Entenda como é feita a classificação dos resíduos hospitalares

O descarte de resíduos é um ponto de atenção importante para qualquer organização. Porém, quando se fala em serviços de saúde, essa questão se torna ainda mais relevante, uma vez que, além de resíduos comuns, neles também são encontrados materiais que apresentam riscos biológicos e químicos para a sociedade. Nesse sentido, é essencial que você tenha clareza sobre a classificação e a forma ideal de descarte dos resíduos hospitalares.

Antes de mais nada, é vital saber o que são resíduos hospitalares. Assim sendo, esse é o termo que se refere a qualquer resíduo advindo de serviços de saúde, seja ele contaminado ou não. Isso significa que quaisquer resíduos que sejam produzidos por hospitais, clínicas, consultórios ou outros serviços de saúde são considerados como resíduo hospitalar e, dessa forma, devem ser classificados e destinados a uma coleta específica.

Quer saber como essa classificação dos resíduos hospitalares é feita? Então, continue a leitura e descubra!

Qual a importância e como funciona a classificação dos resíduos hospitalares?

Os serviços de saúde geram uma série de resíduos diferentes. Para entender melhor, imagine um hospital. Esse local gera resíduos comuns, como embalagens de alimentos e papéis, mas também lixo com contaminação biológica, como luvas usadas em procedimentos, materiais utilizados em cirurgias, bisturis etc. Além disso, há outros tipos de materiais que podem ser descartados por esse estabelecimento, como medicamentos, agulhas, aparelhos antigos, entre outros.

Esses resíduos podem trazer ameaças específicas para a população e a comunidade ao redor. Afinal, uma agulha descartada de forma equivocada pode provocar um acidente e, até mesmo, levar vírus e bactérias para quem tiver contato com ela. Além disso, também há a possibilidade de os equipamentos antigos ou restos de medicamentos contaminarem o solo, a água ou ainda as pessoas da comunidade ao redor caso não sejam descartados em locais adequados.

É por isso que a classificação de resíduos hospitalares é tão importante. Afinal, ela garante que você vai dar o destino adequado a cada um desses tipos de lixo, de modo a evitar contaminação do ambiente e das pessoas. Dessa forma, a classificação é o processo no qual você deve identificar o tipo de resíduo que está sendo descartado de acordo com o tipo de risco que ele pode oferecer.

Como já mencionado, uma agulha, mesmo que não utilizada, pode trazer o risco de cortes e contaminação para as pessoas que têm contato com ela. Por outro lado, gazes utilizadas em cirurgias trazem um outro tipo de ameaça, uma vez que podem proliferar vírus e bactérias no ambiente.

A classificação de resíduos hospitalares é, portanto, esse processo de identificação do tipo de lixo que está sendo gerado para, a partir disso, dar o destino adequado para eliminar as possibilidades de contaminação do ambiente e das pessoas ao redor.

Quais são os principais grupos de resíduos hospitalares?

Agora que você já sabe o que é a classificação de resíduos hospitalares e a importância de realizar esse processo de forma adequada, é hora de entender quais são os principais grupos nos quais o lixo proveniente de serviços de saúde pode ser classificado. Acompanhe!

Resíduos potencialmente infectantes (grupo A)

Esses são os resíduos que podem disseminar vírus, bactérias ou outros microrganismos para o ambiente, podendo infectar as pessoas ao redor caso não seja descartado corretamente. Os materiais que fazem parte desse grupo são materiais biológicos, como secreções e tecidos, assim como vacinas e ampolas.

Resíduos químicos (grupo B)

Existem resíduos que têm propriedades químicas que podem contaminar pessoas ou o ambiente ao redor. Esses são os resíduos químicos, que incluem restos de materiais laboratoriais, medicamentos e outros materiais semelhantes.

Resíduos radioativos (grupo C)

Os serviços de saúde também podem ter que descartar materiais que apresentam radioatividade, sendo essencial que eles sejam descartados de forma correta para não contaminarem pessoas ou o meio ambiente. Esses são os resíduos que fazem parte do grupo C, incluindo aparelhos de raios X antigos e materiais de radioterapia, por exemplo.

Resíduos comuns (grupo D)

Os serviços de saúde também geram resíduos comuns, ou seja, lixo semelhante ao gerado por residências ou empresas comuns. Esses resíduos são classificados no grupo D e incluem papéis, materiais de escritório, alimentos e outros.

Resíduos perfurocortantes (grupo E)

Por fim, o grupo E inclui os resíduos perfurocortantes, ou seja, aqueles que apresentam o risco de gerar lesões nas pessoas que têm contato com eles. Esse grupo inclui todos os materiais que podem cortar ou perfurar, como é o caso de agulhas, bisturis, tesouras ou resíduos de vidro.

Como otimizar o gerenciamento de resíduos hospitalares?

Como podemos perceber, os resíduos hospitalares são complexos e, por isso, exigem que você saiba como classificar e descartar cada um deles de forma adequada. Quer dicas para otimizar o gerenciamento dos seus resíduos? Então, continue a leitura e veja algumas delas:

  • entenda quais são os principais tipos de resíduos descartados pelo seu estabelecimento;
  • veja quais são as empresas que podem ajudar você a descartar de forma adequada os seus resíduos;
  • adquira sacos de lixo adequados para o descarte de cada um dos tipos de resíduos hospitalares;
  • capacite a sua equipe para que saiba a melhor forma de descartar os resíduos, protegendo as pontas dos objetos perfurocortantes e descartando cada material no local adequado, por exemplo;
  • crie e siga à risca um PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde);
  • fique atento à legislação e se mantenha atualizado no caso de mudanças referentes à política de descarte de resíduos hospitalares.

Como você pode perceber, a classificação dos resíduos hospitalares é um assunto importante para qualquer serviço de saúde, seja ele um hospital, clínica ou consultório, seja um laboratório de exames. É essencial que você entenda quais são os grupos de resíduos e classifique cada um dentro do estabelecimento, dando o destino adequado de acordo com o que é previsto na legislação. Com isso, além de proteger os seus colaboradores e pacientes, você também garante a preservação da comunidade ao redor e do meio ambiente!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a melhor forma de lidar com os resíduos hospitalares? Aproveite que está por aqui e descubra como evitar desperdícios em hospitais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese