O que é cota condominial e o que saber sobre ela?

Muita gente ainda não conhece a composição e a natureza da cota condominial quando chega o boleto todo mês. No entanto, você pode ter certeza de que se trata de um importante instrumento de gestão do condomínio.

Também existem dúvidas sobre se há diferença entre a cota e a taxa condominial. De todo modo, o valor cobrado foi antes aprovado por assembleia dos condôminos.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra o que é cota condominial e o que mais você precisa saber sobre ela.

O que é a cota condominial?

A cota condominial é o valor a que se chega para pagamento mensal, ao longo do ano, de uma espécie de rateio das despesas do condomínio. É conhecida, também, pela denominação de taxa condominial.

Os itens de despesa que compõem a cota são definidos em assembleia e sempre comunicados aos condôminos. Assim, as prioridades elencadas como melhorias a serem implementadas no condomínio são definidas e aprovadas, e os custos, rateados e inseridos na composição da taxa condominial.

Pelos itens que costumam compor essa taxa, pode-se perceber que se trata de uma fonte de recursos indispensável para a adequada gestão do condomínio e atendimento às suas necessidades. Assim, de maneira geral, uma cota condominial pode ser composta de despesas, como:

  • consumo de água e energia elétrica;
  • folha de pagamento dos funcionários;
  • gastos de conservação e manutenção de equipamentos (bombas, elevadores);
  • aquisição de materiais diversos (produtos de limpeza, material de escritório);
  • execução de obras aprovadas;
  • manutenção das áreas comuns do condomínio.

Como é calculada a cota condominial?

O cálculo mais comumente empregado para definir o valor da taxa condominial é realizado do seguinte modo:

  1. Relacione todas as despesas ordinárias pertinentes realizadas no último mês.
  2. Some essas despesas e multiplique o valor encontrado por 12 (projeção para os gastos do próximo ano).
  3. Aplique um índice de correção inflacionária.
  4. Inclua, se for o caso, outras despesas extraordinárias aprovadas em assembleia anteriormente.
  5. Divida o total pelo número de unidades condominiais.
  6. O valor encontrado, correspondente à cota condominial total para o ano, deve ser apresentado em assembleia para aprovação final e aplicação.

O que ocorre no caso de inadimplência com a cota?

Pagar a cota ou taxa do condomínio não é uma opção do condômino, mas uma exigência legal, além de necessária para a gestão adequada. Nesse sentido, a Lei No 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro) define ser um dever de cada condômino contribuir para as despesas da administração.

Assim, não efetuar o pagamento da cota condominial constitui irregularidade. Inicialmente, o pagamento com atraso faz incidir multas e juros sobre o valor original, conforme previsão do próprio Código Civil Brasileiro. Ao mesmo tempo, a legislação autoriza a adoção de penalidades próprias por cada condomínio.

Por essa razão, é preciso estar ciente das previsões da convenção do seu condomínio e o que foi aprovado. Além disso, é importante, no caso de inquilinos, estar ciente de que a inadimplência pode resultar no despejo.

A administração condominial pode judicializar a situação por meio de ação contra o condômino inadimplente. Uma cobrança judicial de condomínio, em razão de ter natureza de título executivo extrajudicial, pode determinar que o pagamento seja realizado quase imediatamente.

Como você pode ver, a cota condominial é um importante instrumento de gestão, ao mesmo tempo em divide entre todas as unidades condominiais a responsabilidade pelo pagamento das principais despesas do condomínio. É válido destacar que seu valor é sempre aprovado em assembleia dos condôminos.

Você já teve alguma experiência com cota de condomínio? Deixe aqui o seu relato ou comentário.

Compartilhe:
cota condominial
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese