Passo a passo: saiba como fazer um checklist de manutenção

Se sua empresa utiliza algum tipo de equipamento e se ele já teve seu funcionamento interrompido no meio da cadeia produtiva por qualquer tipo de falha, você conhece os inúmeros transtornos e prejuízos que essa situação acarreta.

É justamente para evitar tais danos, que existem as manutenções preventiva e preditiva. Uma das melhores formas de empregar essas duas táticas é implementando checklist de manutenção. Quer saber como fazer um checklist e como ele vai ajudá-lo no seu plano de manutenção? Continue lendo este post!

A importância da manutenção

A manutenção existe para que um equipamento não pare de funcionar e caso isso venha a ocorrer, que seja consertado rapidamente. Máquinas paradas são sinônimas de prejuízo. É no intuito de evitar interrupções, falhas, quebras e, até mesmo, prolongar a vida útil de peças e maquinário, que existem 3 tipos distintos de manutenção. São elas:

  • preventiva: aplica mecanismos de controle e monitoramento para identificar problemas antes que eles ocorram;
  • preditiva: é uma técnica parecida com a preventiva, porém o acompanhamento é periódico e funciona por meio de inspeções e checagem de dados;
  • corretiva: é a mais emergencial delas. Visa consertar um equipamento quando este já apresenta problema.

Cada uma dessas três modalidades traz benefícios próprios de suas aplicações. No entanto, a corretiva é dispendiosa e causa maiores prejuízos, pois em muitos casos existe a suspensão da cadeia produtiva, ocasionando perdas tanto por essa interrupção quanto pelo conserto que deverá ser feito às pressas, o que demanda mais recursos.

O objetivo é fazer uma gestão de manutenção preventiva e preditiva eficiente para reduzir ao máximo o número de ocorrências de correção. Muitas vezes, as duas primeiras são usadas em conjunto, aplicando monitoramento periódico, mensurando e comparando índices ideais de funcionamento.

Se em alguma inspeção, é identificada alguma discrepância desses parâmetros ou um aquecimento ou resfriamento, por exemplo, é hora de aplicar a correção. Isso impede que a cadeia produtiva seja interrompida de forma brusca ou sem planejamento.

As ações são calculadas e efetuadas com base nos períodos de disponibilidade da empresa. Tudo isso ajuda a economizar recursos, evitar desperdícios, desgastes e aumentar a produtividade, a confiabilidade e, até mesmo, a segurança.

Passo a passo de um checklist de manutenção

Agora que você já sabe como funciona cada tipo de manutenção e a relevância deles no processo produtivo e na melhoria da gestão, saiba que uma das melhores práticas para fazer a manutenção preventiva e preditiva é por meio de checklist.

Checklists são importantes, porque garantem abrangência, ou seja, que todos os equipamentos e peças serão monitorados efetivamente. Outro benefício do uso dessa ferramenta é a padronização, todas as vistorias realizadas seguirão padrões estabelecidos anteriormente, para que as métricas sejam amplamente avaliadas. Veja agora, 6 passos para começar a usar checklists na sua empresa!

1. Avalie o seu ambiente

O primeiro passo para um checklist eficaz é fazer um levantamento minucioso dos equipamentos, suas condições de uso e da capacitação da equipe responsável por cuidar deles. É o que chamamos de avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Um ponto forte pode ser a boa qualidade da capacitação da equipe e um ponto fraco, o excesso de burocratização nos processos de prevenção, mas esses são apenas exemplos. Essa pesquisa precisa ser feita considerando as particularidades da sua empresa.

2. Seja estratégico

Esta etapa exige muita avaliação e organização. Ser estratégico é ter as informações necessárias à mão, estabelecer práticas e rotinas, ou seja, determinar um planejamento. É importante, aqui, verificar o tempo de vida útil dos equipamentos, analisar os manuais dos fabricantes e mantê-los acessíveis e organizados, verificar índices de depreciação e periodicidade de reparos. Todas essas informações devem constar no seu plano de ação. É imprescindível também desenvolver um cronograma para realização de inspeções.

3. Crie um checklist de rascunho

Agora chegou a hora de fazer a lista de verificação, propriamente dita. Você pode inserir informações que julgue importantes para o tipo de equipamento com que trabalha. Mas não se esqueça de estabelecer:

  • equipamentos e peças de maior valor: demandam maiores cuidados;
  • principais indicadores de falhas: eles servirão de parâmetros de comparação;
  • periodicidade de avaliação e inspeção: a frequência é um fator determinante para a manutenção preventiva e preditiva;
  • processos que devem ser seguidos: para que haja uma padronização.

4. Teste esse checklist

Para atestar a aplicabilidade do seu checklist é imprescindível testá-lo. Os testes serão feitos da seguinte maneira:

  •  responsável pela confecção: realiza as primeiras experiências e verifica possíveis falhas ou pontos de melhorias do checklist;
  • colaboradores da equipe: realizam alguns testes e dão um feedback sobre ajustes ou sugestões de aprimoramento do checklist.

A lista testada na prática sofrerá as alterações que o responsável achar necessárias, de acordo com o feedback recebido. Feito isso, é importante testá-la novamente, até que esteja pronta para ser usada por todos da equipe.

5. Introduza o checklist de verificação

Muitas empresas não utilizam essa ferramenta, portanto é preciso uma nova abordagem junto aos colaboradores e gestores para estejam a par da aplicabilidade e utilidade da prática. As pessoas, comumente, não se engajam em algo que não conhecem, então explique de modo detalhado como desenvolveu a lista de verificação, porque utilizá-la e apresente os benefícios de forma clara.

6. Revise o plano de manutenção

Realizados todos esses processos que descrevemos, até aqui, o checklist passará por um período de aplicação. Após esse tempo, que será definido em comum acordo com a equipe, é necessário que o plano de manutenção, em sua totalidade, passe por uma revisão e por aprimoramentos periódicos. As técnicas mudam, novas ferramentas de gerenciamento surgem e novos equipamentos são adquiridos é preciso se manter atualizado e ter um cronograma aceitável.

Elaborar um checklist de manutenção isolado não irá melhorar sua gestão. É interessante pensá-lo como um componente de todo o seu plano de manutenção. Assim, ele será útil e possibilitará uma gama de melhorias, pois ajudará na verificação abrangente e padronizada dos equipamentos.

Gostou desse passo a passo para fazer um checklist? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese