Por que investir na terceirização de serviços hospitalares? Descubra!

A gestão hospitalar é uma das áreas mais complexas da administração, justamente, por lidar com tantos detalhes e responsabilidades. Por isso, vamos falar sobre uma solução que pode simplificar o controle da sua operação — a terceirização de serviços hospitalares. 

Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tanto em instituições públicas quanto privadas, sobretudo, entre as clínicas e hospitais de alto padrão. Nesta leitura, você entenderá tudo o que precisa saber sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a terceirização de serviços hospitalares?

Primeiro, é importante explicar o que são os chamados serviços em saúde. Esse é o nome utilizado para descrever atividades fundamentais à manutenção de clínicas, consultórios e hospitais, mas que não necessariamente fazem parte da rotina médica. Entre os principais serviços, destacamos:

  • higienização;
  • hotelaria;
  • gestão de leitos e rouparia;
  • serviços de camareira;
  • higienização de ambulâncias;
  • procedimentos de jardinagem e paisagismo;
  • manutenção predial;
  • soluções de segurança patrimonial e controle de acesso.

Como pode notar, são serviços fundamentais para a manutenção de um ambiente equilibrado, limpo, organizado, seguro e produtivo. É justamente disso que se trata a terceirização. Em vez de absorver os custos e responsabilidades de contratar e capacitar pessoas em todas essas áreas, é melhor optar por uma empresa contratada. 

Quando se terceiriza com responsabilidade, você absorve apenas o que há de melhor no mercado, que é a contratação de equipes altamente qualificadas e experientes. Assim, é possível reduzir custos e maximizar a satisfação dos pacientes e colaboradores, oferecendo serviços de consistência e qualidade.

Por que investir na terceirização de serviços hospitalares?

Satisfação, economia e qualidade. Esses são os principais benefícios em favor da terceirização. É importante destacar que isso deve ser feito com responsabilidade, contratando uma empresa especializada em serviços em saúde, com boa reputação, tanto no setor quanto na sociedade. 

Satisfação

O aumento na satisfação ocorre pela otimização da qualidade dos atendimentos, e na própria experiência das pessoas nas imediações hospitalares. Terceirizar equipes experientes e qualificadas melhora a experiência de todos no local, tanto a jornada do paciente quanto a rotina dos profissionais médicos e administrativos.

Por meio da higienização hospitalar, da gestão de rouparia e leitos, serviços de camareira, jardinagem e paisagismo, é possível criar e preservar um ambiente de limpeza, organização e tranquilidade. Tudo isso favorece a recuperação dos pacientes, e otimiza a rotina de trabalho dos profissionais de medicina e enfermaria.

Economia

Já a redução de custos ocorre por um motivo muito simples, que é a isenção de uma série de custos inerentes ao recrutamento, contratação e capacitação de novos profissionais. Em comum, todas essas etapas geram despesas que, praticamente, não existem sob a terceirização.

Primeiro, existe o custo de recrutamento, tanto pela ociosidade enquanto você não tem ninguém ocupando essas vagas quanto pelo processo de encontrar perfis que se encaixem nas vagas disponíveis, e que ofereçam a experiência desejada. Com a terceirização, esse processo é feito pela própria empresa contratada.

Em segundo, existe o ato da contratação em si. Sob o regime CLT, a gestão absorve uma série de custos tributários e responsabilidades trabalhistas. Com a terceirização, a gestão paga apenas uma fatura, referente à contratação da prestação de serviços nas competências selecionadas, sem vínculos ou implicações tributárias.

Por fim, a qualificação. Muitas vezes, o profissional que você contrata pela CLT não tem todas as certificações e treinamentos de que a sua gestão precisa. Nesse cenário, é preciso investir na capacitação desse profissional, o que não ocorre na terceirização, pois é uma responsabilidade e diferencial da empresa terceirizada.

Qualidade

Por fim, destacamos a melhora na prestação de serviços. Com equipes experientes e capacitadas, e uma série de atribuições e competências sendo terceirizadas, o empreendimento hospitalar funciona de maneira mais fluida e organizada, consequentemente, elevando a qualidade dos atendimentos e serviços prestados.

Como identificar uma boa empresa para essa parceria?

Tempo de mercado, reputação, especialização e qualidade são os diferenciais que indicam uma boa empresa para estabelecer essa parceria no mercado. Abaixo, explicamos cada um desses pontos em mais detalhes — dê uma olhada!

Tempo de mercado

Geralmente, o tempo é um indicativo importante da força, resiliência e sustentabilidade de uma empresa. Aqui, vale nos destacar como uma referência no tema, pois contamos com mais de cinco décadas de história e profissionalismo no mercado.

Reputação

Da mesma forma que o tempo atesta a consistência, a reputação atesta a qualidade. Hoje, vivemos em tempos de transparência, em que é possível avaliar a percepção sobre uma empresa em sua presença de mercado. Novamente, a Verzani & Sandrini se destaca como uma referência pela excelência dos serviços prestados

Especialização

Além de oferecer serviços de alta qualidade, é importante que a empresa apresente certificações pertinentes à área em que a atua. A Verzani & Sandrini é premiada e opera em conformidade com as normas regulamentadoras e de compliance no tema, como a ISO 9001 e a ISO 140001.

Tão importante quanto as certificações é checar se a empresa tem experiência e especialização na prestação de serviços hospitalares. A Verzani & Sandrini, além de ser uma das maiores referências nacionais em segurança patrimonial, eletrônica e manutenção, também é especialista na cartela de serviços hospitalares.

Qualidade

Por último, e mais importante, a inegociável qualidade. Na gestão hospitalar, qualquer erro ou negligência pode implicar em sérios problemas e responsabilidades, como infecções, lesões ou letalidades. Por isso, é fundamental priorizar o que há de melhor no mercado, que é o que nós podemos oferecer.

Como pôde ver, existem muitos serviços hospitalares que podem ser terceirizados, com planejamento e responsabilidade. O melhor de tudo é que, além dessa decisão privilegiar a reputação do estabelecimento hospitalar, ela também favorece o caixa da operações, reduzindo custos de maneira drástica, rápida e eficiente.

Agora que você conhece todos os benefícios da terceirização de serviços hospitalares, aproveite o momento para conhecer mais sobre o atendimento e as soluções que a Verzani & Sandrini tem a oferecer para qualificar a sua gestão em estabelecimentos de saúde. Para isso, é simples, basta acessar nosso site e entrar em contato!

Treinamento de funcionários terceirizados: entenda as responsabilidades de cada parte
Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese