Como economizar água no condomínio? Saiba!

Você já parou para se perguntar sobre como economizar água no condomínio? Hoje em dia, tem sido muito recorrente ver reportagens na mídia que falam sobre a falta de água e sobre o racionamento em diversos municípios do país. De acordo com dados da ONU, em meados de 2050, a população do mundo todo será 30% maior do que a atual, o que aumentará significativamente a demanda por água potável.

Antes, esse assunto não era tão discutido, até mesmo, por conta das características geográficas do Brasil. Mas vivemos um momento de busca por soluções viáveis e eficientes de como garantir a economia de água nas residências.

Nos condomínios, não pode ser diferente disso. Se em uma casa, onde poucas pessoas residem, já é complicado economizar, em um condomínio, pode parecer mais ainda. Só que não é esse o caso. Seguindo algumas práticas simples, é possível promover uma grande economia. Continue acompanhando e confira!

Usar a tecnologia a seu favor

As tecnologias também chegaram para proporcionar economia. Hoje em dia, já podemos contar com vários aparatos tecnológicos que acabam ajudando a evitar desperdícios. Os temporizadores e os redutores de pressão, por exemplo, são alguns desses equipamentos que você pode instalar nos chuveiros e nas torneiras para diminuir o consumo de água.

É fundamental que esses dispositivos também sejam instalados nas áreas comuns do condomínio, afinal de contas, é onde existe uma maior circulação de pessoas e, claro, pode servir como exemplo para os demais moradores do local. A boa notícia é que a instalação desses aparatos tecnológicos é bem simples e traz um ótimo resultado, levando a uma redução significativa das despesas mensais do condomínio.

Procurar vazamentos e fazer a manutenção

Uma etapa muito importante na hora de economizar água no condomínio é realizar um “raio-X” periodicamente no local. Fazendo esse procedimento, consegue-se detectar possíveis vazamentos para que, assim, sejam encontradas formas de acabar com esses pontos de perda.

O ideal é contratar empresas especializadas ou, até mesmo, permitir que as vistorias sejam feitas por funcionários do condomínio previamente treinados. As inspeções devem ser realizadas nas áreas comuns e em cada unidade, fiscalizando caixas acopladas, tubulações, torneiras, válvulas e pontos de saída de água.

Ao aparecer qualquer tipo de vazamento, é preciso providenciar o reparo o quanto antes. Se a responsabilidade for do morador, ele deverá ser notificado a fazer o conserto com urgência.

Individualizar hidrômetros

Fazer com que os hidrômetros sejam individuais no condomínio é uma decisão que resulta em grande economia de água. Isso porque, na maior parte dos condomínios, o modo convencional de pagamento de custo da água é dividir o valor total da conta entre os condôminos. Ao individualizar os hidrômetros, cada casa vai ficar responsável somente pelo seu próprio consumo.

Vale lembrar que, no ano de 2007, a Lei 11.445 foi criada para obrigar novos edifícios a adotarem o uso de hidrômetros individuais. Mas ela vale apenas para os novos empreendimentos.

Porém, é preciso ter em mente que essa individualização, além de ser um sistema muito mais justo, também faz com que cada morador tenha uma visibilidade maior a respeito do seu consumo. Dessa maneira, fica mais fácil de mudar atitudes e de assumir posturas de consumo consciente. Afinal, a conta será de cada unidade, ou seja, o valor vai pesar no bolso.

Reaproveitar a água

Uma excelente prática para economizar água no condomínio é reaproveitar a água da chuva. Para isso, o ideal é construir reservatórios que possam armazenar o líquido.

Vale lembrar que a água reaproveitada pode ser usada para vários fins, como limpeza de áreas comuns e para regar jardins. Fazer a implementação de uma estação simples de tratamento no condomínio pode assegurar um ótimo destino para essa água que seria, simplesmente, descartada.

Além da água da chuva, o reuso da que é usada em casa é algo que também tem funcionado muito bem, e isso é muito comum em clubes, edifícios novos e nas indústrias. É possível usar a água das pias e do banho para diferentes objetivos, como lavagem dos pisos, para descargas e para as áreas comuns do condomínio.

Promover ações de conscientização

A conscientização dos colaboradores e condôminos é um fator muito importante para garantir a economia de água no local. A mudança na atitude acaba interferindo diretamente na economia desse recurso. É possível promover algumas ações para mobilizar as pessoas a respeito desse controle de gasto de água no condomínio.

Uma boa ideia pode ser levantar a pauta de como promover essa economia nas reuniões de moradores. Assim, consegue-se debater sobre o assunto e levantar possibilidades de atos que procurem conscientizar a todos que moram e frequentam o local.

Outra ação essencial é distribuir cartazes e quadros de avisos no condomínio. Neles, o ideal é destacar tarefas simples e eficientes, além da importância de se poupar a água. Algumas tarefas que podem ser implementadas:

  • tomar banhos mais rápidos;
  • fechar a torneira enquanto escova os dentes;
  • ensaboar todas as louças de uma só vez;
  • não lavar calçadas com mangueira;
  • limitar o uso da máquina de lavar;
  • reaproveitar a água da máquina de lavar.

Trocar vasos sanitários antigos

Os vasos sanitários, principalmente, em condomínios mais antigos, podem acabar representando um gargalo significativo no consumo de água. Para que você possa entender o problema, aqueles que utilizam o sistema tradicional de válvula de parede tendem a gastar aproximadamente 30 litros de água a cada descarga realizada.

Enquanto isso, os vasos sanitários que têm a caixa acoplada acabam gastando de três a seis litros de água por descarga. A diferença é muito grande. Portanto, o mais indicado a se fazer — caso o condomínio ainda use esses vasos antigos — é realizar a substituição dos itens.

É possível levar esse debate para a assembleia de moradores para que todos tenham a oportunidade de votar pela troca dos objetos que ficam na área comum, além, é claro, de estimular a substituição nas unidades. Uma boa dica é buscar uma empresa especializada para fazer negociação de descontos, caso haja uma troca significativa de itens.

Como você pode ver, buscar meios de como economizar água no condomínio é imprescindível e urgente, afinal, estamos falando sobre o bem mais importante para o planeta. As medidas citadas aqui farão a diferença no orçamento dos moradores, além de influenciar diretamente a formação de uma comunidade muito mais consciente, impactando positivamente a realidade das próximas gerações.

Gostou de saber mais sobre essas dicas infalíveis para proporcionar economia de água? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para acessar mais conteúdos relevantes com este por lá!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese