Manter um alto nível de limpeza e desinfecção das ferramentas e dos equipamentos e utensílios utilizados pelo time de higiene em um hospital é de extrema importância para garantir a segurança e a saúde dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes.
A presença de sujidades em equipamentos de higienização podem levar às contaminações cruzadas e comprometer a eficácia dos procedimentos operacionais e/ou assistenciais. Portanto, é essencial ter conhecimento dos procedimentos técnicos, assim como realizar auditorias regularmente para garantir o nível de limpeza e desinfecção adequado.
A Verzani & Sandrini preza pela saúde e pela segurança dos pacientes atendidos e das equipes assistenciais presentes em instituições de saúde. E, pensando nisso, compartilha algumas dicas abaixo para ajudar você a ficar de olho nesse importante processo:
1. Conheça as regulamentações e diretrizes aplicáveis
Familiarize-se com as regulamentações e diretrizes de limpeza e desinfecção. Isso pode incluir padrões estabelecidos por órgãos governamentais de saúde, associações médicas ou agências reguladoras específicas. Atualmente o principal documento estabelecido é o Manual de Limpeza e Desinfecção em Serviços de Saúde Ministério da Saúde/Anvisa 2010.
2. Desenvolva protocolos de limpeza e desinfecção
Estabeleça protocolos claros e abrangentes para a limpeza e a desinfecção das ferramentas hospitalares. Isso deve incluir instruções detalhadas sobre os produtos de limpeza e desinfecção a ser utilizados, os métodos adequados de limpeza para cada tipo de instrumento e os procedimentos de secagem e armazenamento adequados.
3. Realize auditorias internas regulares
Realize auditorias internas para avaliar o nível de higienização das ferramentas operacionais. Isso pode ser feito por meio da aplicação de um checklist com objetivo de garantir o cumprimento da padronização estabelecida, diminuindo os riscos de contaminação cruzada, promovendo a segurança dos processos. O checklist deve contemplar tipos de limpeza (considerando suas respectivas programações), itens relacionados às superfícies dos recursos materiais, utensílios, equipamentos de proteção individual e, respectivamente, a linha de produtos químicos de limpeza e desinfecção.
4. Considere realizar testes de validação dos equipamentos de limpeza
Os testes de validação dos equipamentos de limpeza servem para avaliar e garantir com mais precisão se os colaboradores responsáveis pelos procedimentos estão cumprindo com suas rotinas programadas.
O teste de validação mais comum é realizado com luz negra e produto fluorescente, aplicado antes dos procedimentos obrigatórios de higienização e organização dos recursos, por exemplo, antes que o colaborador inicie o plantão, e, sem o conhecimento do agente de higienização sobre as contaminações das superfícies dos equipamentos. Geralmente, realiza-se os testes por amostragem, depois, há necessidade de tabular os resultados e finalizar com a análise crítica em relatório. Os resultados desses testes podem fornecer informações valiosas sobre a eficácia dos processos de limpeza e desinfecção dos equipamentos e utensílios de limpeza.
5. Aos agentes de higienização: manter os registros operacionais atualizados
Os gestores operacionais devem disponibilizar modelos de formulários ou etiquetas para anotações dos procedimentos de higienização realizados pelas equipes. As lideranças precisam acompanhar as rotinas e se os registros das atividades e as anotações estão sendo registradas imediatamente após o procedimento. Esses registros ajudarão na rastreabilidade das evidências e na apresentação em casos de necessidades.
Como posso saber sobre o padrão de qualidade oferecido pela Verzani & Sandrini?
A Verzani & Sandrini oferece padrões de qualidade de excelência e dispõe de time técnico para apoiar nas operações, com profissionais especialistas e experientes no segmento, responsáveis pelo desenvolvimento de processos e procedimentos operacionais modelos, com responsabilidade técnica atrelada e que garantem o cumprimento das diretrizes específicas dos Serviços de Higienização determinadas pelo Ministério da Saúde/Anvisa.
Além disso, os nossos gestores e líderes são qualificados para atuar com excelência operacional, alguns, inclusive, têm formação na área da saúde (enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, químicos e biólogos), assim como temos hoteleiros e administradores com especialização no segmento e vasta experiência na área, sendo responsáveis pela implementação e disseminação dos padrões de qualidade Verzani & Sandrini nas operações.
A Verzani & Sandrini valoriza e aplica os processos de gestão da qualidade e melhoria contínua, conta com Sistema de Gestão Integrado, implementado e aplicando por meio das seguintes certificações: ISO 9001 – Gestão da Qualidade, 14001 – Gestão Ambiental, 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, com cronogramas de auditorias regulares, que garantem a continuidade e a adesão dos processos nas operações.
Além das certificações das ISOs, também desenvolve e aplica seus processos e procedimentos operacionais seguindo os requisitos das acreditações direcionadas para Serviços de Saúde, como, por exemplo: ONA (Organização Nacional de Acreditação), JCI (Joint Commission International), PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), entre outros, e, desta forma, garante a qualidade e a evolução dos processos nos clientes.
Nós sabemos da importância de protocolos direcionados, eficazes e eficientes para garantir a segurança e a saúde dos pacientes, dos visitantes e dos profissionais de saúde e operacionais. Por isso, a qualidade e a excelência dos processos e procedimentos operacionais de limpeza e desinfecção sobre os recursos materiais, equipamentos e utensílios, e, especialmente, sobre as superfícies e nos ambientes são desenvolvidos e aplicados em alto nível.
E, para garantir alto nível de confiança nos procedimentos de limpeza e desinfecção, sempre indicamos a contratação de uma empresa especializada no ramo.
Quer saber mais sobre limpeza e desinfecção em instituições de saúde? Fique de olho no nosso blog!