Descubra como lidar com as crianças em condomínio durante as férias

Ter crianças presentes no condomínio é sempre uma coisa boa! Elas são criativas, divertidas e, normalmente, engajam os adultos em suas atividades. Porém, também é um aspecto que demanda atenção. Como deixá-las seguras nas áreas internas e externas, minimizando os riscos de acidentes e criando um ambiente mais agradável para todos?

Naturalmente, crianças exigem supervisão diária. É importante que estejam acompanhadas por adultos em suas tarefas de rotina, até para que aprendam a ter mais autonomia. Mas, o período de férias, em especial, é um ponto de atenção para todos do condomínio: como pais, porteiros, síndicos e vizinhos.

Nesta época, em que as crianças não vão à escola, podem brincar e aproveitar ainda mais as áreas do condomínio, é também o momento em que acidentes (incluindo situações graves) têm mais chance de ocorrer. Leia nosso artigo e entenda como as proteger de tais situações!

Sinalize os locais de acesso e estipule regras

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que as sinalizações e regras de acesso às áreas do condomínio são um ponto essencial para a segurança dos visitantes e moradores.

Além disso, é algo que afeta o funcionamento do condomínio como um todo e, por isso mesmo, devem estar de acordo com as normas estabelecidas.

Em períodos de férias ou naqueles que apresentam mais movimentação, é fundamental rever as sinalizações, ter certeza de que estejam corretas e com visibilidade. Elas devem ser expostas em áreas de grande fluxo, como na portaria ou no acesso da piscina, playground e academia, por exemplo.

Além disso, não se esqueça dos seguintes ambientes:

  • elevadores;
  • piscina;
  • garagens;
  • sinalização para o sistema elétrico;
  • sinalização contra incêndio.

Em relação às regras, vale avaliar o horário de funcionamento de cada área, idade para acesso e horário de silêncio. Outra questão essencial é a limpeza (que também interfere na segurança do local).

O local de descarte deve ser sinalizado e deve existir um reforço da importância de que sejam despejados nos locais corretos (em especial quando há um trabalho de reciclagem).

Como agir quando há crianças em condomínio?

Mas, afinal, as crianças devem ter acesso à quais áreas e como isso pode ser feito? Vale refletir sobre a pergunta e definir as regras em seu condomínio para evitar acidentes e garantir um ambiente mais seguro e agradável a todos.

O primeiro passo é reforçar que os responsáveis devem estar atentos às crianças e que devem acompanhá-las em diferentes situações, para garantir que estejam bem.

Estabelecer responsabilidades é importante para que nenhuma das partes (nem o condomínio, nem os moradores) saiam prejudicados.

É interessante observar que, em muitos locais, as crianças não podem ter acesso à sauna ou academia, especialmente sem o acompanhamento de um adulto. Confira outras dicas:

A piscina deve estar sempre limpa

Como você deve imaginar, a piscina é um ponto de alerta em qualquer condomínio. Ela pode ser perigosa para as crianças e causar acidentes graves, levando ao afogamento.

Por isso mesmo, a piscina deve estar sempre limpa e com as sinalizações e regras claras (com horário de funcionamento e profundidade, por exemplo).

A área, além de iluminada, deve também ter um piso antiderrapante para impedir que as pessoas escorreguem e acabem se machucando. Vale também utilizar uma grade, para impedir o acesso em determinadas horários, quando não há uma supervisão, por exemplo.

Se o seu condomínio dispões de verba, vale investir na construção de uma piscina apenas para crianças pequenas. É muito mais seguro e proveitoso para todos!

Como comentamos, o ideal é que as crianças só frequentem as saunas acompanhadas de um adulto. Assim, em caso de qualquer incidente, poderão ser socorridas o mais rápido possível.

O playground deve oferecer brinquedos adequados

O playground é sinônimo de pura diversão! Feito exatamente para que as crianças possam aproveitar esta área do condomínio para fazer o que sabem melhor: brincar. O playground é realmente especial, trata-se de um ambiente muito desejado pelos pequenos, portanto, vale valorizá-lo como se deve.

O ideal é que os brinquedos (além de sempre revisitados e analisados por causa da segurança) sejam escolhidos em acordo com a idade de quem vai utilizá-los. É importante lembrar que as revisões técnicas impedem que algum brinquedo apresente defeito e acabe causando um acidente.

As crianças nunca devem andar sozinhas no elevador

Assim como para a piscina, as regras do condomínio em relação os elevadores devem ser rigorosas. O ideal é que as crianças nunca frequentem este ambiente sozinhas, pois há grande risco de acidente.

É importante que esteja claro para os moradores que o elevador é um meio de transporte dos prédios e não uma área para brincar. Vale também explicar para os pequenos a importância de observar se o elevador está nivelado com o andar. Caso não esteja, o ideal é evitar a utilização.

Lembre-se que os elevadores devem ter interfornes para que os usuários possam se comunicar com a portaria. É importante que entendam que, com ele, poderão pedir auxílio em diferentes situações, sempre que necessário.

A tecnologia é uma grande aliada

Quando se pensa em segurança e organização em um condomínio, principalmente em áreas utilizadas por crianças, vale lembrar que empresas especializadas na área possuem o conhecimento técnico para prevenir acidentes e permitir que tudo saia como o esperado.

Dentre as vantagens que oferecem, vale observar:

  • comunicação rápida e efetiva;
  • profissionais treinados;
  • planejamento técnico;
  • identificação de gaps e áreas para melhoria;
  • redução de custos;
  • elimina burocracias;
  • qualidade nos serviços prestados.

Se você precisa terceirizar esse serviço, o ideal é contar com uma empresa de confiança e que tenha experiência na área. Além disso, não se esqueça que a tecnologia também pode ajudar bastante neste contexto. Seja por meio de senhas ou identificação facial, fica mais fácil fazer o controle de acesso à diferentes áreas do condomínio, como no salão de festas ou na academia.

Como você pode perceber, são diversas as ações que promovem mais segurança às crianças em condomínio. Seguindo as dicas indicadas neste artigo, fica mais fácil garantir que tudo saia conforme o esperado e que acidentes não aconteçam.

Gostou do artigo? Para ficar em dica com publicações como esta, curta a página da Verzani & Sandrini no Facebook. Fique em dia com conteúdos com este e mantenha-se informado!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese