Segurança, eficiência e qualificação. Hoje, falaremos sobre um dos profissionais mais importantes para a composição de um projeto de segurança: o vigilante patrimonial. Aqui, você encontrará a resposta para as principais dúvidas e curiosidades do tema. Primeiro, explicamos o que é o vigilante patrimonial e qual a sua importância.
Em seguida, destacamos todos os benefícios de contar com esse profissional na sua operação. E por fim, listamos as melhores dicas para recrutar vigilantes de excelência. Assim, você estará preparado para aprimorar o seu projeto de segurança, apostando na terceirização para fazer isso de forma prática, fácil e eficiente. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é um vigilante patrimonial?
Do ponto de vista técnico, o vigilante patrimonial é o profissional responsável pela supervisão dos perímetros protegidos. Diferente de vigia e porteiro, o vigilante é treinado para lidar com situações de risco elevado, e por isso, é uma profissão que exige até mesmo o credenciamento na Polícia Federal, garantindo o direito ao porte, entre outras condições diferenciadas.
Para além disso, também vale a pena considerar as observações do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) sobre as atribuições desse profissional, tais como:
- vigiar dependências e áreas com o objetivo de prevenir, controlar e combater delitos;
- zelar pela segurança e integridade patrimonial;
- recepcionar e controlar o fluxo de pessoas;
- fiscalizar pessoas, cargas e afins;
- combater focos de incêndio;
- prestar informações;
- e muito mais!
Quais as vantagens de contratar um vigilante patrimonial?
Segurança e eficiência. Da forma como percebemos, essas são as duas principais vantagens de contar com esse profissional na sua equipe de segurança, realizando rondas e inspeções, e supervisionando trechos importantes do perímetro monitorado, além de incrementar a percepção de segurança, monitoramento e controle dos ambientes — confira!
Segurança
O vigilante é uma das profissões mais diretamente ligadas às rotinas e demandas da segurança patrimonial. Esse profissional desempenha uma série de funções importantes para a fluidez e consistência de um projeto de segurança, prestando apoio às equipes de monitoramento CFTV, verificando suspeitas, controlando o acesso, inspecionando itens e por aí adiante.
Eficiência
Outro ponto importante em ter um vigilante na equipe é o ganho de eficiência. Não adianta ter o melhor sistema CFTV se não há ninguém para averiguar as situações suspeitas no próprio perímetro. O vigilante, muito mais do que um profissional posicional e estratégico, também é um profissional de apoio, que presta suporte às outras demandas da segurança.
Como contratar um bom vigilante patrimonial?
A melhor forma de contratar um bom vigilante patrimonial é por meio da terceirização. Assim, você não precisa se preocupar com a etapa de recrutamento, pois basta acessar o pool de talentos de uma empresa que seja um destaque positivo em excelência e confiabilidade no mercado — além de gastar muito menos do que via uma contratação convencional.
Como pôde ver, a terceirização de vigilante patrimonial é uma das decisões mais acertadas em um projeto de segurança. Com a modalidade, você acessa o que há de melhor em técnica e experiência no mercado, sem lidar com os custos e demoras de um recrutamento tradicional — desde que você faça isso com uma empresa referencial no mercado, tal como a Verzani & Sandrini.
Agora que você sabe a importância de um bom vigilante patrimonial para a sua segurança, aproveite para continuar sendo atualizado com mais novidades importantes sobre o tema. Para isso, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!