Descubra aqui como evitar desperdícios em hospitais!

Uma boa administração de recursos é imprescindível para garantir bons resultados em diversas instituições de saúde. Nesse tipo de empreendimento, as pessoas contam com uma enorme quantidade de itens, processos e colaboradores que precisam ser gerenciados adequadamente, especialmente para reduzir os desperdícios em hospitais.

Esse é um dos maiores desafios encontrados em instituições de saúde que apresentam valores exorbitantes associados à grande quantidade de recursos mal utilizados. Desde exames desnecessários até uma gestão ineficiente do setor de custos, muito dinheiro acaba sendo escoado por descuido.

Por isso, hoje, vamos ajudá-lo a entender a importância de uma administração eficiente dos mais diversos recursos em um hospital e, finalmente, apresentaremos sugestões para fazer isso na prática. Ficou interessado? Então, chegou a hora de conferir tudo sobre desperdícios em hospitais.

Fique de olho e aproveite a leitura!

Qual é a importância de evitar desperdícios?

A redução de desperdícios faz parte da prestação de serviços de qualidade. Isso porque ela ajuda a economizar recursos que podem ser investidos em finalidades muito mais proveitosas para a instituição.

No entanto, esse não é o único benefício. A seguir, veja alguns outros!

Reduzir os prejuízos

O desperdício custa dinheiro, especialmente na área de saúde. Se reunirmos a grande quantidade de utensílios, processos e recursos humanos que são necessários para prestar esse tipo de serviço, percebemos que existem diversas oportunidades de escoar ou administrar corretamente o dinheiro nesse setor.

Com uma boa gestão das atividades e dos recursos disponíveis, é possível diminuir o custo das operações dentro de um hospital. Isso contribui para reduzir prescrições desnecessárias, por exemplo, ou mesmo para aumentar a qualidade dos dispositivos médicos implantáveis, visto que os recursos financeiros ficarão livres para investimentos mais inteligentes.

Cuidar do meio ambiente

A administração correta dos utensílios hospitalares também é de extrema importância, já que muitos resíduos da área da saúde são contaminantes. No entanto, grande parte dos gestores acha que basta destinar corretamente o seu material que o meio ambiente estará protegido, mas não é bem assim.

Várias medidas devem ser tomadas a fim de obter economia de recursos que vão impactar diretamente no meio ambiente. O uso racional de água e de energia elétrica são apenas alguns exemplos disso.

Com a quantidade de dinheiro economizada nesses cuidados, é possível, inclusive, investir em fontes mais limpas de obtenção desses recursos, como:

  • dispositivos para captação de água da chuva para ser usada em descargas ou na rega dos jardins;
  • instalação de painéis solares para alimentar a demanda de energia do próprio hospital;
  • iniciativas como hortas próprias, livres de agrotóxicos e aproveitadas na alimentação dos pacientes.

Fazer uma gestão eficiente

Diversas iniciativas adotadas com a finalidade de reduzir desperdícios acabam contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos. Ao adotar sistemas para o controle do uso de materiais em estoque, por exemplo, você otimiza o monitoramento de custos e consegue descobrir os principais gargalos nesse sentido.

Além disso, as decisões passam a ser mais estratégicas, já que você conhece melhor os problemas que precisam ser enfrentados e consegue organizá-los em uma ordem de prioridade.

Assim, resolvendo uma pendência, você pode acabar diminuindo outros problemas, como é o caso da redução de um custo específico, que faz sobrar dinheiro para investir em outra melhoria.

Como evitar desperdícios em hospitais?

Elencamos para você as principais fontes de desperdícios dentro de um hospital, de modo a ilustrar as ações que podem ser tomadas para contorná-las e conseguir fazer uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis. Quer conferir? Então, vamos lá!

Na capacidade de gestão

É imprescindível que, para ter resultados satisfatórios, você tenha equipes eficientes. No entanto, muitos gestores negligenciam o monitoramento, controle e liderança das pessoas, o que acaba gerando diversos desperdícios e custos desnecessários. Isso vale para qualquer setor dentro de um hospital, da equipe médica até a de hotelaria.

Você precisa de uma equipe bem treinada e bem preparada, atualizada sobre os melhores métodos na sua atuação, assim ela conseguirá otimizar o uso dos recursos que tem à sua disposição. Por outro lado, um profissional descapacitado gera uma série de problemas, como o uso indevido de insumos, problemas interpessoais, danos aos pacientes e muito mais.

Para resolver esse problema é importante contar com um gerência ativa, que seja próxima dos colaboradores e que monitore o seu desempenho, conhecendo seus principais gargalos. Além disso, uma gestão eficiente garante uma equipe qualificada, treinada e proativa, que se preocupa em melhorar seus métodos de trabalho.

Na manutenção e gestão de equipamentos

Os equipamentos também são grandes responsáveis por custos e desperdícios no ambiente hospitalar. Seu parque tecnológico é um dos seus bens mais preciosos e, por isso, precisa ser bem cuidado. Isso significa se atentar para um uso correto e tomar os cuidados para aumentar a sua vida útil.

Tem gestor que só mexe em um equipamento quando ele estraga. Isso é prejudicial e gera diversos desperdícios, incluindo o de tempo. Além de aumentar os custos, porque um reparo ou substituição acabam sendo muito mais caros do que serviços preventivos.

Uma solução inteligente aqui é prezar pela correta manutenção dos itens, além da sua substituição sempre que identificar que um equipamento está ficando obsoleto. Dessa forma, você consegue manter dispositivos funcionais e adequados.

Nos serviços contratados

Muitos podem ser os serviços contratados por um hospital e eles vão desde o uso de equipamentos mais sofisticados até as equipes de limpeza e alimentação, por exemplo. Nesse caso, os desperdícios também podem ser bem expressivos.

Isso porque, ao buscar serviços externos ao hospital, é muito importante considerar algumas informações, como a real necessidade daquela contratação e a qualidade do serviço prestado. Quando se trata de pessoas, fica mais fácil gerenciar o desempenho.

No entanto, o interessante é sempre ficar por perto para entender como tudo está sendo executado e descobrir formas de otimizar os resultados. Quando isso não acontece, a consequência é o desperdício.

Por que contar com uma empresa especializada?

A ajuda de uma empresa especializada pode fazer toda diferença na prestação desse serviço. Isso porque o foco desses negócios é a otimização das atividades hospitalares, promovendo uma gestão eficiente dos recursos disponíveis para as atividades diárias.

Desde o controle até a preparação das equipes para as atividades, você pode garantir um uso otimizado de todos os recursos disponíveis, sejam eles humanos ou não. Além disso, em muitos casos, é possível contar com a implantação de etapas tecnológicas, como a adesão a sistemas de gestão, por exemplo.

Você terá recursos atualizados, equipes bem treinadas e com experiência na sua área de atuação. Além da garantia da redução dos desperdícios e a consequente otimização dos custos em função desse benefício inegável.

Agora, se você gostou deste conteúdo sobre desperdícios em hospitais, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros materiais do seu interesse?

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese