Como realizar o controle de entregas de delivery nos condomínios?

A tecnologia promoveu uma série de inovações e comodidades nos últimos anos, sobretudo, com a popularização de aplicativos de todos os tipos e para todas as necessidades. É com isso em mente que o síndico deve orientar alguns pontos da sua gestão. Afinal, você já faz o controle de entregas de delivery no condomínio

Caso não, sem problemas. No entanto, é preciso reconhecer a importância dessa prática, pois ela está diretamente ligada ao monitoramento e controle de acesso dos condomínios. Por isso, elaboramos este material completo sobre o tema, explicando tudo o que você precisa saber para reduzir as falhas de segurança na sua gestão. Acompanhe!

Como funcionam as entregas de delivery nos condomínios?

Sem contar com um controle efetivo das entregas e com a colaboração dos moradores, é muito difícil garantir a segurança condominial. Sem o monitoramento, as entregas são feitas diretamente do entregador para o consumidor, muitas vezes, incentivando o acesso do profissional ao prédio e ao andar do morador.

Isso é especialmente grave nos condomínios residenciais. Mesmo que exista uma percepção de segurança implícita à localidade, nem sempre é possível identificar a intenção do entregador, que pode ser um profissional honesto e responsável, ou alguém mal-intencionado, utilizando a profissão como disfarce para acessar a área e praticar um delito. 

É por isso que é tão importante discutir esse assunto nas assembleias condominiais, debatendo boas práticas e soluções que podem ser implementadas, com o objetivo de elevar a segurança e a qualidade de vida local. Sem o controle, as entregas são feitas de maneira aleatória, imprevisível e sem nenhum planejamento ou boa conduta.

Os moradores se expõem aos riscos voluntariamente, seja permitindo o acesso do entregador até o seu andar e porta, seja descendo e saindo para fora do portão do prédio para receber suas encomendas. Fazendo assim, não há nenhuma interação com os profissionais de portaria, que podem ajudar imensamente nesse tipo de controle.

É por isso que refletir e melhorar o controle das entregas de delivery nos condomínios afeta tantos pontos diferentes no acesso e monitoramento do empreendimento. Para um controle efetivo, é preciso investir em tecnologia, recrutar ou terceirizar profissionais qualificados e, principalmente, conscientizar e orientar a população do condomínio sobre a importância da prudência e de boas práticas. 

Sem boa comunicação, tecnologia e bons profissionais, é praticamente impossível garantir a segurança do condomínio contra pessoas mal-intencionadas. No fim das contas, esse é um dos maiores estímulos que fazem as pessoas optarem pelos condomínios nos dias atuais, o fato de que existem camadas efetivas de segurança, e não apenas a percepção delas.

Como controlar o acesso das entregas de delivery nos condomínios?

No tópico anterior, levantamos alguns pontos relevantes para aprimorar esse controle. Aqui, elaboramos uma seção completa, elencando as melhores dicas sobre o tema — dê uma olhada!

Debata o assunto

Tudo começa pela discussão do assunto. Afinal de contas, o aprimoramento da segurança condominial exige algum nível de investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Nas reuniões de condomínios, é preciso levantar essa preocupação, destacando a importância de adotar uma série de soluções e boas práticas para garantir a segurança de todos.

Elabore uma política de recebimento

Atualmente, muitos apps permitem a entrega diretamente à portaria, e isso é um exemplo de política de recebimento. Assim, o morador desce à portaria de seu prédio para pegar a encomenda e subir de volta ao apartamento, sem nunca interagir com o profissional de entrega. Dessa forma, não ocorre o acesso ao prédio, e nem o morador sai da segurança do condomínio.

Capacite os funcionários

Quem está na linha de frente da segurança condominial precisa estar adaptado, o que inclui, principalmente, os funcionários da portaria e da vigilância. Quem assume a portaria e os recebimentos deve exercer boa comunicação para fazer a ponte entre entregador e morador, ainda mais, quando é preciso oferecer códigos de autenticação para validar a entrega.

Solicite a identificação do entregador

Em algumas situações, a entrega precisa ser feita diretamente na porta do morador, sobretudo, no caso de pessoas idosas ou com condições de saúde limitadoras. Nesse caso, é possível permitir o acesso do profissional ao condomínio, desde que ele deixe alguma identificação sob a guarda da portaria, como o RG ou a CNH

Monitore as imagens das câmeras

Em condomínios com bons projetos de CFTV, a portaria pode acompanhar as imagens de câmeras em ângulos que acompanham tanto as áreas internas quanto as imediações externas ao condomínio. Monitorar essas imagens é fundamental para antecipar qualquer ação mal-intencionada que possa ocorrer antes, durante ou logo após a entrega.

Considere investir em portaria remota

Em condomínios mais modernos, a portaria remota é uma solução que está se popularizando. Basicamente, ela substitui o profissional presencial por um profissional a distância, que por meio de câmeras e sistemas de áudio, consegue interagir tanto com os moradores quanto com os entregadores, intermediando a entrega e garantindo segurança e eficiência à transação.

Facilite a comunicação entre entregador e morador

Melhorar a comunicação resulta tanto do espírito colaborativo quanto do investimento em tecnologias de comunicação. Recentemente, muitos apps adotaram a autenticação para as entregas, solicitando um código para validar a transação. Com boa comunicação, o morador pode passar esse código à portaria, que repassa ao entregador e recebe a encomenda. 

Invista em segurança eletrônica

Por último, mas igualmente importante, o investimento em tecnologia. Aqui, falamos de câmeras posicionadas estrategicamente por toda extensão do perímetro condominial, além de outros dispositivos de controle de acesso e segurança ativa e passiva para desencorajar a seleção do imóvel como um possível alvo. 

Como pôde ver, a segurança é uma área que trabalha com a análise de riscos e vulnerabilidades. Mesmo que o condomínio esteja em uma região particularmente segura da cidade, é impossível garantir que todas as pessoas que venham ao imóvel estejam bem intencionadas, e é por isso que prevenção, planejamento e investimento são tão cruciais. 

E aí, gostou deste post explicando por que é preciso controlar as entregas de delivery nos condomínios? Então, aproveite para continuar recebendo mais conteúdos e dicas para aprimorar a sua gestão. Para isso, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese