Afinal, o que é análise de vulnerabilidade física? Entenda!

Você sabe o que é a análise de vulnerabilidade física? Apesar de ser uma medida muito importante para garantir a segurança de qualquer empreendimento, muitas pessoas desconhecem essa prática e esse, por si só, é um risco que a sua empresa não precisa correr.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo que vai ajudar você a entender o que é uma análise de vulnerabilidade física, como ela funciona na prática, por que é importante executar esse tipo de serviço, quais tipos de risco podem ser mitigados a partir dela e muito mais. Então, fique de olho para não perder nenhum detalhe!

O que é uma análise de vulnerabilidade física?

Segurança nunca foi uma palavra tão importante quanto tem sido hoje. Na era da informação, manter os dados protegidos é algo que, com certeza, tem muito valor para qualquer empreendimento. Mas nem só de ativos digitais é composta uma empresa, por isso, é preciso se manter atento também à sua vulnerabilidade física.

Esse é o termo utilizado para se referir a todos aqueles riscos aos quais estão expostos os aspectos físicos e materiais de um empreendimento. Isso inclui toda a instalação predial, o controle de acesso, o data center e assim por diante.

Portanto, quando falamos em uma análise de vulnerabilidade física, estamos nos referindo justamente a uma varredura e listagem de todos os riscos que uma empresa está correndo em relação a esses aspectos. É, portanto, o primeiro passo para garantir um plano de proteção.

Dessa forma, o diagnóstico dos riscos vai variar muito de negócio para negócio, já que leva em conta cada uma das suas particularidades. Entre elas estão os processos internos, as ferramentas utilizadas no trabalho, o maquinário, o tamanho da empresa, o número de pessoas com acesso autorizado a ela e assim sucessivamente.

Como ela funciona na prática?

Como o objetivo principal da análise de vulnerabilidade física é identificar os problemas de segurança da empresa, ela precisa saber exatamente como funcionam todos os pontos relacionados ao patrimônio organizacional. Depois disso, o responsável se encarregará de criar estratégias e adotar procedimentos e ferramentas para atribuir segurança e eficiência contra ataques ou outros problemas.

Para identificar um risco, é preciso saber quais são as consequências dele. Assim, toda possibilidade de exposição e vulnerabilidade do patrimônio físico deve ser avaliada com uma nota de importância, que deve corresponder ao impacto que a violação daquele bem provoca.

Para isso, você pode partir de três perguntas básicas:

  • o que pode acontecer se houver uma violação do patrimônio físico?
  • Qual é a probabilidade de isso acontecer?
  • Quais são as consequências caso isso, de fato, aconteça?

Por que é importante executar a análise de vulnerabilidade física?

O principal objetivo de executar uma análise de vulnerabilidade física é identificar os riscos potenciais dos sistemas de segurança de uma empresa. Portanto, serve como uma medida estratégica de gestão e mitigação de perigos inerentes.

Isso proporciona uma série de benefícios para os negócios. Confira alguns deles a seguir.

Maior controle de segurança

Uma gestão preventiva de riscos serve, principalmente, para aumentar o controle de segurança de uma empresa. Com uma implantação contínua, é possível evitar problemas como invasões, acessos sem autorização, contato com maquinários de valor etc.

Economia de tempo e dinheiro

Mapear as vulnerabilidades de uma empresa é uma ótima maneira de economizar tempo e dinheiro. Primeiramente, porque mitiga os riscos de ataques e consequentes prejuízos inerentes a eles. Depois, porque também evita que sejam causados danos à imagem da empresa, impedindo que ela seja vista como um local inseguro.

Competitividade no mercado

Talvez você não saiba, mas investir na análise de vulnerabilidade física do seu negócio também ajuda a aumentar a sua competitividade no mercado. Empresas vistas como empreendimentos seguros têm mais chances de conseguir e manter clientes.

Quais tipos de risco podem ser mitigados a partir dela?

Uma empresa está exposta a muitos riscos, que podem ter naturezas distintas. Um dos mais frequentes deles está relacionado à falta de segurança no acesso de pessoas à empresa. Quando o empreendimento não investe em um bom controle de acesso, pode acabar permitindo que pessoas mal-intencionadas adentrem as dependências da empresa.

Isso pode causar violações internas, roubo de equipamentos, risco para os colaboradores e muito mais. Em outros casos, documentos importantes podem sumir ou ainda arquivos e locais confidenciais serem acessados. As salas-cofre e os registros de câmeras de vigilância são um exemplo disso.

Além disso, existem os riscos relacionados à própria infraestrutura, como falhas elétricas e mecânicas, infiltrações, vazamentos etc.

Outros riscos frequentes são aqueles associados às falhas de comunicação, que podem acabar ocasionando sérios problemas. Uma comunicação ineficiente pode provocar o acesso de pessoas não autorizadas a áreas restritas, colocar em risco os colaboradores em casos de incêndio e muitas outras dificuldades.

Como realizar a análise de vulnerabilidade física?

Para que você consiga implementar um processo eficiente de análise de vulnerabilidade física, preparamos alguns passos que podem ajudar você a se orientar. Confira cada um deles a seguir:

  1. prepare o processo — mapeie todas as informações relevantes, assim como o seu tamanho, infraestrutura, locais e funcionários;
  2. defina os responsáveis — delegue profissionais capacitados para ficarem responsáveis por cada etapa da segurança física da empresa, solucionando problemas e desenvolvendo melhorias;
  3. faça o mapeamento dos riscos — é preciso identificar todos os pontos que apresentam vulnerabilidade para determinar uma ordem de prioridade ao atacá-los;
  4. realize uma análise de priorização — nessa fase, a missão é definir quais são os maiores perigos entre as vulnerabilidades para entender quais serão contidos primeiro;
  5. produza relatórios — os relatórios são primordiais para acompanhar os diagnósticos ao longo do tempo e servir como referência para futuras comparações e medição de resultados;
  6. trate as vulnerabilidades — aqui é que as soluções de contenção serão colocadas em prática, mitigando os riscos de acordo com a sua urgência e prioridade;
  7. adote métricas de gestão — também é importante estabelecer indicadores que servirão para comparar os resultados e identificar o que ainda precisa ser melhorado;
  8. treine as equipes — para que as vulnerabilidades sejam definitivamente mitigadas, é importante oferecer treinamento às equipes para atuarem preventivamente.

Uma solução importante para não precisar se preocupar com todas essas etapas é contar com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, você contratará equipes já capacitadas com todos os recursos necessários, além da expertise para colocar uma análise de vulnerabilidade física em prática.

Você gostou deste conteúdo? Então, que tal ficar ligado em outros materiais que vão além da análise de vulnerabilidade física? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades por e-mail!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese