DVR ou NVR: qual é o melhor sistema de gravação?

Você está sendo filmado! Essa é a frase típica disposta em lugares que possuem monitoramento por câmeras de TV. Porém, a qualidade, o tipo de armazenamento e o método de captura dessas imagens, por exemplo, variam de acordo com o modelo da câmera e com o sistema de gravação de cada empresa. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer um planejamento detalhado e ter em mente os objetivos que deseja atingir na implantação de um sistema de segurança.

Pode parecer óbvio que o objetivo seja a segurança patrimonial, mas cada patrimônio deve ser monitorado e segurado de uma forma específica. Se você deseja saber mais sobre a importância da segurança eletrônica, os sistemas DVR, NVR e HVR e como escolher o melhor para o seu negócio, continue lendo este post!

Qual a importância da segurança eletrônica?

As inovações tecnológicas possibilitaram muitos avanços em termos de segurança, desde a biometria, passando pelo reconhecimento facial, sensores de movimentos até as câmeras e os circuitos internos de tv. Tudo isso com um único intuito: manter a segurança das pessoas e dos bens materiais.

Atualmente, é praticamente impossível pensar em segurança sem associá-la a aparelhos eletrônicos dos mais diversos. No entanto, um dos mais populares são os circuitos internos de tv e as câmeras de monitoramento.

Elas são fundamentais por terem grande abrangência espacial, gravar imagens mesmo que ninguém as esteja acompanhando ao vivo, serem capazes de identificar criminosos. Além disso, seu custo-benefício é bastante vantajoso. Os sistemas de gravação são componentes importantes para garantir a eficácia do equipamento. É sobre eles que falaremos a seguir.

O que é sistema DVR?

DVR significa Digital Video Recorder, é um sistema ligado diretamente à câmera que grava em uma resolução de até 960 linhas. Esse equipamento é o mais comum no mercado, isso graças ao seu baixo custo que acaba por ser compensado pelas vantagens que ele dispõe. Conheça algumas delas:

  • monitora em tempo real;
  • grava em HD;
  • backup é feito em HD externo ou na nuvem;
  • é possível acessar as gravações pelo celular;
  • mostra as gravações de câmeras ou horários específicos;
  • as configurações permitem que apenas grave quando tiver movimento;
  • o alarme é acionado se houver invasão à área pré-programada.

 Quando é indicado?

Por ser um sistema de monitoramento mais simples e de baixo custo é recomendado para aqueles que estão com o orçamento apertado e precisam de qualidade de imagem mediana, mas não querem deixar de investir em segurança. Também é indicado para quem deseja um equipamento mais fácil de trabalhar.

O que é sistema NVR?

O Network Video Recorder funciona de forma parecida ao DVR, porém o seu grande diferencial, se comparado ao anterior, é que ele consegue gerenciar as câmeras via IP, ou seja, pela internet.

O gerenciamento e as gravações das câmeras são ambos feitos de um mesmo lugar e ao mesmo tempo. Ele também grava em uma resolução de até 960 linhas. Veja algumas vantagens desse sistema:

  • não precisa ser ligado diretamente à câmera;
  • monitora e gerencia câmeras via internet;
  • é acessível via dispositivos móveis;
  • grava e reproduz em HD ou em Full HD;

Quando é indicado?

É indicado para circuitos com muitas câmeras para monitorar, gerenciar e armazenar, que precisem de uma imagem de alta qualidade. Seu custo é maior que o do DVR, no entanto, ele é mais moderno e tem mais funcionalidades que acabam por compensar. Se você não está com o orçamento tão apertado, vale a pena considerar.

O que é HVR?

Hybrid Vídeo Recorder é um sistema híbrido que une os dois anteriores, isto é, consegue trabalhar com câmeras analógicas e com as IP. O que diferencia o HVR dos demais é a sua flexibilidade, justamente por trabalhar com os dois modelos. Ele tem todas as vantagens citadas anteriormente e apesar de ser o mais recente tem se popularizado com muita facilidade.

Quando é indicado?

É viável quando o sistema antigo é formado por câmeras analógicas, mas existe um desejo de investir nas câmeras IPs, sem abrir mão das primeiras. Assim, os dois tipos funcionam e são capazes de cumprir os seu papel.

Como escolher o melhor?

Alguns fatores devem ser considerados antes de escolher o sistema de gravação. O primeiro item que você deve levar em conta é o tipo de câmera que dispõe. Se possuir analógicas e tiver um orçamento mais flexível, pode optar pelo HVR, pois caso resolva incrementar o seu sistema de segurança no futuro com câmeras IP já terá o equipamento de gravação certo.

Se você possuir câmeras IP, a escolha fica entre o NVR e o HVR. Neste caso, será necessário fazer uma análise de custo-benefício, além de saber quanto tem disponível para investir. Outro ponto importante é fazer uma pesquisa de preços detalhada de cada modelo. Na internet você encontra aparelhos similares com diferenças consideráveis de valores. Se pesquisar de maneira criteriosa, é possível encontrar qualidade, por um preço justo e uma ótima garantia.

Por isso, antes de sair por aí comprando qualquer equipamento porque decidiu investir em segurança patrimonial, é essencial fazer um planejamento prévio e considerar aspectos, como:

  • tipo de patrimônio que será monitorado, por exemplo, residência ou comércio;
  • orçamento médio disponível para investir em segurança eletrônica;
  • modelos de equipamento que deseja para realizar a segurança;
  • determinar o que será priorizado: custo, qualidade, praticidade ou acessibilidade.

A segurança eletrônica é fundamental para qualquer empresa ou residência que precise desenvolver um sistema de segurança patrimonial eficaz, que gere resultados e mantenha sempre o ambiente seguro.

Nesse contexto, os aparelhos de gravação de imagem desempenham um papel significativo, uma vez que sem eles o monitoramento, gerenciamento e armazenamento das imagens ficam completamente comprometidos. Optar entre o DVR, NVR e HDR deve ser o resultado de um bom planejamento de segurança.

Agora que você já entendeu a importância do sistema de gravação e do planejamento de segurança, por que não conhecer os benefícios de contratar uma empresa que execute esse serviço? É acessar o link e ler tudo sobre o tema!

Compartilhe: