Da forma como percebemos, o comportamento de risco é uma das práticas mais nocivas à produtividade e consistência de uma empresa no mercado. Por isso, é do interesse da gestão identificar esse tipo de negligência, conscientizando e capacitando os funcionários para evitar esse tipo de equívoco ou hábito na sua operação.
Foi com isso em mente que elaboramos este material exclusivo sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é comportamento de risco, porque é importante evitar esse tipo de prática na sua empresa, e o que fazer para coibir esse tipo de comportamento na sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é comportamento de risco?
Na gestão de riscos, considera-se comportamento de risco todo tipo de prática, negligência ou equívoco resultante em um risco potencial e substancial para a empresa. Geralmente, esses comportamentos estão ligados à segurança ocupacional, como a não utilização de EPIs, a desatenção ao circular por ambientes críticos e por aí adiante.
Por que evitar o comportamento de risco na empresa?
Da forma como percebemos, o comportamento de risco cria dois aspectos muito negativos para as empresas: a redução da produtividade e o aumento dos acidentes. Como pode notar, ambas as situações são extremamente prejudiciais, pois vão contra às boas práticas gerenciais, criando prejuízos e transtornos, tanto financeiros quanto operacionais. Acompanhe!
Redução da produtividade
Geralmente, o comportamento de risco surge e se estabelece na ausência de protocolos bem definidos. E quanto menor a organização operacional de uma empresa, menor a sua consistência e produtividade. Por isso, na maioria das vezes, identificar comportamentos de riscos é sinal de um problema ainda maior: a falta de organização e previsibilidade operacional.
Aumento dos acidentes
Negligência, desatenção e irresponsabilidade são fatores que levam ao aumento de acidentes. Em comum, todos esses pontos estão ligados aos comportamentos de risco.
Por isso, investir na conscientização das equipes é fundamental para garantir a competitividade no mercado, evitando a ociosidade e o prejuízo causado por acidentes, indenizações e novas contratações.
Como evitar o comportamento de risco na empresa?
Investindo em conscientização, qualificação e tecnologia aplicada. Da forma como percebemos, essas são as únicas maneiras de elucidar o que é o comportamento de risco para os colaboradores, trazendo atenção ao tema, eliminando os maus hábitos e implementando boas práticas operacionais, que ofereçam uma mentalidade preventiva e saudável para a sustentabilidade da empresa.
A conscientização tem o objetivo de trazer luz ao assunto, diferenciando o que é certo do que é errado. Já a qualificação serve para garantir que todos conheçam as boas práticas que devem ser adotadas na rotina operacional. E o investimento em tecnologia aplicada serve para elevar a automação, a segurança e a eficiência dos trabalhos.
Como pôde ver, o comportamento de risco é uma ameaça silenciosa para a proteção e sustentabilidade das empresas no mercado. Para crescer consistentemente, é preciso eliminar esses prejuízos, implementando uma mentalidade preventiva e responsável. Como resultado, isso reduz os custos e eleva a produtividade.
Agora que você sabe como identificar e evitar o comportamento de risco na sua empresa, aproveite para continuar aprendendo mais sobre temas fundamentais para a qualidade da sua gestão. Para isso, basta acessar e curtir a nossa página no Facebook!