Os recursos do condomínio podem ser geridos por uma conta comum, vinculada ao CNPJ condominial ou por uma conta pool. Esta, por sua vez, é um tipo de conta conduzida pela administradora contratada para auxiliar o síndico.
Existem vantagens e desvantagens quando se faz a opção por essa conta. O síndico deve avaliar bem e com atenção, a fim de escolher o que for mais adequado à sua gestão.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça agora as vantagens e os riscos da conta pool.
O que é uma conta pool?
Uma conta pool é um tipo de conta bancária coletiva que reúne os recursos de diferentes condomínios. Trata-se de alternativa empregada por algumas administradoras condominiais para gerenciar as receitas e os pagamentos de seus vários clientes.
À administradora cabe a responsabilidade sobre a gestão de cada condomínio, mas o dinheiro, propriamente, fica misturado em uma conta apenas. Diferentemente das contas individuais, na conta pool o síndico não tem acesso aos extratos e à movimentação, dispondo apenas dos relatórios da administradora.
A ideia por trás da conta pool é tornar mais simples o trabalho com o dinheiro. Essa motivação é mais expressiva em situações em que o síndico não possui muita experiência com gerenciamento de recursos financeiros, mas poderia envolver a gestão do fundo de reserva do condomínio.
No entanto, podem existir alguns riscos envolvidos nessa alternativa. Primeiro, porque limita a autonomia do condomínio, mas, também, porque permite oportunidade para fraudes. Veja a seguir.
Quais as vantagens e quais os riscos dessa conta?
A conta pool apresenta algumas vantagens e, ao mesmo tempo, traz consigo alguns pontos negativos que devem ser considerados antes de se fazer a opção. Veja a seguir os aspectos principais desse tipo de conta.
Vantagens
Uma primeira vantagem que se destaca para o síndico é a simplificação dos processos bancários. Como as transações ficam a cargo da administradora, essa parte da gestão deixa de depender do gestor do condomínio.
Outra vantagem é a redução dos custos com os processos bancários. De maneira geral, os bancos operam com serviços a preços mais em conta com as administradoras de condomínios.
Riscos
A adoção da conta pool traz consigo um risco de fraude maior, uma vez que não permite acompanhamento direto da conta do condomínio. Assim, detalhes das informações como o fluxo de caixa ficam dependendo da confiança de que a administradora irá repassar em seu relatório todos os dados.
Por sua vez, havendo processo judicial, os recursos do condomínio podem ficar inacessíveis até que a questão tenha solução. Há, ainda, a possibilidade de falência da administradora sem o suporte de um fundo garantidor.
Como escolher a melhor forma de gerir o dinheiro do condomínio?
Para escolher a melhor forma de gerir os recursos condominiais, o principal cuidado a ser adotado é a escolha da administradora. Qualquer que seja o tipo de conta, é indispensável que se tenha as melhores referências do mercado e imprescindível que seja de máxima confiança.
Outro cuidado importante é separar as despesas ordinárias e extraordinárias, de modo que, se porventura, optar pela conta pool, deixar nessa conta apenas as despesas ordinárias. Assim, haveria outra conta vinculada ao condomínio para as demais despesas.
Como você pode ver, uma conta pool reúne os recursos de diversos condomínios sob o CNPJ da administradora. Nessa opção, o síndico não consegue fazer um acompanhamento adequado dos extratos da conta, informado pela administradora por meio de relatórios. Não é, portanto, a opção mais segura para o condomínio.
Continue bem informado curtindo nossa página no Facebook.