4 principais erros na coleta de resíduos hospitalares!

Planejamento, regularidade e boa gestão. Hoje, falaremos sobre um tema fundamental para a qualidade de um estabelecimento médico. Afinal de contas, você conhece os principais erros na coleta de resíduos hospitalares? Caso não, sem problemas, pois isto é o que descobrirá nesta leitura. 

Para que não restem dúvidas no tema, selecionamos as principais curiosidades no assunto. Aqui, você entenderá o que é a coleta de resíduos hospitalares, quais os principais erros durante esse processo, e como é possível evitar esses equívocos na sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a coleta de resíduos hospitalares?

Como todos sabemos, o lixo hospitalar é extremamente diverso, perigoso e potencialmente nocivo, tanto ao meio-ambiente como às pessoas que o manuseiam. Por isso, tanto a coleta como a destinação desses resíduos deve ser feita com muita cautela, planejamento e responsabilidade. 

Diferente de um escritório convencional, o ambiente hospitalar é repleto de atividades que resultam em um grande número de resíduos, com diferentes graus de risco e periculosidade. Por essa razão, o lixo hospitalar tem cinco classificações distintas: 

  1. Categoria A Infecciosos — resíduos que podem conter agentes biológicos que ofereçam risco de infecção, como bolsas de sangue, material orgânico e afins;
  2. Categoria B Químicos — resíduos químicos nocivos às pessoas e ao meio-ambiente, como medicamentos, substâncias laboratoriais e demais compostos;
  3. Categoria C Radioativos — resíduos com radioatividade acima do considerado normal e aceitável, como exames de medicina nuclear e alguns componentes de máquinas diagnósticas;
  4. Categoria D Comuns — todo tipo de resíduo não contaminado, que não ofereça risco de infecção ou acidente, tal como papéis, luvas, embalagens e por aí adiante;
  5. Categoria E Perfurocortantes — resíduos com alto potencial para causar acidentes, perfurando e/ou cortando as pessoas, como estilhaços, lâminas, agulhas, seringas e afins.

Como sugere o nome, a coleta é o procedimento responsável pela identificação e separação dos resíduos. Em nossa visão, é um dos serviços mais importantes para a qualidade hospitalar, pois está diretamente ligado ao controle de infecção, à higienização do ambiente médico e à responsabilidade social do estabelecimento. 

Por isso, a equipe encarregada pela coleta deve ser devidamente qualificada para a tarefa, sendo capaz de identificar os diferentes tipos, e realizando o serviço com segurança, responsabilidade e competência. Assim, é possível minimizar o risco de acidentes e lesões a quem manuseia esses materiais.

No Brasil, existem muitos exemplos do que o descarte incorreto pode gerar de prejuízos à sociedade. O caso mais emblemático foi o do Césio 137, um acidente radiológico que aconteceu no fim da década de 1980, que resultou em mais 100 mortes nos anos seguintes à contaminação, e cerca de 1600 pessoas afetadas. 

Por isso, é muito importante que o estabelecimento assuma uma posição de responsabilidade social e invista na realização adequada desse procedimento, contratando uma empresa que seja referência na prestação de serviços em saúde e higienização hospitalar. 

Quais os 4 principais erros na coleta de resíduos hospitalares?

Desconhecimento legislativo, negligência gerencial, falta de planejamento e baixo investimento. Da forma como percebemos, esses são os quatro principais erros que podem resultar em uma coleta insegura e de baixa qualidade. Entenda! 

1. Desconhecimento legislativo

Em áreas como a gestão hospitalar, a ignorância legal é imperdoável. Considerando o grau de responsabilidade desse empreendimento, a gestão precisa estar sempre à par das normas e orientações para atuar no setor com segurança e coerência, como à Resolução RDC nº 33/03, que classifica os diferentes tipos de resíduos. 

2. Negligência gerencial

A gestão sempre deve procurar atender as regulamentações, garantindo a conformidade legal do empreendimento. E para ter esse compliance é preciso investir em equipes capacitadas, respeitar a classificação dos resíduos, adequar o hospital a diferentes normas certificadoras e por aí adiante.

3. Falta de planejamento

Esse é um erro que complementa o anterior, pois não planejar também é uma falha gerencial. O planejamento engloba a conscientização de todos os funcionários sobre a importância de realizar o descarte correto, assim como estabelecer protocolos e normas para garantir a higienização do estabelecimento. 

4. Baixo investimento

Por fim, a falta de investimento na realização de um serviço de qualidade. Na gestão hospitalar, existem muitos custos que não podem ser ignorados, e a higienização está entre os mais importantes. Sem uma rotina de coleta competente e responsável, é impossível impedir a propagação de infecções no ambiente hospitalar. 

Como evitar erros na coleta de resíduos hospitalares?

No fim das contas, a melhor forma de evitar esses erros é exercendo uma boa gestão, respeitando as normas certificadoras, conscientizando os colaboradores, estruturando uma equipe de higienização qualificada, e investindo na contratação de serviços de qualidade — e para isso você pode contar com a Verzani & Sandrini! 

Caso não saiba, vale notar que somos uma referência na prestação de serviços em saúde, atendendo grande parte das demandas e desafios da gestão hospitalar, como a gestão de leitos, rouparia, higienização, manutenção e muito mais.

Ao terceirizar essa demanda às nossas equipes, você acessa o que há de melhor em capital humano no mercado, enquanto garante o alto padrão na qualidade hospitalar, com a manutenção de ambientes limpos, e uma coleta de resíduos que atenda todos os padrões exigidos pelas normas certificadoras. 

Além disso, vale notar que as equipes de higienização da Verzani & Sandrini são altamente qualificadas na área, e por isso, chegam no ambiente hospitalar prontas para a tarefa, sem ociosidade ou necessidade de treinamento específico, pois já estão cientes das classificações dos resíduos e como fazer o manuseio adequado. 

Por fim, também vale destacar o investimento em soluções de infraestrutura. É muito importante garantir o posicionamento acessível de lixeiras adequadas para cada tipo de resíduo. Dessa forma, você estimula o descarte correto por parte dos funcionários, e minimiza a probabilidade de um descarte negligente. 

Assim, a sua gestão reafirma o compromisso não apenas com a segurança e a qualidade de vida dos pacientes, mas sobretudo, com a proteção do meio-ambiente e o bem-estar social — que são fatores importantes para a base ESG (Environmental, Social and Governance) do empreendimento hospitalar. 

Agora que você sabe a importância da coleta de resíduos hospitalares para a qualidade da sua gestão, aproveite o momento para investir nesse processo com quem é uma referência no assunto. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese