Automação predial e segurança: entenda a relação!

Hoje, muita coisa pode ser resolvida utilizando apenas um dispositivo eletrônico e sem a necessidade de intervenção humana. Na rotina de um prédio, isso não precisa ser diferente, uma vez que a automação predial é uma realidade perfeitamente possível e disponível.

Trata-se, basicamente, do uso de uma série de dispositivos eletrônicos integrados para a realização de tarefas no edifício — proteção contra incêndio, controle de ar-condicionado, vigilância digital. Isso traz diversos benefícios para o condomínio, com destaque para o aumento da segurança.

Quer saber mais sobre a relação entre automação predial e segurança? Então, continue a leitura e descubra!

Quais são as aplicações da automação predial?

A automação predial é uma forma de utilizar a tecnologia a favor da segurança e do conforto nas edificações prediais. Ainda, suas aplicações são múltiplas e diversas, atendendo a diferentes necessidades e incorporando inúmeras facilidades.

Veja, a seguir, as principais aplicações da automação predial e suas características mais marcantes.

Controle e monitoramento de equipamentos

Sistemas de controle e monitoramento são capazes de medir variáveis e acionar equipamentos em função de seus parâmetros de configuração. Dessa forma, você pode utilizar um sistema integrado para controlar praticamente todos os equipamentos do prédio.

Além disso, um sistema instalado e programado para esse fim, é capaz de monitorar a temperatura de diferentes ambientes, identificando a necessidade ou não de ligar o ar-condicionado. Nesse sentido, o controle das luzes em função da demanda de iluminação é o sistema mais comumente empregado.

Da mesma forma, a automação predial também pode atuar sobre outros sistemas, como os de combate a incêndio, gastos de energia elétrica e consumo de água, além de equipamentos utilizados para a gestão predial. As possibilidades são inúmeras e a tecnologia avança a cada dia com mais aplicações.

Gerenciamento de elevadores

A automação predial também pode ser um ótimo recurso quando utilizada no controle dos elevadores. Na verdade, pode monitorar o acesso das pessoas e gerenciar esses equipamentos, aumentando significativamente sua segurança e eficiência.

Nesse caso, é possível, inclusive, que o software direcione o morador ou visitante para o melhor elevador, de acordo com o andar para onde deseja ir. Assim, realiza-se uma otimização do emprego do equipamento fazendo a distribuição do acesso.

Controle de acesso

Também é possível utilizar a automação predial para controlar o acesso de pessoas e veículos a um condomínio, por exemplo. Com sua implementação, os moradores ou usuários podem contar com um sistema de liberação automática, fazendo a identificação por meio de cartões personalizados ou outros.

Ademais, o sistema consegue controlar o acesso de visitantes, contumazes ou esporádicos, após o registro ou cadastramento na portaria. A automação predial é costumeiramente empregada para esse fim, ou seja, a triagem no local de acesso.

Sistemas de uso e reuso de água

As aplicações da automação predial permitem uma grande diversidade de ações que exijam acompanhamento da evolução de determinada variável, até o acionamento de circuitos que acionam bombas e outros mecanismos. É o que se dá, por exemplo, com o aproveitamento de águas pluviais e de reuso.

Desse modo, captação por telhados verdes, níveis de reservatórios, acionamento de bombas e filtros, entre outros, constituem sistemas que podem facilmente utilizar a automação predial. 

Nesse caso, a sustentabilidade é demonstrada não apenas com o aproveitamento das águas, mas com a economia de tempo e de recursos que a automação viabiliza.

Ainda como aproveitamento de águas de forma automatizada, pode ser citada a irrigação de jardins, praças e áreas verdes. Os reservatórios do condomínio para águas pluviais, por exemplo, podem dispor de sistemas automatizados com sensores para identificar demandas hídricas e acionar o sistema de irrigação.

Quais os principais tipos de automação predial existentes?

A automação predial pode ser caracterizada, em função das atividades que desempenha, em dois tipos: 

  • supervisão e controle de utilidades;
  • sistema de segurança. 

Entenda cada um, a seguir.

Supervisão e controle de utilidades

A utilização da automação predial, nesse caso, aplica-se ao gerenciamento de frentes, como:

  • sistema de iluminação (comum e de emergência);
  • sistema de refrigeração;
  • sistema de aquecimento;
  • instalações hidráulicas;
  • instalações de gás;
  • instalações elétricas diversas.

Sistema de segurança

Embora seja de aplicação universal, o emprego da automação predial para segurança encontra forte demanda em condomínios residenciais e comerciais. Nesse sentido, é utilizada, principalmente, para fins de proteção contra incêndio e contra intrusos.

No caso de detecção e proteção contra incêndio, é feita utilizando sistemas digitais endereçáveis, ou seja, sistemas que detectam exatamente o local de ocorrência do sinistro. Além disso, é possível acionar alarmes, chamadas e mecanismos de combate às chamas.

No caso de proteção contra intrusão, o sistema pode contar com monitoramento visual, alarme, mensagem para celular, acionamento da central de segurança, entre outros recursos.

Quais os benefícios da automação predial?

A automação predial tem despertado um interesse cada vez maior em razão, sobretudo, dos benefícios que agrega e da valorização dos edifícios. Descubra agora os principais motivos para adotar a automação predial.

Economia de recursos

A automação predial permite que os equipamentos utilizados no edifício funcionem com maior eficiência operacional. Isso significa que eles só serão ligados quando efetivamente forem necessários, como ocorre, por exemplo, com o sistema de ar-condicionado ou a iluminação.

Com isso, são reduzidos os gastos com energia elétrica e, dependendo do tipo ou da finalidade do equipamento utilizado no prédio, também é possível diminuir o consumo de água. Dessa forma, há uma grande economia de recursos para o condomínio como um todo.

Otimização do tempo

Automatizar um sistema libera a presença humana para execução de ações que o próprio sistema pode resolver acionando determinados mecanismos quando são atingidas condições programadas. Esse é um tempo valoroso que pode ser aplicado em outras funções ou atividades.

Além disso, sistemas automatizados em um prédio podem registrar todas as ações promovidas. Dessa forma, é possível construir um banco de dados com inúmeras aplicações para, por exemplo, elaborar uma série histórica de demandas e identificar horários com acionamentos mais ocorrentes.

Conforto

Moradores e usuários de condomínios, de modo geral, desejam dispor da maior comodidade possível, sobretudo quando se trata da utilização das áreas comuns. Nesse sentido, a automação predial pode ser o instrumento que promoverá a solução para expectativas dessa natureza.

Isso porque, é possível controlar temperatura, iluminação e sonorização em todas as áreas do edifício, de modo que estejam sempre em conformidade com os parâmetros estabelecidos para esse fim.

Como resultado, mesmo em um dia quente, os moradores terão a garantia de que poderão entrar no prédio e acessar ambientes com temperatura agradável, até mesmo dentro dos elevadores, por exemplo.

Produtividade

A produtividade é um elemento extremamente importante para uma boa relação entre a gestão predial e os moradores. Afinal, eles querem a garantia de que os serviços oferecidos são prestados da melhor forma possível.

A automação predial pode levar a essa eficiência. Uma vez que ela permite a padronização de processos e muitas das atividades são realizadas sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, é capaz de aumentar a produtividade dos profissionais que trabalham no prédio, já que eles têm acesso a um suporte de excelência para a realização das suas tarefas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade promovida pela automação predial pode ser ilustrada pelas próprias condições que propicia. Nesse sentido, podem ser consideradas relevantes as seguintes situações:

  • aproveitamento de águas pluviais;
  • reuso de águas;
  • economia de energia elétrica no controle da iluminação sob demanda;
  • economia de energia no controle dos sistemas de ar-condicionado;
  • economia de energia com a otimização da utilização de máquinas e equipamentos.

Segurança

Por fim, um dos pontos altos da automação predial é a possibilidade de promover maiores condições de segurança. Afinal, favorece um maior controle de acesso das pessoas ao edifício, reduzindo a probabilidade de ações mal-intencionadas com vistas a adentrar o local.

Além disso, na ocorrência de situações imprevistas, é possível consultar o registro dos dados referentes ao evento monitorado por essa automação. Isso facilita a identificação da localização da ocorrência, se há envolvidos e a melhor forma de dar solução à questão.

Ademais, considere que sistemas de segurança podem acionar suporte presencial, além dos alarmes, e acender luzes, ou seja, uma infinidade de ações. Além disso, todo o ocorrido pode ser informado ao interessado por meio de mensagens em aplicativo de celular e até acesso a imagens pertinentes.

Qual a relação entre automação predial e segurança?

Como você pode perceber, a automação predial participa intimamente do incremento nos processos de segurança do edifício. Na verdade, ela pode ser totalmente integrada a todos os sistemas de proteção do condomínio, garantindo um maior controle sobre a operação desses equipamentos e aprimorando os procedimentos adotados.

Assim, é possível, por exemplo, programar o sistema para que ele notifique qualquer ação suspeita dentro do prédio. Dessa forma, os profissionais responsáveis são acionados imediatamente após a identificação, com tempo hábil para impedir o surgimento de maiores problemas.

Além disso, pode-se utilizar câmeras para monitorar todas as áreas comuns em tempo real, o que também aumenta a segurança dos moradores. Some-se a isso, a capacidade de acionamento de chamado — automatizado, desde que programado para isso — para um atendimento presencial.

Vale ressaltar que a automação predial permite que você controle o edifício de forma remota, ou seja, de qualquer lugar, a qualquer hora. Desse modo, mesmo que não esteja presente no edifício, devido a uma viagem, por exemplo, é possível monitorar a segurança do local.

Como implementar a automação predial?

Agora que você já sabe como a automação predial é importante, principalmente no que se refere à segurança do condomínio, por exemplo, é hora de entender como implantar as instalações e implementar o sistema. 

Para tanto, é essencial contar com uma empresa especializada. Nessa hora, considere que uma empresa parceira experiente é capaz de diagnosticar a realidade existente, identificar possíveis problemas ocorrentes e outras demandas do prédio. Com dados e informações necessários já disponíveis, fica mais fácil elaborar um planejamento para implantação da automação.

Com o plano de automação predial elaborado, é possível adquirir os equipamentos e materiais, identificar os conhecimentos necessários e dar andamento à instalação propriamente. Cada processo que será automatizado deve fazer uma previsão do seu custo de implantação, além dos prazos e dos resultados esperados.

Uma vez instalados os sistemas previstos, é hora de capacitar sua equipe e os próprios moradores para as atividades necessárias às operações do novo sistema, de acordo com as demandas de cada um. Ao mesmo tempo, é preciso ressaltar os motivos da implementação da automação, assim como evidenciar os benefícios que pode trazer para todos.

Por que monitorar periodicamente as soluções adotadas?

Todo processo implementado, especialmente quando envolve tecnologia, deve ser monitorado. A automação não escapa desse princípio universal do gerenciamento. Na verdade, existem algumas boas razões específicas para esse acompanhamento dos processos automatizados.

Primeiro, porque automatizar é definir parâmetros para que ações sejam tomadas por um sistema quando determinadas circunstâncias ou determinados níveis ocorrerem. Assim, é preciso verificar se essas condições estão sendo atendidas e se os parâmetros inicialmente adotados não requerem uma alteração para mais ou para menos.

Depois, é preciso verificar periodicamente se as pessoas envolvidas com o controle e a manutenção dos sistemas continuam adequadamente capacitadas e se os procedimentos estão sendo seguidos. Isso é indispensável para que o plano de automação predial elaborado seja atendido e o máximo de benefícios seja colhido por todos.

Finalmente, considere que as realidades podem mudar com o tempo, assim como novas tecnologias podem surgir trazendo melhores resultados e ainda mais economia para toda a comunidade condominial. Nesse campo, novas soluções para velhos problemas estão sempre surgindo. Afinal, estamos na era da inovação.

Como você pode perceber, a automação predial é uma tendência forte que veio para ficar. Afinal, com essa nova tecnologia, é possível reduzir os custos de operação do prédio, aumentar o conforto dos moradores e melhorar a produtividade dos profissionais que lá trabalham. Ademais, pode ser integrada ao sistema de segurança do edifício, aumentando ainda mais a proteção de moradores em relação a qualquer ameaça que possa existir.

Gostou? Tem experiência com automação predial? Faça um comentário sobre este post, pois será útil para outros visitantes.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese