Tire aqui suas principais dúvidas sobre segurança patrimonial

Talvez você nunca tenha ouvido falar em segurança patrimonial mas, com certeza, já percebeu pessoas atuando nessa área. Afinal, esse é o tipo de segurança relacionado à proteção do patrimônio de uma pessoa ou organização, inclusive, contra roubos, danos e, até mesmo, incêndios que podem ocorrer em determinado espaço.

A segurança patrimonial inclui, também, a proteção às pessoas que atuam ou passam pelo estabelecimento. Afinal, elas também podem ser consideradas como um patrimônio intelectual do local. Além disso, a segurança sobre os recursos financeiros e equipamentos também faz parte desse tipo de serviço.

Diante da importância da segurança patrimonial, é essencial que você entenda bem esse conceito. Portanto, continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre assunto, agora mesmo!

Quais são as principais atribuições da segurança patrimonial?

A segurança patrimonial atua em algumas frentes de prevenção de riscos relacionados ao patrimônio de empresas ou pessoas físicas. Nesse aspecto, a principal atribuição dessa área é a prevenção contra:

  • assaltos;
  • invasões;
  • furtos e roubos;
  • sequestros;
  • incêndios;
  • danos ao patrimônio devido a fatores naturais (chuvas, alagamentos, raios, entre outros);
  • atos de terrorismo e espionagem.

Além de atuar na prevenção, no caso do acontecimento de alguma dessas situações, também é a segurança patrimonial a responsável por lidar com a situação adversa e garantir a proteção dos envolvidos.

Quais são as esferas de atuação da segurança patrimonial?

Além das atribuições da segurança patrimonial, também é importante que você entenda quais são as esferas de atuação dessa área. Entenda, agora, as principais delas:

  • prevenção: esse é o principal objetivo da segurança patrimonial, sendo ela a responsável pelo planejamento da segurança, de forma a evitar que as situações adversas listadas acima se concretizem;
  • detecção: no caso da iminência de alguma situação adversa, a segurança patrimonial é a responsável por detectar a possível ameaça. Os profissionais mantêm a atenção a qualquer atitude ou situação suspeita, atuando de forma a evitar que a ameaça se concretize;
  • repressão: caso o profissional de segurança patrimonial não seja capaz de evitar que a situação adversa ocorra, ele é o responsável por agir da melhor forma possível para reduzir as consequências físicas e humanas da ameaça. Dessa forma, ele deve proteger as pessoas envolvidas e o patrimônio.

Quais são os profissionais que atuam na segurança patrimonial?

Quando se fala em segurança patrimonial, muitas pessoas pensam apenas no profissional que atua diretamente na área, como é o caso dos seguranças de banco e outros estabelecimentos. Porém, esse setor vai muito além, sendo que há diversos outros profissionais que podem atuar nesse aspecto. Os principais são:

  • gestor de segurança patrimonial: responsável pelo planejamento da segurança de determinado estabelecimento;
  • supervisor de segurança patrimonial: responsável por todo o time de segurança, sendo o profissional que atua de forma a verificar se o planejamento está sendo colocado em prática;
  • vigilante patrimonial: profissional que efetivamente realiza a segurança, vigiando o estabelecimento e atuando no caso de situações adversas;
  • bombeiro civil: profissional responsável pela proteção do patrimônio contra incêndios, alagamentos, vazamentos, entre outros fenômenos desse tipo.

Quais são as vantagens de investir em segurança patrimonial?

A segurança patrimonial traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham ou frequentam o local. Entenda um pouco mais sobre as vantagens de investir nesse tipo de serviço.

Gera tranquilidade para a equipe

Toda organização está sujeita a riscos. Afinal, é impossível eliminar totalmente a ameaça de incêndios, assaltos e outras situações adversas às quais a sua equipe pode estar sujeita.

Dessa forma, ao investir em segurança patrimonial, você é capaz de gerar mais tranquilidade para o time realizar as suas atividades do dia a dia. Os colaboradores sabem que contam com profissionais especializados e qualificados para prevenir as situações adversas e, inclusive, lidar com elas da melhor forma possível.

Protege os seus bens materiais

Existem diversas situações que podem colocar em risco a estrutura física, os equipamentos e outros bens materiais da sua empresa. Incêndios podem destruir o estabelecimento, enquanto pessoas mal-intencionadas podem quebrar equipamentos importantes para a realização das atividades.

Dessa forma, a segurança patrimonial é uma grande aliada na hora de proteger esses bens. Esses profissionais criam planos para evitar que qualquer uma dessas situações se concretize e, no caso de não ser possível evitar, são capazes de lidar com ela da melhor forma possível. Com isso, eles reduzem os danos aos bens, protegendo o seu patrimônio.

Evita perdas financeiras

A sua empresa também está sujeita a roubos e assaltos. Infelizmente, é impossível garantir que isso não vai acontecer dentro da organização. O problema é que esse tipo de situação pode trazer grandes perdas financeiras, comprometendo o seu planejamento e, até mesmo, o funcionamento do negócio ao longo do tempo.

A segurança patrimonial também atua nesse aspecto. Ao proteger a empresa, esses profissionais também asseguram as suas finanças. Dessa forma, podem evitar grandes perdas para o negócio.

Como investir em segurança patrimonial?

Agora que você já sabe a importância da segurança patrimonial, fica a dúvida: como investir nesse tipo de serviço? É possível contratar uma segurança patrimonial para a sua empresa, realizando o processo seletivo dos profissionais necessários e capacitando-os para atuar dentro da organização. Porém, vale lembrar que também é possível investir em uma segurança terceirizada, contratando uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Essa segunda opção oferece uma série de benefícios adicionais. Isso porque você conta com uma empresa cujo trabalho está totalmente voltado para a segurança.

Dessa forma, ela é capaz de criar um plano de segurança de acordo com as necessidades e demandas próprias da sua organização. Além disso, a empresa especializada fornece profissionais altamente capacitados para a realização das atividades delegadas, melhorando a qualidade da segurança patrimonial da sua organização.

Com este artigo, você conseguiu solucionar as suas principais dúvidas sobre segurança patrimonial. Percebeu como esse serviço pode ser importante para a sua empresa? Afinal, além de proteger o seu patrimônio físico, ele também é capaz de reduzir os riscos para os seus colaboradores e dar a tranquilidade que a equipe precisa para realizar as suas atividades.

Aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais e propague a informação entre os seus amigos e familiares!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese