A gestão hospitalar é uma das áreas mais complexas da administração, justamente, por lidar com tantos detalhes e responsabilidades. Por isso, vamos falar sobre uma solução que pode simplificar o controle da sua operação — a terceirização de serviços hospitalares.
Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tanto em instituições públicas quanto privadas, sobretudo, entre as clínicas e hospitais de alto padrão. Nesta leitura, você entenderá tudo o que precisa saber sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é a terceirização de serviços hospitalares?
Primeiro, é importante explicar o que são os chamados serviços em saúde. Esse é o nome utilizado para descrever atividades fundamentais à manutenção de clínicas, consultórios e hospitais, mas que não necessariamente fazem parte da rotina médica. Entre os principais serviços, destacamos:
- higienização;
- hotelaria;
- gestão de leitos e rouparia;
- serviços de camareira;
- higienização de ambulâncias;
- procedimentos de jardinagem e paisagismo;
- manutenção predial;
- soluções de segurança patrimonial e controle de acesso.
Como pode notar, são serviços fundamentais para a manutenção de um ambiente equilibrado, limpo, organizado, seguro e produtivo. É justamente disso que se trata a terceirização. Em vez de absorver os custos e responsabilidades de contratar e capacitar pessoas em todas essas áreas, é melhor optar por uma empresa contratada.
Quando se terceiriza com responsabilidade, você absorve apenas o que há de melhor no mercado, que é a contratação de equipes altamente qualificadas e experientes. Assim, é possível reduzir custos e maximizar a satisfação dos pacientes e colaboradores, oferecendo serviços de consistência e qualidade.
Por que investir na terceirização de serviços hospitalares?
Satisfação, economia e qualidade. Esses são os principais benefícios em favor da terceirização. É importante destacar que isso deve ser feito com responsabilidade, contratando uma empresa especializada em serviços em saúde, com boa reputação, tanto no setor quanto na sociedade.
Satisfação
O aumento na satisfação ocorre pela otimização da qualidade dos atendimentos, e na própria experiência das pessoas nas imediações hospitalares. Terceirizar equipes experientes e qualificadas melhora a experiência de todos no local, tanto a jornada do paciente quanto a rotina dos profissionais médicos e administrativos.
Por meio da higienização hospitalar, da gestão de rouparia e leitos, serviços de camareira, jardinagem e paisagismo, é possível criar e preservar um ambiente de limpeza, organização e tranquilidade. Tudo isso favorece a recuperação dos pacientes, e otimiza a rotina de trabalho dos profissionais de medicina e enfermaria.
Economia
Já a redução de custos ocorre por um motivo muito simples, que é a isenção de uma série de custos inerentes ao recrutamento, contratação e capacitação de novos profissionais. Em comum, todas essas etapas geram despesas que, praticamente, não existem sob a terceirização.
Primeiro, existe o custo de recrutamento, tanto pela ociosidade enquanto você não tem ninguém ocupando essas vagas quanto pelo processo de encontrar perfis que se encaixem nas vagas disponíveis, e que ofereçam a experiência desejada. Com a terceirização, esse processo é feito pela própria empresa contratada.
Em segundo, existe o ato da contratação em si. Sob o regime CLT, a gestão absorve uma série de custos tributários e responsabilidades trabalhistas. Com a terceirização, a gestão paga apenas uma fatura, referente à contratação da prestação de serviços nas competências selecionadas, sem vínculos ou implicações tributárias.
Por fim, a qualificação. Muitas vezes, o profissional que você contrata pela CLT não tem todas as certificações e treinamentos de que a sua gestão precisa. Nesse cenário, é preciso investir na capacitação desse profissional, o que não ocorre na terceirização, pois é uma responsabilidade e diferencial da empresa terceirizada.
Qualidade
Por fim, destacamos a melhora na prestação de serviços. Com equipes experientes e capacitadas, e uma série de atribuições e competências sendo terceirizadas, o empreendimento hospitalar funciona de maneira mais fluida e organizada, consequentemente, elevando a qualidade dos atendimentos e serviços prestados.
Como identificar uma boa empresa para essa parceria?
Tempo de mercado, reputação, especialização e qualidade são os diferenciais que indicam uma boa empresa para estabelecer essa parceria no mercado. Abaixo, explicamos cada um desses pontos em mais detalhes — dê uma olhada!
Tempo de mercado
Geralmente, o tempo é um indicativo importante da força, resiliência e sustentabilidade de uma empresa. Aqui, vale nos destacar como uma referência no tema, pois contamos com mais de cinco décadas de história e profissionalismo no mercado.
Reputação
Da mesma forma que o tempo atesta a consistência, a reputação atesta a qualidade. Hoje, vivemos em tempos de transparência, em que é possível avaliar a percepção sobre uma empresa em sua presença de mercado. Novamente, a Verzani & Sandrini se destaca como uma referência pela excelência dos serviços prestados.
Especialização
Além de oferecer serviços de alta qualidade, é importante que a empresa apresente certificações pertinentes à área em que a atua. A Verzani & Sandrini é premiada e opera em conformidade com as normas regulamentadoras e de compliance no tema, como a ISO 9001 e a ISO 140001.
Tão importante quanto as certificações é checar se a empresa tem experiência e especialização na prestação de serviços hospitalares. A Verzani & Sandrini, além de ser uma das maiores referências nacionais em segurança patrimonial, eletrônica e manutenção, também é especialista na cartela de serviços hospitalares.
Qualidade
Por último, e mais importante, a inegociável qualidade. Na gestão hospitalar, qualquer erro ou negligência pode implicar em sérios problemas e responsabilidades, como infecções, lesões ou letalidades. Por isso, é fundamental priorizar o que há de melhor no mercado, que é o que nós podemos oferecer.
Como pôde ver, existem muitos serviços hospitalares que podem ser terceirizados, com planejamento e responsabilidade. O melhor de tudo é que, além dessa decisão privilegiar a reputação do estabelecimento hospitalar, ela também favorece o caixa da operações, reduzindo custos de maneira drástica, rápida e eficiente.
Agora que você conhece todos os benefícios da terceirização de serviços hospitalares, aproveite o momento para conhecer mais sobre o atendimento e as soluções que a Verzani & Sandrini tem a oferecer para qualificar a sua gestão em estabelecimentos de saúde. Para isso, é simples, basta acessar nosso site e entrar em contato!