
Quem gerencia empresas de médio e grande porte sabe que, para obter maior eficiência, vale a pena passar os serviços operacionais para parceiras especializadas. Isso evita perder tempo e dinheiro cuidando do que não faz parte do seu core business (principais atividades do negócio). Optar pelo estacionamento terceirizado é um bom exemplo.
Ao fazer isso, é possível reduzir custos e assegurar a satisfação de clientes, funcionários e visitantes. Para entender o impacto de uma mudança dessas, continue a leitura. Você verá como terceirizar o estacionamento pode colaborar com o crescimento do seu negócio!
Os 4 maiores erros na gestão do estacionamento
Gerir um estacionamento é totalmente diferente de manter um espaço para as pessoas pararem seus veículos enquanto estiverem nas dependências da empresa. Trata-se de uma operação complexa que, sem o devido profissionalismo, acaba gerando problemas — os quais estão listados a seguir.
1. Falta de planejamento
O planejamento é necessário para que o estacionamento seja adequado às necessidades da empresa. Na prática, não deve ter vagas demais, nem de menos. Por isso, é preciso gerenciar a demanda e criar um projeto para o dimensionamento e otimização da área — inclusive oferecendo serviços complementares, como lava-rápido.
O mesmo vale para o número e expertises dos funcionários. Dependendo da necessidade, o estacionamento pode ter um ou mais gerente operacional, supervisor, conferente de tesouraria, líder de estacionamento, operador de caixa, orientador de tráfego, controlador de acesso e operador de central, além de manobristas (quando há valet) e seguranças.
2. Não investir em automação
O investimento em automação é pré-requisito para eficiência e, consequentemente, maiores lucros no estacionamento. Cancelas automáticas facilitam tanto o controle de acesso e como os pagamentos (de clientes avulsos, diaristas e mensalistas), por meio de um software de gestão.
Ao mesmo tempo, a automação permite reduzir o número de funcionários sem prejudicar a qualidade do serviço. Também possibilita o monitoramento por câmeras, 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a segurança.
Assim, além de ajudar na economia, a automação evita uma série de transtornos. E, ainda, permite gerar relatórios de tráfego de veículos, despesas operacionais e fluxo de caixa diariamente — importantes para o acompanhamento da empresa contratante.
3. Desconsiderar a experiência do cliente
Permitir que o cliente estacione seu veículo nas dependências da empresa não é uma gentileza, muito menos um favor. Na avaliação dele, é mais um serviço — pelo qual está pagando e exige qualidade.
Muitas vezes, uma experiência ruim no estacionamento basta para que o cliente nunca mais retorne, independente de estar satisfeito com sua empresa. Por isso, é tão importante investir na gestão profissional.
Em um estacionamento terceirizado, a equipe especializada ouve os feedbacks dos clientes e, a partir deles, promove as melhorias necessárias. Dessa forma, o estacionamento se torna mais um ponto positivo na experiência do cliente dentro do estabelecimento — não o contrário.
4. Não saber lidar com reclamações
Nem todo mundo tem tino para lidar, diretamente, com o público. Em um estacionamento terceirizado, a equipe recebe treinamentos (operacional e comportamental) para saber como proceder frente a diversos tipos de problemas, de avarias a roubos e furtos — riscos aos quais todos os estabelecimentos estão sujeitos.
Quando ocorre um sinistro, por exemplo, os profissionais têm capacidade para tomar as providências cabíveis. Dessa forma, nenhuma das partes (nem o cliente, nem a empresa) saem lesados.
A equipe terceirizada consegue se colocar tanto no lugar do cliente quanto no lugar da empresa que a contratou, questionando-se se o atendimento oferecido é o mesmo que gostariam de receber, caso estivessem passando por uma situação semelhante. A partir daí, os processos podem ser aprimorados constantemente.
Por que contar com uma empresa especializada?
Terceirizar a gestão do estacionamento é bem melhor do que criar e manter uma equipe só para este serviço. Afinal, não basta investir na infraestrutura (piso, pintura, iluminação e circuito de monitoramento), sinalização (demarcação de vagas e instalação de placas), limpeza e manutenção do local.
Quem opta por assumir essa tarefa precisa contratar ou redirecionar funcionários e treiná-los, o que leva tempo e, nem sempre, traz o resultado desejado. Cedo ou tarde, também precisará promover alterações no espaço físico, para otimizar seu uso. Isso sem falar em se manter em dia com as novidades tecnológicas, para melhorar o serviço.
Em um estacionamento terceirizado, o cliente sente-se bem tratado logo no primeiro contato com a empresa — o que aumenta sua confiança para consumir seus produtos e/ou serviços. Ao mesmo tempo, os funcionários podem se dedicar às suas atribuições específicas, sem perderem o foco nem se sentirem explorados ou pouco valorizados.
5 benefícios de ter um estacionamento terceirizado
Os benefícios de ter um estacionamento terceirizado são diversos. Confira cinco deles logo abaixo:
- gestão eficaz: a qual se responsabiliza por toda a operação, da aquisição de suprimentos, equipamentos e uniformes (para atendimentos personalizados, conforme o padrão da empresa) a contratação de funcionários e respectivos treinamentos, bem como pela integridade dos veículos;
- conhecimento técnico: com pessoal devidamente capacitado para instalar e operar os equipamentos de controle de acesso e as câmeras do circuito interno de televisão (CFTVs);
- mão de obra qualificada: com responsáveis pela limpeza, organização e zeladoria, bem como pelo trato direto com os clientes, assegurando a segurança dos veículos e respectivos proprietários e acompanhantes, assim como agilizando o fluxo de entrada e saída;
- garantia de retorno sobre o investimento (ROI): além de reduzir os custos por conta da automação e de fidelizar os clientes como a opção de parada com melhor custo-benefício no local, pode-se obter uma receita extra, por meio do melhor aproveitamento do espaço e diminuição do passivo;
- core business: por último, mas não menos importante, poder se dedicar exclusivamente ao core business, sem desviar o foco com áreas de apoio — o que tem relação direta com o crescimento e consolidação da empresa, independentemente do nicho de atuação.
Assim, ter um estacionamento terceirizado otimiza a rotina da empresa, agradando clientes, funcionários e visitantes ao mesmo tempo em que ajuda a poupar gastos e aumentar as receitas. Mas para gerir o local com eficiência, a terceirizada deve ter know-how, ferramentas certas e contar com profissionais bem treinados e motivados.
Quer entender melhor os benefícios de delegar tarefas para profissionais especializados e como isso pode impactar no crescimento do seu negócio? Então, baixe, gratuitamente, o nosso e-book.