Conheça 3 benefícios de um condomínio sustentável

Desenvolver ações para ter um condomínio sustentável é um dos principais desafios dos síndicos. Afinal, a sustentabilidade é uma necessidade e traz uma série de vantagens para a gestão e para os moradores.

Hoje, a tecnologia é uma das principais aliadas nessa causa. Assim, é fundamental que os síndicos e administradores de condomínios estejam por dentro das inovações do mercado para este segmento.

Aplicativos de gestão, energias renováveis e telemetria são alguns dos recursos que podem, e devem, ser implementados para otimizar a gestão e melhorar a qualidade de vida dos condôminos.

Neste post, apresentamos a você alguns dos benefícios de se ter um condomínio sustentável e como você pode conquistar essas vantagens. Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post!

1. Redução de custos

A vantagem em destaque é a redução de custos, uma necessidade para a performance das contas e gestão financeira. Afinal, um condomínio sustentável é sinônimo de uma gestão inteligente. Assim, um exemplo prático de como isso pode ser alcançado é a implementação da leitura de água individualizada com telemetria.

Além de promover um custo justo para cada proprietário do condomínio, a telemetria é uma tecnologia que ajuda a identificar possíveis vazamentos. Eles são motivos de aumento de custo na conta de água e possíveis causadores de danos estruturais. Por isso, contar com a telemetria é sinônimo de economia de água e de custos.

2. Aproveitamento de resíduos

Quando pensamos no aproveitamento de resíduos em um condomínio sustentável, há duas práticas que têm ganhado atenção do mercado.

A primeira é o reaproveitamento de água pluvial, ou seja, água da chuva. Nesse contexto, a água é coletada e distribuída para atividades como: uso de descarga, regagem de jardins e lavagem das áreas comuns.

A segunda ação é o uso de uma composteira. Essa máquina consegue transformar o lixo orgânico do condomínio em adubo e também gerar energia, por meio do gás liberado no processo. Assim, há três benefícios:

  1. Menos lixo despejado no ambiente
  2. Energia limpa e renovável própria
  3. Adubo próprio que pode ser usado no jardim ou até mesmo revendido.

Caso o seu condomínio não tenha uma estrutura que comporte uma composteira, vale buscar por parceiros, empresas que trabalhem nesse segmento para recolherem o lixo orgânico. Aqui, é interessante lembrar que é importante também fazer o descarte correto do lixo não orgânico, destinando também para coletores profissionais.

3. Conforto térmico

Quando o conceito de condomínio sustentável é aplicado desde o momento de desenvolvimento do projeto de construção, é possível ganhar mais conforto térmico para o edifício. Há ações que podem ser realizadas após a construção, mas são reduzidas comparando com o momento de desenvolvimento do projeto.

Uma delas é o uso da técnica de reflexo de calor por meio da instalação de placas de alumínio no telhado para melhorar o conforto térmico. Nessa técnica, a temperatura é “controlada” ao espelhar a temperatura externa, evitando que a toda a energia térmica externa seja absorvida pela construção.

Então, o que você achou deste post? Ao longo deste artigo vimos algumas vantagens de ter um condomínio sustentável. Vale reforçar que não são somente esses benefícios. A valorização do imóvel para locação e venda está entre outras vantagens desse modelo de construção e gestão de condomínios.

Se você gostou deste artigo, então aproveite para ficar por dentro dos nossos conteúdos: assine a nossa newsletter! Até a próxima!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese