Um síndico precisa conhecer alguns aspectos importantes de gestão para lidar com o dia a dia da administração. Nesse contexto, os 5 C’s do condomínio resumem bem os principais conflitos que podem surgir dentro de um espaço como esse. Ao conhecer cada um deles, o profissional se torna capaz de identificar as soluções mais práticas que podem ser implementadas.
Se você nunca ouviu falar sobre o tema, não se preocupe: elaboramos este conteúdo justamente para tratar dele. Confira!
1. Carro
São muitos os problemas que podem estar envolvidos quanto ao carro dos condôminos. Arranhões, espaços apertados e disputas sobre o uso da garagem são alguns deles. Certamente você já se deparou com a situação de que um motorista “fechou” o carro do outro, impedindo que ele saísse para algum compromisso — é confusão na certa!
Para evitar situações como essa, cada caso deve ser avaliado individualmente. Se, por exemplo, um espaço for muito apertado para um carro grande, há a possibilidade de trocar de forma amigável com outra pessoa.
Além disso, todas as particularidades devem estar presentes no regimento do condomínio, como no caso do aluguel de vagas por parte dos moradores.
2. Cano
Se há problema com o cano no apartamento de cima, normalmente ocorrem vazamentos e infiltração. Isso é mais um motivo que gera discussão por parte das pessoas em um espaço.
Um outro ponto que deve ser de atenção por parte do síndico é em relação ao encanamento dos espaços comuns. Se o ambiente for mais antigo, é preciso haver uma manutenção contínua.
Caso o problema com encanamento seja em espaços de livre trânsito, a responsabilidade é do condomínio. Caso esteja no apartamento, do morador. Porém, frequentemente, o síndico precisa intervir no diálogo entre as partes.
3. Cachorro
Cachorro também pode estar presente entre os conflitos. Apesar de serem bons companheiros dos moradores, alguns pontos podem gerar incômodo, como latidos, e sujeira nos espaços comuns.
Assim, para evitar discussões, o ideal é que haja normas nos ambientes onde todos frequentam, e que elas sejam comunicadas de maneira adequada, inclusive com sinalização de placas.
4. Criança
Alguns motivos contribuem para que as crianças também sejam alvo de conflitos. Barulho, bagunça nos espaços comuns etc.
Novamente, é preciso que haja sinalizações em todos os ambientes. Uma alternativa pouco explorada por parte das gestões é a de criar a função do síndico mirim. As crianças têm um diálogo melhor umas com as outras, o que poderia contribuir para que as regras sejam implementadas com mais facilidade.
5. Calote
Essa palavra dá arrepios, não é verdade? Inadimplência é um problema que pode trazer sérios riscos para a gestão de um condomínio. Afinal, a falta de recursos impede que as obras planejadas sejam realizadas, além de causar até mesmo atraso nas despesas normais e prejuízo ao fundo de reserva. O ideal é que haja cautela no momento da cobrança. Se possível, conte com apoio profissional.
Neste material, trouxemos alguns exemplos dos principais conflitos que podem surgir em espaços compartilhados — os chamados 5Cs do condomínio. O ideal é administrá-los com eficiência para garantir a harmonia entre as pessoas.
Outro ponto que também merece a sua atenção é o cronograma de limpeza. Continue no blog e confira um material que selecionamos!