Descubra aqui como funciona uma limpeza industrial

Para se manter competitivo no mercado, tão importante quanto inovar é também zelar pela estrutura que já se tem. Um ambiente limpo e bem-higienizado é essencial para a saúde dos funcionários e para a conservação dos equipamentos. Por isso, a limpeza industrial é uma parte tão importante na rotina de empresas de diversos segmentos.

Quer entender como a limpeza industrial funciona e como ela colabora para tornar o ambiente da sua empresa mais sadio e produtivo? Acompanhe o que preparamos para você a seguir!

Qual é a importância da limpeza industrial?

Em termos materiais, uma empresa é composta por seus funcionários, máquinas e por suas instalações. Para manter a saúde dos colaboradores, é essencial manter a higiene ocupacional, cuidando corretamente da assiduidade do ambiente. A limpeza industrial também colabora significativamente com a durabilidade dos equipamentos, evitando que eles sejam contaminados ou sofram com desgastes prematuros, como ocorre na corrosão.

Com um ambiente limpo, o relacionamento de sua empresa com os fornecedores e clientes também melhora significativamente. Afinal, investidores e consumidores desejam se relacionar com empresas em que possam confiar. Com um ambiente bem organizado e limpo, você demonstra comprometimento com a qualidade de seus produtos e serviços, com a saúde e o bem-estar de seus funcionários e com a higiene de todos que frequentam seu espaço.

Como funciona a limpeza industrial?

A limpeza industrial não se destina somente às empresas de grande porte. Ela pode ser aplicada, por exemplo, a cozinhas, onde a higienização simples não é efetiva, dada a grande concentração de gorduras e a importância da sanitização para a saúde de quem ingere e manipula os alimentos. Para que ela seja feita da maneira correta, é preciso seguir alguns passos importantes, como mostraremos adiante.

Estudo das necessidades de sua empresa

Para entender quais equipamentos, produtos e profissionais serão necessários para a limpeza, é preciso entender as necessidades de sua empresa. Peça para que uma equipe especializada verifique a demanda do ambiente e estruture uma rotina de higienização para sua organização. Esse tipo de consultoria fará com que sua empresa se adeque às normas sanitárias, garantindo que ela opere dentro da lei e ofereça segurança para clientes e fornecedores.

Aplicação dos produtos certos

Sem uma avaliação das necessidades de seu ambiente e conhecimento especializado, é provável que você gaste recursos com produtos e equipamentos de limpeza ineficazes. Isso também acaba aumentando o impacto de sua empresa no meio ambiente.

Por isso, certifique-se que a equipe especializada está usando os produtos específicos para o tipo de sujeira do ambiente. É extremamente necessário que os agentes químicos adequados sejam aplicados em cada operação, sendo devidamente diluídos e manuseados corretamente.

Quais são os principais tipos de limpeza industrial?

Para cada necessidade, há um método diferente. Confira quais são os métodos mais conhecidos do mercado e entenda como eles funcionam!

Limpeza com hidrojateamento

Com água de baixa, média e alta pressão, o hidrojateamento ajuda a remover incrustações, resíduos líquidos ou pastosos, óleos e outras sujeiras comuns em ambientes industriais. Para isso, os especialistas usam um equipamento de jateamento de água que pode ser usado para a lavagem de tanques, reservatórios de água, fachadas, caixas de gordura, entre outros.

Para extrair os resíduos líquidos que ficam após o hidrojateamento, os profissionais usam aspiradores industriais de alta potência. Esses equipamentos têm um tanque especial para armazenar a água com os resíduos químicos. A empresa responsável pela limpeza também é encarregada de fazer o descarte ambientalmente correto desses resíduos.

Tratamento e impermeabilização de pisos

Para evitar que solventes, óleos, tintas e graxas penetrem nos pisos e superfícies, você pode recorrer à impermeabilização do piso. Nesse tipo de tratamento, os profissionais aplicam selantes e outros produtos que dão brilho e aumentam a vida útil do piso. Com isso, você não precisará recorrer a ceras ou gastar mais energia elétrica com equipamentos de limpeza pesada.

Limpeza em espaços confinados e em altura

Esse tipo de limpeza industrial é uma das mais difíceis de realizar pois ela acontece em locais de acesso restrito. Geralmente, esse método é adotado para tanques subterrâneos, reservatórios e dutos.

Para que tudo ocorra bem, os profissionais usam técnicas de alpinismo industrial (com equipamentos de rapel). Por isso, é tão importante contar com empresas especializadas para esse tipo de trabalho, dado que o cumprimento rigoroso das normas de segurança é imprescindível para a integridade dos funcionários.

Como facilitar a rotina da empresa industrial?

Para manter o ambiente de trabalho bem limpo, você não precisa arcar com prejuízos causados pela interrupção ou interferência em suas tarefas. Na verdade, com o planejamento certo, a limpeza se torna tão rápida e silenciosa que os colaboradores mal notarão o processo.

Entenda como se organizar para receber um serviço de limpeza industrial com as nossas dicas! Acompanhe!

Evite acúmulos

Tanto na indústria quanto em cozinhas, as sujeiras pesadas podem se acumular. Quanto mais tempo elas levarem para serem removidas, mais difícil torna-se a higienização completa do ambiente.

Além de encarecer o processo de limpeza industrial, a acumulação também provoca danos em equipamentos e superfícies, dado que as reações químicas e a presença de micro-organismos facilitam a corrosão e outros tipos de deterioração. Portanto, defina um cronograma de limpeza que cuide da salubridade de seu ambiente e garanta que sua infra-estrutura tenha uma durabilidade maior!

Use equipamentos específicos

Para que a limpeza industrial dê certo, é essencial contar com equipamentos específicos. Em geral, as empresas especializadas nesse tipo de serviço já contam com essa infra-estrutura. Converse com um especialista da área para garantir que eles operem adequadamente no momento da limpeza.

Converse com os colaboradores de sua empresa

Para que seus colaboradores não sejam surpreendidos pela chegada das equipes de limpeza, avise-os sobre o cronograma desse tipo de atividade. Peça também para que eles colaborem. Caso eles se alimentem em ambiente de trabalho ou deixem algo cair, instrua-os a limpar imediatamente o resíduo e disponibilize produtos e equipamentos para que o façam.

Agende a limpeza para horários em que há menor fluxo de pessoas

Ao agendar a limpeza para horários em que o fluxo de pessoas é menor, você garante que os funcionários da limpeza trabalhem com maior tranquilidade e que suas equipes não interrompam as próprias atividades.

Viu só como inserir a limpeza industrial na rotina de sua empresa é relativamente simples e traz uma série de benefícios? Conte com os serviços de uma equipe especializada para reduzir seus custos e garantir que os processos tragam os resultados esperados, garantindo mais segurança para seus colaboradores, clientes e fornecedores!

Se você gostou desse post, siga-nos nas redes sociais para continuar recebendo as nossas dicas.

Compartilhe: