento

A partir do estudo das necessidades de sua empresa, você conseguirá traçar um planejamento. Nele, você deve listar quais serviços serão precisos e com qual frequência. A partir disso, você conseguirá buscar por uma empresa que se adeque às suas necessidades e ao seu orçamento.

Pesquise o histórico da empresa

Nem sempre, um nome tradicional no mercado atende às expectativas. Por isso, pesquise bem antes de escolher uma prestadora de serviços. Peça indicações a outros gestores e confira a avaliação da empresa em plataformas como o Reclame Aqui.

Certifique-se também que a empresa a ser contratada esteja em dia com as obrigações financeiras e legais. Verifique também se os funcionários trabalham uniformizados e com equipamentos de proteção individual.

Desconfie de preços discrepantes

Além de averiguar o histórico da companhia, procure solicitar um orçamento estimado para a tarefa que precisa ser realizada. Faça uma comparação dos valores praticados entre as empresas do mesmo ramo, levando em consideração os serviços que serão oferecidos.

Desconfie de preços muito abaixo da média. Eles podem indicar baixa qualidade dos serviços, má remuneração dos funcionários, uso de materiais de procedência duvidosa ou falta de treinamento das equipes. Siga o conselho: é melhor optar por uma boa relação custo-benefício que seja mais coerente e, assim, garantir a segurança e a satisfação de todos que estão em contato com a sua empresa!

Exija treinamento dos funcionários

Se uma das grandes vantagens de contratar serviços terceirizados é contar com um grupo de especialistas, nada mais coerente do que exigir a presença de equipes treinadas, não é mesmo? No caso da terceirização de serviços de limpeza, é fundamental saber manusear produtos e aparelhos, lidar com reagentes, usar equipamentos de proteção individual, armazenar adequadamente os objetos de trabalho, entre outras funções que exigem treinamento.

Esse preparo também envolve o atendimento às normas de segurança e padronização de qualidade. Por isso, sempre dê preferência a empresas certificadas.

A terceirização de serviços de limpeza permite que gestores e profissionais de sua empresa otimizem tempo e fiquem menos sobrecarregados com a inspeção dos processos, bem como o treinamento de pessoal. Com isso, seus gestores e funcionários podem se concentrar nas tarefas cruciais para o negócio. Seus clientes e fornecedores também saem ganhando, pois contam com a segurança e o bem-estar de um ambiente limpo.

Gostou das nossas dicas para escolher uma empresa especializada em serviços de limpeza? Entre em contato conosco! Será um prazer entender as necessidades de seu negócio e oferecer a melhor solução possível para o seu empreendimento.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese