Higiene ambiental: saiba por que ela é essencial para a sua empresa

Uma empresa que se preocupa em ter seus ambientes saudáveis e seguros é aquela que considera a higiene ambiental essencial para contribuir com a saúde e integridade dos colaboradores. Muitos fatores influenciam na qualidade de vida e no trabalho dos funcionários.

A higiene ambiental, por exemplo, é um fator de grande importância para o desempenho profissional e contribui para aprimorar os resultados. Ela conta com técnicas e métodos que seguramente vão contribuir para a saúde dos funcionários e até na relação com clientes. Confira neste post tudo sobre a higiene ambiental, sua importância e dicas importantíssimas para aplicar na sua empresa!

O que é higiene ambiental?

Higiene ambiental é um conjunto de técnicas relativas à preservação, cuidados e limpeza das condições sanitárias de um determinado ambiente, com o objetivo de evitar possíveis danos à saúde humana e também aos bens materiais.

Com ela, se previne fatores que podem causar impactos à saúde, como os agentes físicos, químicos e biológicos. O objetivo é evitar doenças e promover a organização pela constituição de ambientes salubres.

A empresa pode utilizar técnicas de desinfecção, limpeza e organização que promovem um ambiente saudável, contribui para o equilíbrio físico e emocional dos envolvidos, zelando pela saúde das atuais e futuras gerações.

É um conceito compreensível de fácil acesso e de suma importância para a humanidade devido ao grande risco à saúde, que muitas vezes são invisíveis aos olhos e causam danos e infecções graves e até irreversíveis.

Por que cuidar da higiene ambiental?

Na maioria das situações, a higiene ambiental não é a primeira tarefa que um empresário se preocupa. Contudo, no contexto geral ela tem grande influência nos resultados, na saúde dos funcionários e na aparência da empresa aos clientes.

Falar sobre higiene ambiental geralmente leva ao pensamento de varrição, tirar a poeira e aos processos superficiais que são adotados nas residências. Embora tais ações também contribuam, são necessárias mais técnicas e procedimentos para eliminar de fato os riscos à saúde no meio empresarial.

Vários micro-organismos ocupam os ambientes em que trabalhamos e podem ser perigosos à saúde. Por isso, investir em higiene ambiental é essencial para eliminar esses riscos e garantir mais conforto, desempenho e redução no nível de afastamento dos funcionários por motivo de doenças e infecções causadas por ambientes infectados.

Qualquer ambiente sujo tende a desenvolver foco de doenças respiratórias e alérgicas que afetam a saúde do colaborador, causam desmotivação e recorrentes afastamentos — cuidar da higiene ambiental evita uma série de transtornos e perda de produtividade.

Quando aplicados, os conceitos da higiene ambiental proporcionam ambientes favoráveis ao bem-estar, conforto e saúde, além de deixar a aparência da empresa muito agradável. Isso é fundamental para agradar todos — um diferencial competitivo bastante contundente no mercado.

5 problemas causados pela falta de higiene nas empresas

A falta da higiene ambiental pode causar diversos problemas aos colaboradores e à empresa, comprometendo o desempenho da equipe profissional e o alcance das metas da empresa. Confira 5 graves problemas causados pela falta de higiene na empresa.

1. Proliferação de doenças infecciosas

Considerado um dos principais problemas na falta de higiene ambiental, a proliferação de doenças infecciosas e degenerativas é um risco grave e iminente que pode trazer graves problemas.

Muitas doenças são transmitidas pela falta de cuidados e higiene no ambiente, como doenças alérgicas – bronquite, rinite e asma – e doenças transmitidas por água contaminada e pisos sujos como a gastroenterite e verminoses.

Febre, espirros, coceiras, coriza e, até mesmo, dores são males causados também por ambientes sujos, com grande quantidade de poeira e fluxo de pessoas, situações muito familiares em ambientes empresariais. Muitos especialistas afirmam que os cuidados com a higiene ambiental nos locais de trabalho são fundamentais para evitar doenças infecciosas, que causam tantos contratempos para os colaboradores e para o empreendimento.

2. Minimização da produtividade

A higiene ambiental é um dos motivos da desmotivação dos funcionários. É muito desagradável trabalhar em um ambiente sujo e propício ao contágio de alergias e doenças. O desempenho dos colaboradores cai consideravelmente quando atuam em um ambiente mal cuidado e sujo, pois isso demonstra um baixo nível de preocupação da empresa com o seu bem-estar.

Os funcionários são os principais bens de uma empresa e o sucesso de qualquer empreendimento passa pela motivação de um funcionário. O ambiente sujo causa desmotivação e certamente os resultados do profissional não serão satisfatórios.

3. Deterioração de equipamentos

O acúmulo de sujeiras no ambiente profissional danifica equipamentos e causa perdas nos processos produtivos de qualquer atividade. Até mesmo a limpeza superficial e sem acompanhamento profissional não garante a qualidade do serviço e com o tempo vai deteriorando os equipamentos.

Alguns equipamentos usados nas atividades empresariais são sensíveis a sujeiras. Por isso, o ambiente malcuidado é um grande contribuinte para a danificação do patrimônio da empresa.

4. Desmotivação dos profissionais

Profissionais desmotivados são um grande problema para empresas de qualquer segmento. O trabalho é onde as pessoas passam grande parte do dia. Assim, o contato diário com ambientes sujos causa desmotivação nos funcionários que consequentemente terão o desempenho comprometido. Esse problema, assim, retarda o crescimento da empresa.

5. Aumento de afastamentos

Um indicador que afeta tanto os custos quanto os objetivos das empresas são os afastamentos e ausências do profissional por motivo de doenças. Os transtornos com consultas e medicações comprometem os objetivos profissionais e pessoais.

Um ambiente que não conta com uma higiene ambiental adequada tem grandes chances de abrigar micro-organismos que transmitem doenças graves às pessoas, que muitas vezes podem ser permanentes. Doenças alérgicas também são motivo de ausência, com transmissão e agravamento mais facilmente por ambientes descuidados.

Essas doenças causam queda de rendimento profissional e compromete o bem-estar. Quem sofre com alergias e doenças respiratórias sempre tem tendência a se afastar do trabalho para se cuidar.

5 benefícios da higiene ambiental para as empresas

Os benefícios da higiene ambiental para empresas vão além da aparência e favorecem a própria organização aumentando a qualidade de vida dos profissionais que passam a maior parte do dia desempenhando suas funções.

A limpeza e a organização demonstram cuidado e atenção. Estes são um cartão de visita para trabalhadores e clientes. Com certeza administrar um negócio de sucesso perpassa a higiene ambiental.

Garantir que os escritórios e áreas produtivas estejam limpas traz benefícios importantíssimos para a saúde de todos e para o sucesso da empresa. Pensando nisso, listamos 5 benefícios cruciais oferecidos pela higiene ambiental nos ambientes empresariais.

1. Redução de perdas

Reduzir perdas é uma ação muito apreciada por empresários, mesmo aqueles que têm hábitos de atentar mais aos lucros. Tratar detalhes que podem gerar grandes perdas é importante e deve ser uma prioridade estratégica.

É importante que o gestor tenha em mente que as perdas podem acontecer em qualquer empreendimento e segmento, independentemente do tamanho do negócio e podem causar gastos desnecessários que comprometem os lucros.

A higiene ambiental é um fator que pode reduzir consideravelmente as perdas de uma empresa, ou seja, um investimento que tem retorno certo. O ambiente limpo e saudável reduz perdas com danificação de equipamentos, afastamento, desmotivação e baixo rendimento profissional.

2. Conservação de equipamentos

A higiene ambiental é essencial para a conservação de equipamentos. Ela promove a limpeza frequente do ambiente e equipamentos, ideal para prevenir danos e riscos aos bens da empresa.

A vantagem da higiene ambiental é que a empresa terá sempre os equipamentos limpos, em bom estado e organizados. Assim, evita-se custos com reparos e manutenções corretivas causadas por sujeiras, problemas que afetam a produtividade.

3. Aumento de qualidade de vida

Ambientes limpos, organizados e sem risco à saúde são mais agradáveis e proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar físico e mental. Ajuda o funcionário a relaxar e se motivar a fazer sua função com mais dedicação.

Os funcionários são um símbolo da empresa e representam muito sobre seus ideais e objetivos. Além disso, são multiplicadores e até mesmo podem ser considerados meios de marketing por sempre conversarem com amigos e familiares sobre o trabalho e a empresa que atuam.

Por isso, a higiene ambiental contribui muito para a qualidade de vida dos funcionários, tornando-os mais felizes e satisfeitos com o trabalho. Qualidade de vida é primordial para a realização do ser humano, além de ser um diferencial estratégico no meio empresarial.

4. Prevenção de acidentes de trabalho

A higiene ambiental auxilia na prevenção de acidentes e promoção da saúde em um ambiente de trabalho. Evita possíveis doenças ocupacionais causadas por ambientes sujos e desorganizados e são condições inseguras que podem causar graves acidentes na jornada de trabalho.

A higienização elimina riscos ambientais existentes no local de trabalho que oferecem riscos aos trabalhadores e previne acidentes de trabalho que ocasionam afastamentos, o que são um enorme transtorno para a pessoa e empresa.

5. Conscientização e disciplina

Para manter um ambiente saudável, limpo e organizado é necessária a participação de todos e isso requer conscientização e disciplina. Quando um empreendimento mantém a higiene ambiental, os funcionários são engajados, têm consciência e disciplina, o que é um bem para todos.

Como manter a empresa limpa?

Conservar o ambiente de trabalho limpo e organizado é mais que uma questão de higiene — tem relação direta com a saúde e produtividade dos colaboradores —e também diz muito sobre a empresa, pois as primeiras impressões contam muito.

Manter a empresa limpa é um diferencial muito importante e pode ser usado nos planos de estratégia para crescimento e sucesso, devido a um ambiente limpo e arrumado ser mais atraente e acolhedor aos clientes. Algumas técnicas e procedimentos são essenciais para manter a empresa limpa e com a devida participação dos funcionários, o resultado é muito satisfatório. Confira dicas valiosas para manter sua empresa sempre limpa!

Mantenha lixeiras à vista

Algumas pessoas descartam resíduos em qualquer lugar por não haver lixeiras ou simplesmente por estarem longe. Para evitar esse tipo de comportamento o ideal é dispor uma lixeira em cada mesa ou local de trabalho, sempre à vista e com fácil acesso.

Uma prática interessante é promover treinamentos sobre educação ambiental e aplicar a coleta seletiva, que visa à separação dos resíduos na fonte de geração para otimizar a reciclagem e evitar que sejam descartados de forma irregular.

A coleta seletiva é um diferencial muito interessante, envolve um trabalho de educação ambiental e pode dar retorno para a empresa com a venda de resíduos recicláveis. As lixeiras utilizadas na coleta seletiva são diferenciadas por cores, de acordo com cada tipo de resíduo, são chamativas e transmitem um aspecto de organização.

Um ponto importante de se definir locais adequados para cada tipo de resíduo é que os orgânicos podem provocar odores indesejados e proporcionar a proliferação de pragas e acúmulo de insetos. Por isso, é importante definir uma lixeira somente para esses resíduos.

A organização é crucial

Ao falar da organização, em qualquer ambiente de trabalho é muito importante definir um local adequado para documentos, equipamentos, móveis e materiais — assim será mais fácil manter o local limpo.

Entretanto, cabe ressaltar que a definição de locais adequados para cada tipo de item depende da periodicidade em que ele é utilizado. Se um documento, equipamento ou material é usado com frequência ele deve ficar próximo ao profissional que o utiliza, para facilitar o fluxo de trabalho e a produtividade.

A forma mais sensata de organizar um determinado setor é identificar tudo de forma ampla e visível. Assim, todo funcionário que precise procurar algo não perde muito tempo.

A organização facilita o fluxo de trabalho, mantém todos informados, facilita a limpeza, proporciona maior produtividade e reduz custos com quebras e perdas. Mesmo um novo colaborador que ainda está se adaptando à rotina de trabalho, quando tudo está organizado e identificado esse processo é mais fácil.

Mantenha banheiros limpos e higienizados

Os banheiros e vestiários são alguns dos ambientes mais propícios ao acúmulo de micro-organismos e impurezas. Isso é devido a algumas características próprias desses ambientes como alta umidade e grande fluxo de efluentes.

Por isso, os banheiros e vestiários devem ser foco da atenção, criando hábitos periódicos de limpeza para evitar doenças e manter a higiene ambiental. É fundamental conservar esses ambientes limpos e desinfetados.

Para manter os banheiros sempre limpos são necessários alguns cuidados, como instalar dispensers de sabonete — o indicado é utilizar sempre sabonete líquido, pois os demais não possuem desinfetantes e bactericidas.

Colocar cestos de lixo adequados e com tampa acionada por pedal evita que o funcionário utilize as mãos para abrir a lixeira entrando em contato direto com a superfície que pode estar contaminada por bactérias.

A forma mais eficiente de secar as mãos são os papéis descartáveis. Por ser uma prática não sustentável é importante usar a educação ambiental e colocar informativos de que apenas 2 folhas são suficientes para secar as mãos.

Por influência da umidade, é recomendado não utilizar tapetes que possam acumular água. Contudo, como em algumas situações o piso é muito escorregadio é necessária a utilização por questões de segurança. Assim, dê preferência por tapetes impermeáveis e de fácil higienização.

Livre-se da poeira

A poeira é o agente causador de diversos problemas de saúde e alergias e ela pode ser gerada em grandes quantidades provenientes da poluição do ar, de gases e vapores que invadem o ambiente de trabalho. Isso requer uma atenção e cuidados constantes.

O resultado dessa invasão de partículas são doenças respiratórias, alergias, além da insatisfação dos funcionários e clientes. Algumas consequências graves do convívio em ambientes com muita poeira é a tosse seca, dificuldade para respirar e crises alérgicas. A poeira pode se acumular nas mucosas e chegar aos pulmões podendo provocar problemas mais sérios como asma, bronquite e rinite alérgica.

Todos esses problemas que afetam a saúde do colaborador são mais que suficientes para eliminar a poeira dos ambientes da empresa e manter a higiene ambiental. Algumas pessoas são mais sensíveis à poeira e precisam que o ambiente esteja seguro para desenvolver suas tarefas diárias.

Mantenha sempre as mesas e equipamentos limpos. Isso porque a poeira ocupa espaços mínimos como teclados de computadores e partes pequenas de máquinas, assim é necessário uma higienização frequente.

Nunca utilize espanador, pois ele não retira a poeira do ambiente e somente a dispersa. É indicado o uso de flanelas e panos úmidos que garantem maior eficiência na higienização.

Abra sempre as janelas para a melhor circulação do ar e faça a limpeza constante do filtro do aparelho de ar condicionado. Faz toda a diferença adotar essas práticas para manter o ambiente livre de partículas de poeira.

Lembre-se que um ambiente completamente fechado é propício à proliferação de ácaros e fungos. Mesmo em salas climatizadas é importante abrir as janelas por um momento do dia.

Mantenha limpo piso e móveis

A limpeza Industrial de pisos é aplicada em empresas de qualquer segmento. É importante manter o piso sempre limpo, com boa aparência, pois é um dos primeiros itens reparados por clientes.

O serviço de higienização de pisos requer apoio profissional por questões de segurança e para ter qualidade no resultado. Utilizar os produtos corretos com os devidos equipamentos de proteção individual, os métodos e técnicas apropriadas são fatores que requerem certa experiência.

De fato a higienização de pisos em empresas não é uma tarefa simples, devido ao grande fluxo de pessoas, produtos e matérias. Por isso, é tão importante realizar uma higienização mais abrangente que elimine todos os possíveis riscos à saúde dos colaboradores e à imagem da empresa.

Cada tipo de piso requer um procedimento de limpeza diferente e equipamentos específicos, por isso é bom atentar na escolha dos produtos e modos de limpeza para não danificar o piso. Evite o acúmulo de sujeira e consequentemente um investimento maior na limpeza — programe limpezas periódicas para manter sempre limpo.

Os móveis também são grandes acumuladores de sujeiras e devem ter toda atenção. Geralmente é muito comum pessoas limparem somente nas partes visíveis deixando para trás as partes que retém mais sujeiras.

A limpeza superficial dos móveis dá uma falsa impressão de limpeza, mas para a higienização ambiental correta é preciso movê-los e limpar as partes que não estão à vista em uma periodicidade regular.

Invista na educação e conscientização

Para manter a higiene ambiental e garantir que não seja um procedimento passageiro, caindo no esquecimento dos funcionários, invista sempre na conscientização e educação. Por meio de treinamentos periódicos e diálogos semanais sempre aborde a importância da higiene pessoal e que isso é uma tarefa que reivindica a participação de todos para um resultado que seja excelente para toda a equipe.

É fundamental colocar informativos educativos nos ambientes da empresa, que podem ser personalizados e sempre chamam a atenção dos funcionários. Esses informativos são importantes, pois não permite que os procedimentos caiam no “esquecimento”. A educação é a base da sociedade e se uma empresa investe em treinamentos para conscientizar sua equipe, com certeza o resultado será evidente e a pessoa se torna um multiplicador das boas ações.

Como você pode perceber, a higiene ambiental é um fator substancial para o sucesso da empresa, com todos os benefícios que são grandes diferenciais para a motivação dos funcionários e satisfação dos clientes. Toda empresa que mantém a higiene ambiental demonstra para todos que tem zelo pela qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários — um diferencial relevante para se destacar em um mercado tão competitivo.

É indispensável contar com apoio de uma empresa especializada para realizar a higienização e garantir maior segurança, confiabilidade, reduzir os custos e atestar que os processos tragam os resultados esperados. Garantindo uma higiene ambiental adequada para seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia sobre terceirização de serviços de limpeza e saiba tudo sobre as melhores soluções para higiene ambiental do seu negócio e tenha resultados surpreendentes!

Compartilhe: