Afinal, quais são os principais EPIs para limpeza industrial?

A segurança é quesito obrigatório e indispensável em qualquer atividade. Por essa razão, o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os trabalhos de limpeza industrial deve ser assegurado, em especial pela possibilidade de contato com pós e produtos químicos diversos, entre outros aspectos de segurança.

Dessa forma, conhecer o equipamento adequado a cada tipo de limpeza é primordial para garantir que o colaborador se mantenha protegido na execução de suas tarefas. Nesse sentido, a limpeza industrial pode exigir acessos a pontos difíceis que requerem cuidados extras com a segurança. Continue a leitura e conheça os principais EPIs utilizados nos trabalhos de limpeza industrial.

Importância do uso de EPI na limpeza industrial

A utilização de EPI nos trabalhos de limpeza industrial é essencial, principalmente em razão da proteção dos colaboradores. Assim, produtos químicos que podem afetar a pele e os olhos, ou contato contínuo com umidade excessiva, precisam ser evitados.

Por sua vez, a utilização de EPIs é regulamentada por normas trabalhistas, como a NR 6 que trata exclusivamente do assunto. Com isso, seu emprego é indispensável para garantir a regularidade da empresa junto à fiscalização.

Além disso, acidentes de trabalho por falta do uso adequado de EPI representam perdas significativas para a empresa. Nesses casos, não apenas a ausência do colaborador representa custo, como os possíveis questionamentos trabalhistas.

Principais EPIs para limpeza industrial

Os trabalhos de limpeza industrial requerem a utilização de EPIs que, de modo geral, são constantes para as diversas atividades. Conheça os principais que são mais, frequentemente, empregados.

Respirador

O respirador é um equipamento para proteção contra a inalação de poeiras, gases, e vapores, assim como de outras substâncias que estejam presentes nos ambientes de trabalho. Podem ser desde simples máscaras descartáveis contra pós até um conjunto completo com máscara facial, visor e filtros especiais.

O uso de respiradores deve ser particularmente objeto de constantes orientações e reciclagens devido aos hábitos durante o trabalho. Assim, é comum o trabalhador retirar o equipamento de proteção individual ainda que momentaneamente, em razão do incômodo que pode causar e, com isso, respirar substâncias perigosas. Além disso, a utilização do respirador e seu armazenamento precisam ser feitos de forma adequada, tomando o cuidado também com o seu descarte.

Óculos de segurança

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todos os anos são registrados mais de 150 mil acidentes de trabalho envolvendo os olhos. São diversas as causas, mas entre elas estão os respingos de produtos químicos e outros fatores comuns às operações de limpeza.

Nas atividades de limpeza industrial, os óculos de segurança constituem proteção nesse aspecto, além de servirem como barreira física contra acidentes de contato. Por esse motivo, esses óculos são maiores que os convencionais e construídos com um material mais resistente à impactos.

Forneça aos colaboradores o modelo correto para a atividade e a adequação ao rosto do usuário. Do mesmo modo, é preciso que os funcionários sejam devidamente orientados para sua utilização correta.

Protetor auricular

Em determinadas áreas do segmento industrial o processo produtivo pode gerar ruídos excessivamente elevados para o ouvido humano. Do mesmo modo, em alguns casos o próprio equipamento de limpeza como os lavadores de alta pressão, por exemplo, podem ser os responsáveis pela geração de ruídos intensos.

Nesses casos, é recomendável a utilização do EPI conhecido como protetor auricular ou protetor auditivo. Sua função é reduzir em alguns decibéis o volume de ruídos que alcançam o ouvido do colaborador, até que estejam em volume compatível, sem risco de danos para o funcionário.

Situações pontuais de ambientes com ruídos excessivos podem causar desconforto imediato, assim como zumbido temporário. No entanto, as perdas auditivas não são imediatas, mas progressivas, com o passar dos dias em exposição a elevados volumes sonoros de qualquer origem. Por isso, a utilização constante desse EPI durante os trabalhos é primordial na prevenção de danos que podem ser provocados no sistema auditivo.

Avental impermeável

O avental impermeável é um EPI indispensável, quando se está operando com produtos ácidos ou corrosivos. Com o avental, os riscos de respingos comumente ocorrentes, como se viu antes e que poderiam queimar através do próprio uniforme de trabalho, ficam reduzidos.

Os aventais impermeáveis, em geral, são feitos em vinil ou em PVC, que são materiais mais resistentes. Existem outros materiais para confecção específica de aventais que, no entanto, não apresentam a impermeabilidade necessária às atividades de limpeza industrial.

Nesse sentido, além da proteção contra produtos agressivos, esse EPI é recomendável quando se trabalha com grandes volumes de água. Desse modo, os aventais impermeáveis, além de protegerem, também evitam o encharcamento da vestimenta utilizada pelo colaborador nas operações de limpeza com grandes quantidades de água.

Luvas de segurança

Luvas de segurança, de modo geral, constituem um grupo de EPIs com aplicações em inúmeras atividades. Para limpeza industrial, no entanto, há necessidade de proteção imediata das mãos em razão das diversas naturezas agressivas dos produtos químicos que podem ser utilizados nas tarefas pertinentes.

Por exemplo, o emprego de detergentes industriais concentrados agridem a epiderme. Do mesmo modo, soluções anticorrosivas ou muito cáusticas também podem provocar ferimento e queimaduras nas mãos e antebraços.

Para essa proteção, as principais luvas de segurança para os profissionais de limpeza industrial são produzidas em látex ou em PVC. Elas possuem um cano mais longo, recobrindo quase todo o antebraço do funcionário.

Calçados de segurança

As atividades de limpeza industrial requerem deslocamento em todo tipo de piso, mas principalmente sob condições de piso molhado, que é facilmente um causador de derrapagens. Além disso, muitas vezes, há a presença de desengordurantes (detergentes industriais) que facilitam os deslizamentos e quedas.

Dessa forma, o calçado de segurança para os trabalhos de limpeza industrial é utilizado com as finalidades de proteção imediata contra contatos com substâncias agressivas ou contaminantes, proteção contra golpes e para evitar condições escorregadias. Em áreas de elevada umidade, como no caso de lavagens de pisos, as botas de PVC são necessárias.

Cinto de segurança

Dependendo do local onde o trabalho de limpeza será executado, pode ser imprescindível a utilização de equipamento como cinturão de segurança para evitar quedas. Esse cuidado deve ser especialmente observado quando se trata de ambientes elevados.

Existem diversos modelos de cintos de segurança, sendo cada um específico para o local e a atividade a ser desenvolvida. Qualquer que seja o caso, no entanto, deve-se levar em conta que executar operações de limpeza industrial em condições inseguras deve ser totalmente evitado e mesmo proibido.

No caso de serviços em altura, por exemplo, as previsões da Norma Regulamentadora N. 35, do Ministério do Trabalho (NR 35) devem ser observadas. Nesse caso, não é permitido fazer experiências com a segurança do colaborador.

Medidas para garantir sua utilização

É muito comum a resistência dos colaboradores para a utilização dos EPIs. O uso de máscara contra poeiras, por exemplo, dificilmente é usado como deveria: o colaborador a retira a todo momento até dispensá-la de vez.

Para obter sucesso no uso regular dos diversos EPIs, considere promover o uso consciente por meio de ações efetivas. Assim:

  • utilize os momentos de DDS (Diálogos Diários de Segurança);
  • promova treinamentos de integração entre setores que fazem uso de EPIs;
  • promova a capacitação periódica para cada tipo de EPI;
  • aproveite a SIPAT da empresa;
  • produza informativos periódicos demonstrando a importância do uso dos EPIs;
  • incentive o diálogo interno sobre a utilização dos EPIs.

Conhecendo os principais EPIs para limpeza industrial, é possível entender melhor a importância dos cuidados com a segurança dos colaboradores. Assim, seja pelo contato com produtos agressivos ou nos cuidados com quedas e derrapagens, o uso de EPI deve ser uma regra conhecida e seguida por todos.

Esse conteúdo ajudou você? Para conhecer mais sobre serviços de qualidade com segurança, leia nosso artigo sobre a terceirização de serviços de limpeza.

Compartilhe:
chat on-line
Olá, tudo bem?

Como posso te ajudar?

chat on-line
pt_BRPortuguese