A análise de risco de segurança patrimonial é um trabalho preliminar na estratégia de segurança de uma empresa. Antecede e fornece subsídios para a elaboração do plano de segurança da organização, seja um shopping, um condomínio ou uma indústria.
Requer que sejam observados e avaliados diversos fatores capazes de tornar a condição do ambiente ameaçadora para a segurança patrimonial da empresa. Dessa análise surgem as soluções a serem implementadas com o fim de eliminar ou minimizar as suscetibilidades encontradas.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o que é análise de risco de segurança patrimonial.
O que é análise de risco de segurança patrimonial?
A análise de risco de segurança patrimonial é uma técnica de avaliação da realidade de um ambiente que se quer proteger. Seu objetivo é identificar fragilidades que possibilitem a ocorrência de eventos negativos para os bens patrimoniais de uma empresa ou um condomínio, por exemplo.
Essa análise constitui uma das primeiras medidas para a elaboração de um plano de segurança. Considere que a gestão de riscos em segurança considera a proteção patrimonial e as possibilidades de quaisquer eventos significativos passíveis de comprometer o patrimônio e as pessoas no local.
O resultado de uma análise de risco, portanto, aponta a demanda existente por segurança e pode indicar soluções a serem implementadas. Assim, você deve considerar que uma análise de risco de segurança patrimonial deverá avaliar, detectar e recomendar as ações preventivas para corrigir as suscetibilidades observadas.
Qual a importância dessa análise?
A importância maior e objetiva da análise de risco de segurança patrimonial reside na indicação das medidas que precisam ser tomadas para que a integridade física do patrimônio e das pessoas do local seja garantida. Como resultado, sua realização e a implementação de suas recomendações promovem alguns benefícios importantes:
- mapeamento de riscos e ameaças existentes;
- indicação das soluções aplicáveis em cada caso;
- correção das suscetibilidades;
- fortalecimento do trabalho preventivo;
- incremento nas barreiras físicas;
- maior segurança para o local;
- maior eficiência dos sistemas de segurança.
Como fazer uma análise de risco de segurança?
O trabalho de elaboração de uma análise de riscos deve ser executado por empresa especializada, uma vez que requer investigação minuciosa orientada por uma capacidade de identificação de fragilidades e ameaças no ambiente. Os parâmetros a serem considerados são muitos:
- características da segurança utilizada na região;
- índice de criminalidade ocorrente no bairro;
- intensidade do fluxo de pessoas nas proximidades;
- intensidade do trânsito de veículos nas ruas próximas;
- características do perímetro e segurança implementada;
- características do(s) prédio(s).
De todo modo, a elaboração de uma análise de riscos pode ser conduzida de acordo com os seguintes passos, aqui resumidos:
- Identificar os principais ativos da empresa;
- Identificar e mapear os principais riscos existentes;
- Analisar os riscos encontrados;
- Avaliar as soluções aplicáveis para solução dos riscos encontrados;
- Recomendar os resultados das melhores correções encontradas, inclusive as soluções da tecnologia.
Como você pôde ver, a análise de risco de segurança patrimonial é essencial para a elaboração de um plano de segurança para a empresa ou condomínio.
Uma vez que deve considerar um número grande e diversificado de parâmetros, além de identificá-los e avaliar sua importância como suscetibilidades, precisa ser elaborada por profissional especializado. Os resultados podem significar a proteção ou a insegurança da organização.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.