Engenharia Clínica: o que é e quais seus benefícios? Confira!

A tecnologia tem sido uma grande aliada da Medicina e vem possibilitando a criação e o aprimoramento de equipamentos para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Nesse cenário, a Engenharia Clínica assume um papel importante.

Para que as rotinas operacionais de clínicas e hospitais funcionem adequadamente, é fundamental contar com profissionais desse segmento. Afinal, contar com a infraestrutura adequada e em pleno funcionamento é crucial para o sucesso do diagnóstico e tratamento de pacientes.

Neste artigo, apresentamos o que é a Engenharia Clínica, seus benefícios e como implementá-la. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Afinal, o que é a Engenharia Clínica?

A Engenharia Clínica tem sua origem na Engenharia Biomédica e também na Engenharia Elétrica, e o seu objetivo é a gestão inteligente das tecnologias aplicadas à saúde. Assim, essa área atua otimizando o diagnóstico e o tratamento de pacientes ao proporcionar máxima performance de equipamentos durante os procedimentos médicos.

Além disso, uma premissa básica da Engenharia Clínica é proporcionar máxima disponibilidade dessas tecnologias. Então, temos a garantia do funcionamento adequado, bem como da consolidação de processos que estimulem o uso apropriado desses recursos.

Considerando esse foco na disponibilidade de tecnologia, essa engenharia envolve todo o ciclo de vida dos equipamentos. Nesse sentido, estamos falando de:

  • pesquisa;
  • desenvolvimento;
  • produção;
  • comercialização;
  • operação; e
  • manutenção.

Dessa forma, a Engenharia Clínica tem uma estreita relação com a transformação digital na Medicina. E, hoje, observamos o fortalecimento da sua implementação com frentes relacionadas ao uso da Inteligência Artificial e da telemedicina.

Quais são seus benefícios?

A Engenharia Clínica é uma área que acaba assumindo um papel estratégico dentro de clínicas e hospitais. Afinal, essa profissão cuida de aspectos que envolvem a alta performance dos atendimentos e o bom uso dos equipamentos. Nesse sentido, é uma frente que tem forte relação com a ergonomia no ambiente hospitalar.

Para que isso fique ainda mais claro, preparamos uma lista com os principais benefícios da Engenharia Clínica e como eles podem ser observados. Então, para saber mais, continue a leitura. Vamos lá?

Redução de custos

A gestão hospitalar envolve diversos custos e, com certeza, o gasto com os recursos tecnológicos estão em evidência na atualidade. Para que qualquer equipamento funcione de forma correta, é preciso que sua instalação e seu uso estejam em acordo com as recomendações do fabricante e alinhados com a planta da clínica ou hospital.

O profissional da Engenharia Clínica desenvolve estratégias para que os equipamentos sejam usados visando à sua alta performance. Assim, há um entendimento da clínica ou hospital como um negócio que precisa saber utilizar seus recursos de maneira inteligente.

Nesse sentido, podemos citar exemplos práticos de otimização de processos clínicos que geram redução de custos operacionais, como:

  • escolha de tecnologia adequada;
  • garantia da execução de cronograma de manutenção dos recursos tecnológicos;
  • realização de estudos para melhorar o consumo energético.

Maior controle

Um dos aspectos interessantes da Engenharia Clínica que traz muitas vantagens para o ambiente hospitalar é o maior controle dos recursos. Uma habilidade fundamental dessa profissão é a capacidade de coletar, tratar e interpretar dados. Nesse sentido, podemos dizer que esse profissional atua também para que os processos operacionais tenham maior controle.

Então, podemos conectar esse aspecto com uma necessidade das empresas no mundo atual: a cultura direcionada a dados. Assim, a Engenharia Clínica é uma frente de facilities primordial para colocar em ação as tomadas de decisões baseadas em dados.

Isso contribui para que a gestão hospitalar aconteça de maneira inteligente. Além disso, é possível que essa boa prática seja compartilhada com outros setores e se torne, de fato, uma boa prática cultural para a clínica ou hospital.

Melhora da produtividade

A pessoa que atua com a Engenharia Clínica usa os dados para otimizar os processos operacionais na gestão hospitalar. Ao implementar técnicas como o Lean Management (gestão enxuta), além de reduzir custos, passa a ser possível melhorar a produtividade dos processos.

Assim, a otimização contínua se torna uma realidade na gestão hospitalar, e os gaps operacionais são identificados e corrigidos. Além disso, pode-se também pôr em prática a análise preditiva, o que vai potencializar ainda mais os resultados.

Outro aspecto interessante é que há menos ocorrências de improdutividade de equipamentos e a segurança no seu uso também é otimizada, reforçando o cuidado com colaboradores e pacientes.

Como ela pode ser implementada?

Para implementar a Engenharia Clínica, primeiramente, é necessário contar com os profissionais adequados para a função. Hoje em dia, no mercado, há cursos que vão desde o básico até a especialização nessa profissão. Assim, a gestão hospitalar pode contar com profissionais de diversas senioridades.

Por sua vez, considerando a máxima performance esperada, é importante ter um time diverso, sob o comando de um profissional que tenha sólida experiência na área. Além disso, é essencial investir na capacitação contínua da equipe para que o seu negócio esteja em constante atualização com as novidades do mercado.

Além disso, é relevante que o processo de implementação siga as mesmas boas práticas de uma gestão de projetos padrão, porém lembrando que cada operação tem suas particularidades. 

A seguir, veja como organizar essa rotina!

Planejamento

O planejamento da Engenharia Clínica é essencial para que ela aconteça da maneira esperada. Assim, é interessante definir um cronograma, uma estratégia para a área. Além do mais, vale usar a metodologia SCRUM, uma boa prática ágil usada pelas principais empresas do mundo.

Execução

Na execução, é fundamental garantir que cada ação seja registrada. Nesse sentido, contar com um quadro Kanban confere mais precisão e controle para as rotinas da Engenharia Clínica. Use também softwares de projetos ágeis para garantir mais facilidade e praticidade no controle. Jira, Planner e Trello são alguns exemplos que podem ser adotados no dia a dia.

Então, ao longo deste artigo, vimos que a Engenharia Clínica é uma área estratégica e essencial para a alta performance na gestão hospitalar. Além disso, também conhecemos seus principais benefícios e como colocá-la em prática. 

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite a oportunidade e compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro desse assunto tão relevante!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese