Afinal, o que faz um engenheiro de manutenção predial? Veja aqui!

Você já parou para pensar que até mesmo as melhores obras depreciam ao longo do tempo? Fato é que não há como evitar que isso aconteça, não é mesmo? É por isso que é tão necessário se preocupar com a construção e a manutenção do edifício.

Nesse sentido, surge então a importância de contar com um engenheiro de manutenção predial no dia a dia, afinal, ele detecta e corrige problemas, além de prevenir falhas no prédio. Assim sendo, pode ser considerado um profissional indispensável para atender as exigências de segurança, manter a funcionalidade da construção e assegurar vida longa ao edifício.

Infelizmente, para muitos, a manutenção predial é vista como algo que pode ser deixado para depois. Outros só recorrem a ela quando têm problemas urgentes para resolver. Mas é preciso ter em mente que as pessoas que agem assim acabam gastando mais, além de fazerem o prédio durar menos tempo.

O ideal é que toda construção passe pelos serviços de um bom engenheiro de manutenção predial ao longo da sua vida útil. Quer entender melhor o que faz esse profissional e qual é a importância de contar com seus serviços? Continue a leitura e confira!

Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo engenheiro de manutenção predial?

Entre as atividades que um engenheiro de manutenção predial desenvolve em seu trabalho, podemos destacar:

  • coordenação e supervisão das atividades do seu time de manutenção;
  • controle de custos de manutenção e de eficiência dos equipamentos;
  • busca por alternativas que proporcionem melhoria contínua em custos e disponibilidade;
  • garantia das operações de manutenção do edifício em condições perfeitas e seguindo todas as normas técnicas;
  • análise constante do fluxo de trabalho de manutenção para que seja possível fazer correções, ajustes e melhorias;
  • planejamento de manutenção predial preventiva, corretiva e preditiva dos sistemas presentes no setor de manutenção (telefonia, elétrico e hidráulico, por exemplo).

Vamos entender melhor como acontecem as manutenções preventiva, corretiva e preditiva? Confira!

Manutenção preventiva do prédio

Esse é o tipo de manutenção que procura anteceder os reparos no local, logo é aquela que previne o aparecimento de problemas e falhas, a fim de diminuir gastos e estender a vida útil do prédio.

Vale lembrar que o planejamento dessa manutenção é feito com base no histórico de falhas de sistemas e de uso, incluindo alguns serviços como:

  • vistoria nas áreas comuns, de equipamentos, de sistemas de segurança etc.;
  • vistoria nas instalações hidráulicas e elétricas;
  • verificação das instalações de gás, dos elevadores presentes no prédio e da integridade da cobertura.

Manutenção corretiva do prédio

Já esse tipo de manutenção é feito com o objetivo de corrigir os desgastes e as falhas que já foram identificados na estrutura e nos equipamentos do edifício, ou seja, é uma manutenção necessária quando já existe algum tipo de emergência. Exatamente por isso os custos envolvidos são mais altos, além de precisar parar a rotina dos moradores para realizar reparos não planejados.

Entre os principais serviços dessa manutenção estão:

  • conserto das rachaduras e de fissuras no prédio;
  • impermeabilização dos pisos, quando se detecta infiltração no local;
  • troca de peças dos elevadores, quando há paralisação;
  • reparo de vazamentos nas instalações hidráulicas do edifício.

Manutenção preditiva do prédio

Muitos acreditam que a manutenção preditiva é semelhante à preventiva. Na verdade, ambas têm o mesmo propósito: buscar falhas e problemas para poder se antecipar e impedir que se tornem graves. No entanto, cada manutenção faz esse trabalho de maneira distinta.

Enquanto a preventiva realiza inspeção de forma periódica, muitas vezes seguindo o que é especificado pelos fornecedores do material ou peça, a manutenção preditiva começa bem antes, com total atenção para verificar sinais de problemas, até mesmo antes dos períodos estipulados de inspeção.

Para que isso seja possível, o profissional utiliza ferramentas de medição e de análise contínuas, além de práticas de uso eficazes que os moradores do prédio são incentivados a manter diariamente. Enfim, essa é uma manutenção que faz uma análise mais profunda das condições atuais dos sistemas e dos equipamentos do prédio para otimizar as tarefas operacionais.

[rock-convert-cta id=”2069″]

Por que é importante contar com um engenheiro de manutenção predial no dia a dia?

Um engenheiro de manutenção predial vai ser o responsável por cuidar de todo o funcionamento da infraestrutura do prédio, com atenção para os sistemas hidráulico, elétrico, de incêndio, de segurança, de comunicação e muito mais.

Assim sendo, ao contar com esse profissional na rotina do edifício, é possível manter todos os serviços funcionando perfeitamente como se fossem novos.

Tais ações são muito importantes, pois fazem com que o prédio fique preservado e que a segurança esteja garantida, além, é claro, de gerar uma grande economia. Isso porque, quando se antecipa um problema, o custo é bem menor do que quando há um transtorno já existente para ser solucionado.

Enfim, contar com um bom profissional pode gerar economia, diminuindo custos não previstos, além de evitar problemas sérios que ninguém está esperando. Os cuidados adotados no dia a dia trazem vantagens significativas para os edifícios, e eles precisam ser garantidos e respeitados pelos síndicos.

Como esse profissional influencia a valorização do imóvel e o bem-estar das pessoas?

Bom, você já deve ter entendido que um plano de manutenção garante segurança, economia e saúde, não é mesmo? Portanto, a falta desse plano no edifício pode representar um grande prejuízo financeiro. Contudo, o pior é o risco que os moradores, funcionários e usuários do prédio podem correr.

A questão da segurança das pessoas que vivem no local ou que passam por ele constantemente deve ser ressaltada. Essa segurança pode ser garantida ao tomar certas medidas necessárias, como:

  • limpeza programada, em que se usa os produtos ideais;
  • manutenção da impermeabilização, a qual impede vazamentos e infiltrações;
  • observação de rachaduras e de fissuras, afinal, fatores climáticos podem causar problemas sérios que comprometem a estrutura do prédio, além de muitos outros cuidados.

É o engenheiro de manutenção que vai encontrar a origem das falhas, fazer a correção e, com isso, evitar sérios acidentes que podem colocar a vida das pessoas em risco.

Todos concordam que um prédio impecável evita acidentes e impede um rombo no caixa, certo? Mas sabia que ele também é capaz de atrair interesses? Isso mesmo, afinal de contas, o edifício recebe uma grande valorização. A degradação é impedida, as estruturas são conservadas e, claro, o preço aumenta. É, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo que todos os síndicos devem priorizar nos condomínios.

Para que você tenha noção do mérito que é ter um profissional de manutenção, saiba que as fachadas atraentes conseguem valorizar um imóvel em até 20%. Um fator muito relevante no momento da avaliação imobiliária é a aparência.

Enfim, como você pode ver, contar com um engenheiro de manutenção predial é reduzir gastos com correções e reformas, garantir segurança para os condôminos e ainda valorizar o edifício. É fundamental entender que nada deve ser feito de forma casual ou improvisada. O ideal é ter um serviço técnico capacitado e, de preferência, de uma empresa confiável no mercado.

Gostou de conhecer as responsabilidades de um engenheiro de manutenção predial? Quer garantir esse serviço no seu prédio para obter todas essas vantagens que citamos? É só entrar em contato conosco para saber mais!

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese